Os 6 principais benefícios da meditação

Os 6 principais benefícios da meditação

Os 6 benefícios da meditação para a sua saúde física e mental

A nossa mente não para, nem mesmo quando estamos dormindo. Aliás, nesse momento, fica mais ativa que em outros e isso pode ser provado por meio dos sonhos. Por dia, temos uma média de 60 a 80 mil pensamos, assim, não é por acaso que atualmente lidamos mais com problemas como ansiedade, estresse Síndrome de Burnout, Síndrome do Pânico, entre outras.

O cérebro não foi feito para isso e está, cada vez mais, sobrecarregado com a enxurrada de exigências do mundo contemporâneo para que você tenha sempre mais e para que você seja sempre o melhor. A meditação é o melhor remédio para tudo isso.

Confira abaixo o que é meditação e como ela pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde evitando assim uma série de doenças tanto físicas quanto emocionais.

O que é meditação?

A meditação é um estado no qual o nosso cérebro está em silêncio, um momento no qual não pensamos em absolutamente nada. Tá achando que é fácil? Tenta por apenas um único minuto parar de pensar. E não se engane, pensar em parar de pensar não vale.

Estamos falando de uma prática milenar que faz parte da medicina oriental. Tem como principal objetivo “limpar a mente” e, a partir disso, deixar o indivíduo mais tranquilo e relaxado. Mas, por que meditar?

 

6 motivos para começar a meditar

1.É de graça

Quem diria que um “remédio” que faz tão bem para a saúde pode ser totalmente de graça. Basta você se sentar ou deitar até ficar em uma posição confortável e depois tentar focar no momento, tentar fazer com que a mente não pense em absolutamente nada.

O grande problema aqui é que essa é uma prática muito difícil, principalmente para os dias de hoje quando temos tantas tarefas e mil e uma coisas para fazer e dar conta. Acontece que, em muitos casos, apesar de ser uma prática totalmente de graças, é interessante que os iniciantes façam aulas com especialistas no assunto.

2. Melhora a memória

Um dos grandes problemas do estresse é que ele gera muito esquecimento. Você coloca as chaves ou o celular em um lugar e já não se lembra mais. Por quê? Porque o nosso cérebro não foi feito para armazenar tantas informações de uma única vez, então ele não memoriza onde você deixou a chave porque, naquele momento em que você a colocou em cima de algum móvel, essa informação não valia a pena ser armazenada.

A meditação faz um tipo de “detox” cerebral. Ela “limpa” a mente, eliminado aquilo que não é tão necessário. Além disso, arruma a bagunça. Coloca tudo dentro de caixas separadas e etiquetadas para quando precisar e assim, abre espaço para novas informações.

3. Reduz o estresse e a ansiedade

Somos o país com o maior nível de estresse do mundo e considerado o mais ansioso. Portanto, está mais do que claro que precisamos nos preocupar e muito com esses dois problemas de saúde.

A meditação ajuda a acalmar a mente e a mantê-la no presente. A ansiedade nos leva a pensar constantemente no futuro e isso pode se tornar um problema. Quando a nossa mente está no presente a ansiedade se vai, afinal de contas, só temos o presente, o futuro ainda está sendo construído com as ações de agora.

Ela também ajuda a lidar com o estresse, mas isso não significa que você não terá que lidar com os problemas do dia a dia. A meditação ajuda a pessoa a encarar os problemas de uma forma melhor. A ideia não é tentar fazer a dor ir embora, mas se sentir confortável mesmo em situações que pareçam ruins. Assim, a meditação ajuda a termos um outro olhar sobre o problema e isso muda tudo.

4. Aumenta a produtividade

Você sabe o que é produtividade? Para alguns, é trabalhar o máximo que puder, mas a verdade é que produtividade tem a ver com você trabalhar menos e ter mais resultado. E o mercado está cada vez mais exigente e deseja um profissional produtivo.

Dentro do ambiente de trabalho é comum ter que lidar com a multitarefa. Afinal de contas, por mais que uma função seja delimitada, ela vem com um conjunto de tarefas. E isso pode gerar um elevado nível de estresse dentro do ambiente de trabalho.

Um estudo realizado pela Universidade de Washington dividiu as pessoas em 3 grupos em que um deles fez um treinamento de meditação de 8 semanas. Após isso, foram dadas a essas pessoas diversas tarefas de escritório: agendar reuniões, escrever memorando, escrever uma proposta para uma reunião, entre outras. Só que todos esses pedidos eram feitos por meio de vários e-mails, telefonemas e batidas na porta para aumentar a pressão e o estresse.

O resultado? O grupo que fez o treinamento de meditação conseguiu se manter nas tarefas sem muitas interrupções e também reportaram menos emoções negativas.

5. Melhora o sistema imune

O sistema imune ou sistema imunológico é o responsável pelas defesas do nosso organismo. É ele, por exemplo, que nos ajuda a combater o vírus da gripe quando ele se instala no corpo.

Uma pesquisa chamada “Alterações no cérebro e função imunológica produzidos pela meditação Mindfulness” separou 2 grupos e um deles fez um treinamento de meditação por 8 semanas. Após isso, os participantes tomaram a vacina contra Influenza. O grupo que fez meditação tinha produzido uma quantidade muito maior de anticorpos.

6. Reduz a probabilidade de desenvolver depressão

Sabia que, segundo pesquisas, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina? Aqui, são quase 2 milhões de brasileiros diagnosticados com a doença. 

Um estudo foi realizado nas escolas de Flanders, na Bélgica e havia um grupo teste que realizou o treinamento de meditação e um grupo controle. Todos os participantes responderam um questionário antes do treinamento, logo depois do treinamento e 6 meses depois. Eis o resultado:

  • Antes do treinamento: 21% do grupo teste e 24% do grupo controle reportavam evidências de depressão;
  • Logo após o treinamento: 15% do grupo teste e 27% do grupo controle reportavam evidências de depressão;
  • 6 meses depois: 16% do grupo teste e 31% do grupo controle reportavam evidências de depressão.

Os resultados não só mostram que a meditação tem efeitos imediatos sobre os sinais e sintomas da depressão como também no longo prazo, reduzindo as chances de o indivíduo desenvolver a doença.

Há outros benefícios da meditação além desses como melhorar o sono, reduzir os pensamentos vagos e ajudar no foco do trabalho e do estudo, melhora a saúde mental, promove pensamentos positivos, entre outros.

Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos como a meditação pode melhorar todas as áreas da vida!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema