VOCÊ ESTÁ LENDO: O que é Mindfulness e como aplicar no dia a dia

Cadernos Jandaia

O Mindfulness é uma técnica de origem budista que pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade, depressão e outros problemas que afetam a saúde mental.

O mais legal, é que os exercícios são muito simples de ser executados. Só exigem silêncio e atenção total ao momento presente.

 

Significado da palavra Mindfulness

Mindfulness é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como “atenção plena”. É o nome de uma prática que tem o objetivo de manter a concentração completa no momento presente.

Na atenção plena, é trabalhada a consciência do agora. Ou seja, preocupações referentes ao passado ou ao futuro são eliminadas. 

Para isso, são aplicadas técnicas que ajudam a perceber as sensações, o ambiente, sentimentos e tudo o que te lembra de manter-se presente.

A sua origem é muito antiga e vem do budismo. Estima-se que há pelo menos 500 anos antes de Cristo, o Mindfulness já existia.

Mas, foi em 1979 que um médico chamado Jon Kabat-Zinn passou a utilizar a técnica como método terapêutico. Ele fazia isso para ajudar as pessoas a alcançar melhoras na saúde mental. Isso promoveu a sua popularização no mundo todo.

 

Conheça a técnica do Mindfulness

Na prática, a técnica do Mundfulness compreende uma série de exercícios de meditação com o objetivo de conduzir a pessoa à atenção plena.

Quando alguém desenvolve a atenção plena, pode utilizá-la no dia a dia para aliviar as tensões, o estresse, a ansiedade e outros problemas que afetam o bem-estar.

 

Benefícios da atenção plena

  • Reduz a ansiedade;
  • Previne a depressão;
  • Aumenta a consciência corporal e a satisfação com o próprio corpo;
  • Melhora a concentração e diminui as distrações do cérebro;
  • Melhora a cognição;
  • Reduz o estresse;
  • Aumenta a produtividade.

 

Como aplicar o Mindfulness no dia a dia?

Existem técnicas simples para praticar a atenção plena no dia a dia. Elas se baseiam na criação de um ponto de atenção, que é chamado de âncora.

Para que seja possível evoluir na prática, é fundamental que ela seja realizada com frequência. Além disso, é importante escolher locais silenciosos e ficar em posições confortáveis.

 

Práticas simples para iniciantes 

1 – Três minutos de Mindfulness 

Feche os olhos e coloque sua atenção no seu corpo. Você pode se atentar as sensações físicas ou aos sentimentos e pensamentos. Depois, passe a se concentrar em movimentos e sensações promovidos pela sua respiração. E por fim, volte a atenção ao seu corpo, e vá percebendo como ele se sente neste local onde está.

Você pode fazer isso várias vezes ao dia ou em momentos onde precisa voltar para o presente. 

 

2 – Refeição contemplativa

Quando for fazer sua refeição, se desconecte de tudo e fique em silêncio. Coma devagar e deguste cada garfada de comida. Tente perceber os sabores, as texturas, o que acontece quando você morde o alimento e as sensações que isso vai provocando.

Isso vai ajudar você a se conectar com o momento presente, aprendendo a aproveitar mais o agora. Além disso, ajudará a se alimentar de forma mais adequada.

 

3 – Caminhada em silêncio

Reserve 10 minutos para uma caminhada em total silêncio. Lembre-se de escolher um lugar tranquilo. Caminhe com total atenção nos movimentos do seu corpo, preste atenção à respiração, as sensações do caminho, aos sons que chegam. Não julgue nada do que está acontecendo, apenas observe como você se sente ao longo do percurso.

 

Cuide da sua saúde mental!

O Mindfulness é uma prática simples e que pode ajudar a amenizar sintomas de ansiedade, estresse e outros problemas que prejudicam o bem-estar físico e mental.

Aqui no Blog tem vários conteúdos interessantes sobre saúde mental. Inclusive, para que você saiba identificar quando é hora de pedir ajuda. Navegue, leia e aproveite.

E não deixe de conhecer os produtos Jandaia. Temos Cadernos, planners, agendas, blocos artísticos e vários outros materiais para deixar seu dia a dia mais organizado e divertido.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...