VOCÊ ESTÁ LENDO: Conheça a técnica japonesa do “banho de floresta”

Cadernos Jandaia

Você sabia que os japoneses têm uma técnica conhecida como “Banho de floresta”? Ela foi criada com o objetivo de aproximar as pessoas da natureza. Mas, mostrou ser capaz de promover muitos benefícios para a saúde.

A seguir, nós falamos sobre o que é o banho de floresta, quais são os benefícios e mostramos como é simples praticá-lo.

 

O que é o Banho de floresta?

O banho de floresta, também chamado de shinrin-yoku (em japonês) é basicamente uma terapia florestal. Para praticar, basta ir até uma área de floresta e passar um tempo em contato com a natureza.

Essa técnica foi criada no Japão, no ano de 1982 como uma iniciativa da Agência Florestal do Governo daquele país. O objetivo era encorajar as pessoas a passarem mais tempo nos ambientes naturais.

A princípio, era só uma ideia com base no senso comum. Afinal, todas as pessoas afirmam que o ar fresco da floresta faz bem para o corpo e para a mente. Mas, isso despertou a curiosidade de estudiosos que passaram a pesquisar sobre o banho de floresta.

 

Benefícios do banho de floresta

De acordo com as pesquisas realizadas pelo médico japonês Yoshifumi Miyazaki, da Universidade de Chiba, o banho de floresta reduziu 13% da concentração de cortisol na rede sanguínea dos pacientes por ele estudados. 

Além disso, reduziu a pressão arterial em 2% e 18% da atividade do sistema nervoso simpático, que é o responsável pelas respostas involuntárias, como o estresse.

Houve ainda, uma redução e 6% da frequência cardíaca, além de uma elevação de 56% nas atividades do sistema nervoso parassimpático. Ele responde por situações de calma e índica relaxamento do sistema biológico.

Há também outros estudos que apontam que os aromas das florestas são positivos para reduzir a irritação e o estresse. Eles foram feitos utilizando óleos essenciais. Mas, o contato com o ambiente ao ar livre também pode promover tais benefícios.

A técnica do banho de floresta é utilizada no Japão como tratamento preventivo. Ela vem promovendo resultados positivos para a redução do estresse, da pressão arterial, melhora da concentração e fortalecimento da imunidade. 

 

Como praticar o banho de floresta?

A prática do banho de floresta é totalmente simples. Mas, é importante que o praticante se dedique para obter os resultados.

Primeiramente, é necessário se deslocar até um ambiente de floresta ou a um parque onde seja possível entrar em contato com a natureza.

A prática propõe uma experiência de meditação, silêncio e observação. É uma verdadeira troca entre o individuo e a natureza a sua volta.

Assim como no Mindfulness, é necessário silenciar e se concentrar na observação detalhada do ambiente. Caminhar de forma lenta, respirar, prestar atenção aos movimentos e sensações.

O silêncio e o contato com o ambiente natural permitem acalmar a mente, relaxar o corpo, e expandir os sentidos. 

O ideal é sempre praticar sozinho. O tempo médio indicado pelos especialistas é de pelo menos 40 minutos para começar a observar os benefícios. Mas, de modo geral, eles indicam caminhadas de, em média, três horas cada, sendo uma por semana.

Aqui no Blog você pode conhecer várias outras práticas que ajudam a reduzir o estresse e aumentar o bem-estar. Navegue e confira.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...