Exercícios para fazer em casa

Exercícios para fazer em casa

Fique em casa, mas mantenha-se ativo!

 

Com a decorrência do COVID-19 nasceu a necessidade de fazer o isolamento social, algo totalmente novo para todos e que trouxe consigo a necessidade de adaptação a um novo jeito de viver.

Ficar em casa é a forma mais eficaz de evitar a contaminação pelo vírus, mas isso não quer dizer que toda a nossa rotina deva ser mudada, e sim repensada. 

Quando falamos em exercícios físicos, logo nos vem à mente uma academia ou longas caminhadas, corridas e atividades em locais externos. Mas, para a segurança de todos nesse período, precisamos estabelecer uma nova rotina dentro de casa.

 

É necessário cuidar do corpo e da mente

A prática de atividades físicas é algo muito necessário para o mantimento na nossa saúde física e também mental. A ansiedade e o medo são problemas que acabam afetando de forma descontrolada nesse período e os exercícios podem auxiliar o corpo a aliviar tais sensações, transmutando-as através do movimento.

Pode parecer um grande desafio, mas é possível encontrar tipos de exercícios que podem ser feitos em casa e uma rotina que contemple isso, deve ser algo prioritário na vida de todos. 

É importante ser consciente de que as atividades realizadas devem ser sempre moderadas, mantendo o equilíbrio. Exagerar, principalmente sem ter o acompanhamento de um profissional, pode ser um risco, já que a sobrecarga de exercícios pode baixar a imunidade do corpo.

O interessante é encontrar algo que seja estimulante, para que você consiga manter a motivação ao longo dos dias, tornando isso parte da sua rotina. Se você não sabe exatamente o que pode te estimular, então a dica é tentar várias coisas até encontrar algo que te anime.

A seguir, vamos trazer algumas ideias de exercícios que podem ser realizados em casa.

 

Exercícios para fazer em casa

Não existe uma regra que diz quais são os exercícios corretos para se fazer em casa. O que deve ser considerado é se você tem ou não equipamentos e acessórios para realizar algum tipo específico ou se possui alguma limitação física. Fora isso, o essencial é força de vontade e um pouquinho de criatividade para improvisar.

Vamos a algumas sugestões:

 

Alongamentos

Os alongamentos ajudam a melhorar a flexibilidade das nossas articulações e músculos, além de contribuir para uma melhora da circulação sanguínea e para diminuir dores no corpo.

Os alongamentos são recomendados antes da realização de outras atividades que exijam mais do corpo, como a musculação ou a corrida. Mas, também podem ser realizados ao longo do dia, nos intervalos do trabalho, dos estudos, ou conforme a sua disponibilidade.

Se você não tem a orientação de um profissional de educação física, pode utilizar aplicativos para conhecer os tipos de alongamento. Uma dica é o Exercícios de Alongamento: torne-se mais flexível.

 

Musculação

A musculação é mais uma prática muito comum das academias e que pode ser adaptada para fazer em casa. Ela trabalha a musculatura e promove mais força e flexibilidade. Os movimentos são, comumente, reforçados com o uso de pesos e halteres. Se você tem esses equipamentos em casa, fica fácil. Mas, também pode improvisar ou usar o peso do próprio corpo.

No caso da musculação, prefira exercícios leves em casa e o ideal é ter sempre o acompanhamento de um profissional, mesmo que a distância.

 

Ioga

O Ioga conta com exercícios que estimulam o equilíbrio físico e mental, além de contribuir para aumentar a força física e a flexibilidade.  Essa prática milenar pode ser facilmente realizada em casa sem a necessidade de muitos acessórios. Você vai precisar apenas de um tapetinho e algumas orientações.

No Youtube existem muitos canais legais, um deles é o Pri Leite Yoga, com exercícios que vão de iniciante a avançado. Vale a pena conferir.

 

Dança

Uma forma muito legal de se exercitar de forma leve e descontraída é por meio da dança. Os movimentos ajudam a trabalhar o corpo e a produzir a sensação de bem-estar. Além disso, melhora o condicionamento físico, a coordenação motora e a flexibilidade. 

Você pode simplesmente escolher a playlist e se soltar, como seguir algum canal ou aplicativo que oriente, um exemplo é o FitDance.

 

Outros exercícios para fazer em casa

Outras ideias bem legais de exercícios que você pode fazer em casa são os agachamentos, abdominais, pular corda, subida de escadas, caminhadas pela casa ou quintal se o espaço permitir, jogos com a família, jogos eletrônicos com realidade virtual, bambolê, etc.

Solte a sua criatividade e encontre um jeito de se movimentar. Isso vai ajudar a melhorar a sua saúde física, a promover o bem-estar e manter-se ativo mesmo em meio a quarentena.

 

E aí, como você está se cuidando?

Tirar tempo para cuidar de nós mesmos é algo essencial em nossas vidas. Afinal, nós somos o que há de mais importante e por mais que sejam tempos difíceis, com carinho e cuidado podemos enfrentar isso de forma mais leve. 

Portanto, cuide do corpo e da mente, faça atividades físicas regularmente e mantenha uma alimentação saudável.

Esperamos que você tenha gostado das dicas. Compartilhe com quem também precisa aderir uma rotina de exercícios em casa.

E não esqueça de visitar o nosso site e conhecer o nosso trabalho. Clique aqui para acessar.

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema