O Mindfulness é uma técnica de origem budista que pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade, depressão e outros problemas que afetam a saúde mental.
O mais legal, é que os exercícios são muito simples de ser executados. Só exigem silêncio e atenção total ao momento presente.
Significado da palavra Mindfulness
Mindfulness é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como “atenção plena”. É o nome de uma prática que tem o objetivo de manter a concentração completa no momento presente.
Na atenção plena, é trabalhada a consciência do agora. Ou seja, preocupações referentes ao passado ou ao futuro são eliminadas.
Para isso, são aplicadas técnicas que ajudam a perceber as sensações, o ambiente, sentimentos e tudo o que te lembra de manter-se presente.
A sua origem é muito antiga e vem do budismo. Estima-se que há pelo menos 500 anos antes de Cristo, o Mindfulness já existia.
Mas, foi em 1979 que um médico chamado Jon Kabat-Zinn passou a utilizar a técnica como método terapêutico. Ele fazia isso para ajudar as pessoas a alcançar melhoras na saúde mental. Isso promoveu a sua popularização no mundo todo.
Conheça a técnica do Mindfulness
Na prática, a técnica do Mundfulness compreende uma série de exercícios de meditação com o objetivo de conduzir a pessoa à atenção plena.
Quando alguém desenvolve a atenção plena, pode utilizá-la no dia a dia para aliviar as tensões, o estresse, a ansiedade e outros problemas que afetam o bem-estar.
Benefícios da atenção plena
- Reduz a ansiedade;
- Previne a depressão;
- Aumenta a consciência corporal e a satisfação com o próprio corpo;
- Melhora a concentração e diminui as distrações do cérebro;
- Melhora a cognição;
- Reduz o estresse;
- Aumenta a produtividade.
Como aplicar o Mindfulness no dia a dia?
Existem técnicas simples para praticar a atenção plena no dia a dia. Elas se baseiam na criação de um ponto de atenção, que é chamado de âncora.
Para que seja possível evoluir na prática, é fundamental que ela seja realizada com frequência. Além disso, é importante escolher locais silenciosos e ficar em posições confortáveis.
Práticas simples para iniciantes
1 – Três minutos de Mindfulness
Feche os olhos e coloque sua atenção no seu corpo. Você pode se atentar as sensações físicas ou aos sentimentos e pensamentos. Depois, passe a se concentrar em movimentos e sensações promovidos pela sua respiração. E por fim, volte a atenção ao seu corpo, e vá percebendo como ele se sente neste local onde está.
Você pode fazer isso várias vezes ao dia ou em momentos onde precisa voltar para o presente.
2 – Refeição contemplativa
Quando for fazer sua refeição, se desconecte de tudo e fique em silêncio. Coma devagar e deguste cada garfada de comida. Tente perceber os sabores, as texturas, o que acontece quando você morde o alimento e as sensações que isso vai provocando.
Isso vai ajudar você a se conectar com o momento presente, aprendendo a aproveitar mais o agora. Além disso, ajudará a se alimentar de forma mais adequada.
3 – Caminhada em silêncio
Reserve 10 minutos para uma caminhada em total silêncio. Lembre-se de escolher um lugar tranquilo. Caminhe com total atenção nos movimentos do seu corpo, preste atenção à respiração, as sensações do caminho, aos sons que chegam. Não julgue nada do que está acontecendo, apenas observe como você se sente ao longo do percurso.
Cuide da sua saúde mental!
O Mindfulness é uma prática simples e que pode ajudar a amenizar sintomas de ansiedade, estresse e outros problemas que prejudicam o bem-estar físico e mental.
Aqui no Blog tem vários conteúdos interessantes sobre saúde mental. Inclusive, para que você saiba identificar quando é hora de pedir ajuda. Navegue, leia e aproveite.
E não deixe de conhecer os produtos Jandaia. Temos Cadernos, planners, agendas, blocos artísticos e vários outros materiais para deixar seu dia a dia mais organizado e divertido.