VOCÊ ESTÁ LENDO: Conheça as diferenças entre as principais provas de corrida

A corrida é uma das atividades físicas mais praticadas no mundo. Principalmente, por ser um esporte que consegue ser adaptado facilmente na rotina corrida do dia a dia.

A procura crescente pela corrida e também pela caminhada, tem incentivado uma popularização dos eventos esportivos como corridas de rua e maratonas.

Uma boa parte dos praticantes correm apenas por questões de saúde e bem-estar, outros para complementar os treinos de outras modalidades esportivas, mas há muita gente que se dedica à corrida para competir.

Existem vários tipos diferentes de competições de corrida, com diferenças na quilometragem realizada, no ambiente e outras. A seguir, nós mostramos para você quais são as diferenças entre as principais provas de corrida existentes.

 

 Principais provas de corrida e suas diferenças

 Provas de corrida de rua

As corridas de rua costumam ser realizadas nas cidades e costumam reunir corredores que não tem objetivos profissionais. Mas, muitos profissionais também costumam participar como uma forma de treino.

São corridas, geralmente, promovidas por prefeituras, empresas, Ongs e outras instituições, com quilometragem que pode variar bastante. As mais comuns contam com percursos de 5 km e 8 km. Em geral, exigem um bom preparo físico.

 

 Provas de corrida

Também são chamadas de provas de pista. São divididas em competições de cura, média e longa distância, sendo:

  • Curta: 100m, 200m e 400m;
  • Média: 800m, 1500m e 3 mil metros;
  • Longa: 5 mil metros, 10 mil metros e 42,195 km.

As provas de longa distância podem ser realizadas na rua.

 

 Maratona

A maratona é uma competição de longa distância. Os atletas participantes devem percorrer um trecho de 42,195 km. Um exemplo muito conhecido no Brasil é a Maratona de São Silvestre, realizada todos os anos em São Paulo.

Existem também meias maratonas, que exigem a metade do percurso.

 

 Corridas com barreiras

São corridas realizadas em pista de corrida com obstáculos no percurso, onde o corredor precisa saltar para passar por esses obstáculos.

Costumam ter distâncias de 100m, 400m e 3000m.

 

 Marcha atlética

É um tipo de corrida com regras específicas, onde a corrida tradicional é substituída pela marcha. Os percursos podem ser de 20km ou 50 km.

 

 Corrida com Revezamentos

É uma modalidade de corrida em equipe, onde os atletas cumprem um trajeto e passam um bastão para outro integrante da equipe. São percursos de 4x100m e 4x400m.

 

 Onde as competições são realizadas?

Com exceção da maratona e da corrida de rua, que costumam ser realizadas nas ruas das cidades-sede, as outras provas são realizadas na pista de atletismo, que em geral, ficam localizadas em estádios.

A pista de atletismo contém 8 raias, cada uma delas com 1m de comprimento e 25cm de largura. A pista tem formato oval e 400 metros de comprimento.

Atletas praticantes das provas de velocidade tem uma preparação específica, com grande atenção técnica. A prova de 100 metros rasos, por exemplo, existem anos de preparação técnica.

Se você gosta de esportes, não deixe de conferir outros conteúdos aqui do Blog.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...