A água é um elemento essencial para a vida. Seu consumo diário é indispensável para a manutenção da saúde. Mas, é preciso ter muito cuidado com a qualidade da água que ingerimos. Nesse post, explicamos porque não é seguro beber água da torneira.
Tomar água diretamente da torneira é algo bastante comum, mas que necessita de atenção. Ao fazer isso, ficamos expostos a vários tipos de contaminações e doenças.
Agora você pode estar se perguntando: “Mas, a água não passa por estações de tratamento?”. A resposta é Sim, porém isso não é o suficiente para manter a sua qualidade e nós vamos te explicar por quê.
Mesmo sendo tratada, a água que chega até a torneira da nossa casa pode conter resíduos químicos, metais pesados, parasitas, vírus e bactérias. Isso ocorre porque depois que sai das estações de tratamento, ela ainda passa por sistemas de encanamento e locais de armazenagem. Estes que, muitas vezes estão sujos e até enferrujados.
Quais substâncias podem estar presentes na água da torneira?
- Flúor – é encontrado em grandes quantidades nas águas brasileiras, mas é proibido em diversos países europeus por causar danos à saúde;
- Cloro – é utilizado no tratamento da água, mas em grandes quantidades também pode prejudicar a saúde;
- Vírus e bactérias – são muito comuns em encanamentos e sistemas hidráulicos, podem provocar doenças graves a humanos e animais;
- Metais pesados – chumbo, arsênico, alumínio e mercúrio estão entre os metais que podem estar presentes na água e que causam problemas específicos como câncer, doenças do fígado e do sistema nervoso central.
Quais doenças o consumo dessa água pode causar?
As doenças mais comuns ligadas ao consumo de água contaminada são a Hepatite A, cólera, esquistossomose, gastroenterites e leptospirose.
Dentre os sintomas mais fáceis de serem observados estão a febre, dores de barriga, calafrios, diarreia, vômitos e perda de apetite. Se você ou alguém da sua família tem esses sintomas com frequência, pode ser um sinal de que estão consumindo água contaminada.
Outro problema é com relação ao acúmulo de metais pesados. Esse fator ocorre por conta da contaminação dos rios de onde são captadas as águas para fornecimento urbano. Essas substâncias não são eliminadas no tratamento.
Os principais poluidores são as indústrias que descartam irregularmente nos esgotos materiais como tintas, plástico PVC, cloro e metais.
Ferver a água resolve?
É bastante comum que as pessoas fervam a água com o objetivo de melhorar a sua qualidade. Esse processo ajuda na eliminação de microrganismos, mas não resolve a questão do cloro e outras substâncias.
Qual a melhor forma de consumir?
Utilizar filtros e purificadores de água são as melhores alternativas para evitar beber água da torneira diretamente. Eles fazem o trabalho necessário de forma prática e rápida, e ainda tem um custo acessível.
Além disso, é muito importante cuidar dos prazos de troca do refil do seu filtro, higienizar corretamente as torneiras, fazer a limpeza regular de caixas d’água e ficar atento a manutenção do sistema hidráulico da residência.
Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e que passe a dar mais atenção a água que consome. Afinal, água de boa qualidade é essencial para uma vida saudável.
Aqui no Blog da Jandaia disponibilizamos diversos conteúdos que podem te ajudar a levar uma vida mais saudável. Acesse e aproveite a leitura.
Também queremos te convidar para visitar o nosso site e conferir os produtos da Jandaia. Temos uma ampla variedade de cadernos, agendas, planners, blocos e papéis em geral. Tudo feito com muito carinho e claro, responsabilidade socioambiental.