Entenda porque correr faz tão bem

Correr faz bem

Fazer algum tipo de esporte é, sem dúvida alguma, a melhor maneira de cuidar bem da sua saúde. Além disso, se um dos seus objetivos é ter um corpo bonito, certamente a prática de atividades físicas precisa fazer parte do seu dia a dia. Um dos esportes mais democráticos que existe é a corrida e faz um bem enorme para a saúde física e mental.

Pois é, praticar exercícios físicos e ter um corpo bonito não é algo que apenas a academia pode trazer. Aliás, tem gente que só de ouvir essa palavra já desanima. Você precisa encontrar algo que te motive a praticar exercícios e a corrida pode ser uma ótima alternativa.

Quer mais motivos para começar a correr? Então, continue com a leitura e confira todos os benefícios que a corrida pode te oferecer!

Por que correr?

 

Sem custos

Correr é um dos esportes mais baratos que existe. Você não precisa de um espaço, não precisa contratar um profissional para isso e não precisa comprar um aparelho (a não ser que você só queira correr em uma esteira). A única coisa da qual precisa é da roupa, de um tênis apropriado e de motivação. Pronto, já pode começar a praticar esse esporte nos mais diversos locais da sua cidade.

 

Melhora o sistema cardiorrespiratório

Sem dúvida alguma esse é um dos melhores benefícios para a nossa saúde. A prática constante da corrida faz com que o nosso coração e os nossos pulmões respondam de uma forma muito melhor. 

Você é do tipo que fica ofegante quando sobe uma escada ou uma ladeira ou então está caminhando e, ao mesmo tempo, conversando com um amigo? Então, o seu corpo está precisando urgentemente de exercícios aeróbicos e um deles pode ser a corrida.

A melhora acontece porque as fibras musculares desses órgãos tornam-se mais fortes e assim, conseguem bombear uma maior quantidade de sangue, e consequentemente, de oxigênio para os tecidos do corpo. A cavidade cardíaca aumenta e o poder de ejeção do sangue pelo ventrículo direito para todos os órgãos fica melhor.

 

Previne a hipertensão arterial

Você gosta de comer um bom churrasco com aquela carne cheia de gordura deliciosa? Gosta de um bom hambúrguer? Pois é, esses alimentos possuem uma gordura ruim conhecida como LDL que, quando não utilizada pelo corpo, se acumula nas paredes das artérias sendo uma das causas da hipertensão arterial. 

Essa gordura costuma ficar armazenada em pessoas mais sedentárias. Esportes como a corrida precisam de uma grande quantidade de energia. O corpo, para proporcionar essa energia, passa a transformar essa gordura em carboidratos e assim, o LDL pode ser reduzido consideravelmente, melhorando a saúde e prevenindo doenças.

 

Melhora a inteligência

Para você que estuda (ou não apenas estudantes, afinal de contas, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas é algo necessário todos os dias), a corrida pode deixá-lo mais inteligente.

Essa foi a descoberta de uma pesquisa realizada na Finlândia com ratos. Para isso, os ratos foram divididos em 3 grupos:

  1. corrida;
  2. levantamento de peso;
  3. treino de alta intensidade.

Os que correram aumentaram a quantidade de neurônios enquanto que, os demais, não demonstraram nenhum tipo de alteração cerebral. A explicação para esse resultado seria a de que o levantamento de peso e o treino de alta intensidade provocariam um tipo de estresse, o que por sua vez, impediria a multiplicação de neurônios.

Outro estudo também teve esse resultado. Fazer exercícios aeróbicos como a corrida por 30 ou 40 minutos de maneira intensa pode ajudar no desenvolvimento de novos neurônios na região responsável pelo armazenamento da memória.

 

Pode aumentar as sinapses

E ainda falando nos resultados da corrida para as habilidades cognitivas, correr pode te ajudar a fazer novas sinapses, ou seja, novas ligações entre os neurônios.

Para isso, você só precisa fazer algo bem simples: correr em locais diferentes. Faça caminhos diversos todos os dias quando for praticar a corrida. Isso é como se fosse um tipo de desafio para a mente e tudo o que desafia, ajuda a encontrar novos caminhos para os problemas. Além de ser melhor para o cérebro, também é mais seguro. 

 

Melhora o foco

Esse é um benefício perfeito para quem precisa sentar e se concentrar nas aulas ou estudar em casa por muitas horas. Quando você corre, um considerável fluxo sanguíneo vai em direção ao lobo frontal, a área do cérebro responsável pelo planejamento, foco e concentração. Portanto, se você acha que não praticar exercícios para ter mais tempo para estudar é a melhor opção, melhor pensar novamente nessa decisão.

 

Acalma a mente

Quer mais um bom motivo para começar a correr? Esse exercício ajuda a acalmar a mente e, sem dúvida alguma, estamos precisando disso. 

Um teste realizado pela Universidade de Harvard colocou 2 grupos para assistir a um vídeo com cenas um pouco chocantes. O primeiro, correu por 30 minutos antes de assistir ao filme e o segundo fez apenas alongamentos. O primeiro grupo conseguiu se recuperar emocionalmente de forma mais rápida.

Ajuda no tratamento de doenças psiquiátricas

Ansiedade e depressão. Quantas vezes você não ouviu alguém dizer que está se sentindo ansioso? Você provavelmente é uma dessas pessoas. Quantos suicídios já aconteceram este ano por causa da depressão?

A verdade é que a prática de exercícios consegue ajudar no controle dessas doenças. Isso porque, quando praticamos alguma atividade física, liberamos substâncias que promovem o bem-estar como adrenalina, serotonina e outras. Portanto, comece a praticar e indique para os seus amigos.

 

Cuidados na hora de correr

Apesar de ser um esporte fácil e simples de ser praticado, a corrida requer alguns cuidados. Primeiro, procure por um tênis apropriado para essa atividade, que tenha um bom sistema de amortecimento para evitar problemas articulares, especialmente nos joelhos e no quadril.

Não se esqueça de beber água, muita água, especialmente se você morar em um lugar quente e estiver no verão. Não precisa ser no momento da corrida, mas antes e depois é essencial. Mantenha uma alimentação compatível com o seu ritmo e, 30 minutos antes de correr, faça um lanche com muitos carboidratos complexos como frutas e alimentos integrais.

Andar de bike é mais o seu estilo? Então, confira as nossas dicas para evitar acidentes durante a prática!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema