Jogos x Esportes: Diferenças

Conheça as diferenças entre jogos e esportes

Você sabia que as palavras “jogo” e “esporte” se referem a práticas diferentes? Podemos não perceber quando estamos pronunciando e é natural, inclusive, que as pessoas confundam os significados.

Nesse post, vamos explicar de forma bem simples quais são as diferenças existentes entre um jogo e um esporte e vamos resolver de uma vez, todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Diferenças entre jogo e esporte

A principal diferença existente entre as duas práticas está nas regras e objetivos. Enquanto o jogo consiste em um tipo de atividade com fins recreativos onde as regras podem ser alteradas e adaptadas pelos próprios participantes, no esporte isso não pode acontecer.

Existem instituições regulamentadoras que definem quais são as regras a serem obedecidas em uma partida de uma modalidade esportiva.

O esporte pode ter fins apenas lúdicos ou ser praticado profissionalmente, mas sempre deverá seguir as regras institucionalizadas.

O que é um jogo?

Um jogo é uma atividade espontânea que conta com regras flexíveis, ou seja, elas poder ser livremente estabelecidas, modificadas e adaptadas pelos participantes. Ele visa apenas o entretenimento, não é profissional e nem exige uma premiação para os vencedores.

Além disso, um jogo não precisa de uniformes e não requer sistematização, ou seja, não existem determinações para que aconteça. Alguns exemplos são os jogos de tabuleiro, jogos de cartas, de computador, dominó, dardos, futebol de rua, etc.

O que é um esporte?

Os esportes são atividades que requerem sistematização, contam com organização de alguma instituição e possui regras predefinidas que devem ser seguidas.

A grande maioria das modalidades esportivas tem relação com a atividade física, como futebol, voleibol, corrida, basquete e outros. Mas, também existem algumas exceções, como o xadrez que é considerado também como uma prática esportiva.

Um esporte geralmente conta com carreiras profissionais remuneradas, ou seja, os atletas com melhor desempenho são contratados para atuar profissionalmente.

Diferenças na prática

Ao praticar um esporte, os atletas precisam estar usando um uniforme. As competições costumam ter premiações que podem ser em troféus, medalhas, títulos ou dinheiro. Além disso, para a prática de uma modalidade é fundamental ter um local adequado como um campo de futebol, uma quadra, pistas de corrida, de ciclismo e assim por diante.

Já os jogos, não precisam de uniformes e não contam com premiações. Eles podem ser praticados em qualquer ambiente, sem necessidade de um local adequado e específico.

A importância dos jogos e do esporte

Tanto os jogos quanto os esportes são importantes. Ambos permitam a prática de atividades físicas, o que é fundamental para a saúde e a qualidade de vida.

Mas outros aspectos também precisam ser lembrados como o entretenimento, o lazer, a diversão, a disciplina, o foco, a concentração, dentre outros. Tudo isso contribui para o desenvolvimento da mente e a preservação da saúde mental.

Confira várias dicas sobre saúde e bem-estar visitando outros conteúdos aqui do Blog.

E não deixe de visitar o nosso site e conhecer os produtos da Jandaia.





Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema