O Brasil é um país muito amplo, tanto em território quanto em expressões culturais. A diversidade é tão grande que existem alimentos com nomes diferentes, dependendo de cada região.
Quando o assunto é alimentação, essas diferenças são bastante curiosas. Você já deve ter ouvido alguém de outra região chamando um ingrediente comum com nomes totalmente diferentes do que está acostumado, não é mesmo?
Um exemplo muito simples é a mandioca, que também é muito conhecida como aipim ou como macaxeira.
O interessante de conhecer essa pluralidade de nomenclaturas é perceber o quanto nossa cultura é realmente rica e diversa. Além disso, se você viajar para alguma região e quiser pedir pratos com esses ingredientes, vai precisar saber esses nomes.
Então, confira a seguir 10 alimentos que tem seus nomes bem diferentes em diferentes localidades.
-
Mandioca
Ela está presente em todas as regiões do país, sendo que no sul do Brasil é chamada pelo nome de mandioca, enquanto no Sudeste é mais conhecida como aipim. Já no Nordeste, ela é famosa pelo nome de macaxeira.
-
Mandioquinha
É um alimento comum dos Andes, mas que ficou muito conhecido no Brasil. No Paraná, é popularmente chamada de Batata salsa. No Rio de Janeiro e Minas Gerais, é chamada de batata baroa, enquanto em São Paulo, seu nome é mandioquinha.
-
Pão Francês
Esse é o nome mais comum do pão que é consumido diariamente em todos os lares brasileiros. Porém, em algumas localidades ele é conhecido com nomes um pouco diferentes. Em São Paulo, além do tradicional Pão Francês, também é conhecido como pãozinho. No Rio Grande do Sul, é muito conhecido como cacetinho. Já em Minas Gerais, ele recebe o nome de pão de sal.
-
Tangerina
Essa é daquelas frutas que em cada canto do país leva um nome diferente. No Sudeste, ela é conhecida pelo nome de Tangerina, enquanto no Sul, seu nome é Bergamota. Já no Nordeste, pode ser conhecida como laranja-cravo ou mimosa. Mas, ainda existem outras variações para como poncan, mixirica, fuxiqueira, mandarina e manjerica.
-
Fruta do conde
É assim que ela é conhecida no Sul e no Sudeste, porém em outras regiões seu nome pode variar. No Nordeste e no Distrito Federal, essa fruta é chamada popularmente de pinha, mas em localidades mais especificas da região nordeste também leva o nome de ata.
-
Salsicha
A salsicha é conhecida com um nome um pouco diferente na cidade de Curitiba e outros municípios menores do interior do Paraná. Lá, seu nome é Vina. Acredita-se que seja uma variação criada a partir do nome “Salsicha de Viena”.
-
Abóbora
A maior parte dos brasileiros conhecem por esse nome, porém, no Nordeste o mais comum é que ela seja chamada de Jerimum.
-
Geladinho
É uma febre no verão, mas em cada lugar pode ser pedido de um jeito. Enquanto no sul é chamado de gelinho ou geladinho, no Rio de Janeiro seu nome é chup-chup, em Belo Horizonte é sacolé, e no nordeste, din-din.
-
Mingau
Para a maioria das pessoas, qualquer comida que tenha uma consistência pastosa leva o nome de mingau. Porém, em alguns lugares do Brasil os nomes são mais específicos. Em São Paulo, é chamado de curau e no Nordeste leva o nome de canjica.
-
Vinagrete
Até o famoso vinagrete que é o principal acompanhamento do churrasco, pode ser conhecido por nomes diferentes. No Rio de Janeiro, ele é pedido como Molho Campanha.
Como esses alimentos são conhecidos no lugar onde você mora?
Será que algum desses alimentos ainda tem nomes que nós não descobrimos? Compartilhe conosco como eles são chamados aí no lugar onde você vive. Quem sabe não fazemos novas descobertas, não é mesmo?
E se você conhece outros alimentos com variações tão curiosas no jeito de chamá-los, compartilhe para conhecermos.
Valorizar a cultura popular de nosso país é algo importantíssimo. A Jandaia é uma empresa que busca enaltecer valores que são indispensáveis em nossa sociedade, e a cultura, com certeza, é um deles.
Não esqueça de comentar e de visitar o nosso site.