5 exercícios que ajudam a relaxar e ter uma vida saudável

Exercícios que ajudam a relaxar

5 exercícios que ajudam a relaxar e ter uma vida saudável

 

A tecnologia que deveria facilitar a nossa vida, muitas vezes, a torna mais estressante. Antes do smartphone, quando o expediente acabava e você ia para casa, ele realmente acabava. Com essa nova tecnologia, o seu chefe e os seus colegas de trabalho podem te alcançar mesmo em casa e a qualquer momento. E, é claro, isso gera um certo estresse.

São algumas coisas do dia a dia que sugam a nossa energia e nos impedem de realmente relaxar. Algumas pessoas sentem até uma certa dificuldade nisso, pois mesmo na hora em que estão assistindo a um filme ou conversando com os amigos, não conseguem parar de pensar no trabalho ou nas diversas tarefas da escola, faculdade ou cursinho e as matérias para colocar em dia.

Bom, se você é uma dessas pessoas, então precisa conferir a nossa lista abaixo com exercícios que ajudam a relaxar. Isso é mais do que necessário para ter qualidade de vida e manter-se mais saudável. Confira!

 

 

Os principais exercícios que ajudam a relaxar

  1. Meditação

Esse não poderia deixar de ser o primeiro da nossa lista. Cada vez mais as pessoas estão praticando meditação e compreendendo a importância que isso tem em nossas vidas. 

A meditação é uma forma de “limpar” a mente, de não pensar em absolutamente nada e de dar um descanso merecido aos nossos neurônios. Como você pode imaginar é algo bem difícil de ser realizado. Tente, agora mesmo, ficar 2 minutos sem pensar em absolutamente nada e ficar pensando em não pensar em nada já é uma forma de fazer a mente trabalhar.

Pois é, é um desafio conseguir meditar, mas não é impossível, afinal de contas, muitas pessoas conseguem e você, assim como elas, também pode. Atualmente, existem muitos aplicativos que ajudam a fazer a Meditação Guiada, por exemplo, uma forma mais fácil para quem quer dar os primeiros passos. Alguns deles são Sattva, 5 Minutos, Zen e muitos outros. 

  1. Alongamento

Pois é, o alongamento não é algo apenas para academias, ele serve para os mais diversos momentos em nossas vidas. Além de oferecer maior mobilidade para o corpo e evitar lesões, essa prática também nos ajuda a relaxar.

Uma observação importante aqui. Nunca faça um alongamento além dos seus limites, pois pode se lesionar. Se alguém estiver te ajudando, sempre deixe claro o máximo que você pode ir no alongamento. A ideia não é sentir dor e sim, relaxar.

Na hora de alongar, é importante manter a parte do corpo esticada por, pelo menos, 10 segundos. Um bom tempo costuma ser 30 segundos e, aos 20 segundos, “puxe” um pouco mais, pois o músculo tende a ceder mais facilmente. Para alongar o pescoço, por exemplo, tente encostar o queixo no tronco. Para quem passa muito tempo na frente do computador, o movimento contrário é bastante interessante.

 

  1. Respiração

Quem diria que algo tão simples como respirar ajuda a relaxar? Mas estamos falando de uma respiração diferente, aliás, estamos falando de você prestar mais atenção nesse movimento, trazendo-o do inconsciente para o consciente.

Existe uma técnica de respiração que muitos conhecem como Técnica das Narinas Alternadas, que na verdade tem o nome de Nadi Shodhan Pranayama. Isso não só ajuda no controle da respiração como também aumenta a energia vital e o bem-estar do corpo e da mente de uma forma geral. Veja o passo a passo para colocá-la em prática:

  1. Sente-se de maneira confortável, com a coluna ereta e relaxe os ombros;
  2. Coloque a mão esquerda sobre o joelho esquerdo;
  3. O próximo passo é bloquear a narina direita com a ajuda do polegar direito de maneira gentil;
  4. Faça uma inspiração profunda pela narina esquerda;
  5. Segure por alguns segundos;
  6. Você deve trocar de mãos agora, pois vai expirar pela narina direita.

Tudo isso deve ser feito com calma, de forma relaxada e por 12 minutos. Assim, é interessante usar o timer do celular para não ultrapassar. Se você achar 12 minutos muito tempo, comece com menos, por exemplo, 3 a 5 minutos e vá aumentando gradualmente até chegar em 12.

 

  1. Sono

Ter uma boa noite de sono é essencial para deixar que o corpo se recupere por inteiro. Além disso, ajuda a promover um excelente relaxamento mental e físico.

Algumas pessoas acabam sacrificando boas noites de sono com as tarefas do dia a dia. Vão dormir tarde para dar conta de um projeto ou tarefa, ou então estudando para uma prova o que não estudou durante toda a unidade. É claro que existem pessoas que são noturnas e é importante respeitar o relógio biológico de cada um. É importante também que essas pessoas consigam dormir durante o dia em um ambiente tranquilo, escuro e silencioso. 

Além disso, dormir bem traz inúmeros benefícios. O sono ajuda a prevenir a obesidade, doenças do coração, ajuda no tratamento da depressão e da ansiedade, melhora o humor e também a memória.

 

  1. Uso do smartphone

Como dissemos no início, a tecnologia se desenvolveu para deixar a nossa vida melhor. Pense em como a roda nos ajuda atualmente em diversos aspectos. Nem dá para imaginar a nossa vida sem ela.

Mas, quando falamos do smartphone é preciso ter cuidado. Muitas pessoas não conseguem usar essa tecnologia de maneira saudável e vivem conectadas até mesmo na hora de dormir. O fato é que o uso constante do smartphone pode causar sérios problemas de saúde, entre eles a depressão.

Uma pesquisa realizada pelo professor de Psicologia Organizacional da Universidade de Lancaster constatou isso. Segundo ele, o aparelho torna-se um local de fuga dos problemas no qual o indivíduo não precisa interagir e assim, não precisa encontrar uma solução para enfrentar esses mesmos problemas. Além disso, o uso pode alterar humor e nem sempre é para algo melhor.

Esses 5 exercícios que ajudam a relaxar podem ser colocados em prática facilmente. Alguns, você pode começar ao mesmo tempo. Por exemplo, comece a fazer a Técnica das Narinas Alternadas e olhar o celular com um limite diário de tempo. Faça uma análise por um período e veja se a sua vida está ou não muito melhor do que antes.

Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a ter uma vida mais saudável e feliz!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema