Os exercícios físicos consistem em atividades sistematizadas, onde são realizadas sequências de movimentos com algum objetivo que, de modo geral, está relacionado com a promoção da saúde ou questões estéticas.
É importante lembrar que exercícios físicos e atividades físicas são coisas diferentes. Chamamos de atividades físicas, qualquer tipo de movimento onde ocorra um gasto de energia como andar, correr, dançar, etc. Já, no caso dos exercícios, são atividades que além de gastar energia, promovem aptidões físicas e atléticas, como a musculação, a natação, as artes marciais, etc.
Para ser caracterizado como um exercício, a atividade precisa ser sistematizada, ter um objetivo específico e durar um período determinado de tempo.
Tipos de exercícios físicos mais comuns
Aeróbicos
São chamados de aeróbicos os exercícios de longa duração, que exigem resistência física e promovem um alto consumo de oxigênio pelos músculos enquanto produzem energia.
São atividades mais intensas, com mais movimentos e que costumam produzir bastante suor e deixar a respiração ofegante. Eles são ótimos para aprimorar a capacidade respiratória, queimar calorias e tonificar a musculatura.
Exemplos de exercícios aeróbicos são a natação, o ciclismo e a corrida.
Anaeróbicos
São exercícios que demandam de um grande esforço muscular dentro de um espaço de tempo curto. São atividades físicas consideradas intensas e que se utilizam das reservas de glicogênio do corpo como fonte de energia.
Além de promoverem a hipertrofia muscular e aumentar a força física, eles proporcionam benefícios para os sistemas respiratório e cardiovascular. Exemplos são a musculação e o halterofilismo.
Funcionais
São exercícios que executam movimentos naturais que, até certo ponto, são parte do nosso cotidiano como empurrar, puxar, pular, agachar, etc. Conseguem trabalhar diferentes grupos musculares do corpo e ainda, ajudam a desenvolver a consciência corporal e melhorar o equilíbrio.
Geralmente, são realizados sem a utilização de aparelhos, somente a partir do peso do próprio corpo. Exemplos são os agachamentos e as flexões de braço.
De flexibilidade
São exercícios com foco na promoção de uma maior mobilidade para execução de determinados movimentos, que podem ser do dia a dia ou referentes a alguma atividade física. Alongam e ainda fortalecem os músculos, ajudam na correção da postura e previnem lesões.
É comum que esses exercícios sejam inseridos nos treinos de atletas profissionais. Exemplos são os alongamentos e o pilates.
Qual o melhor tipo de exercício físico?
Além dos citados acima, podemos ter exercícios com objetivos de desenvolvimento muscular localizado, resistência aeróbica, força, velocidade, dentre outros. Mas, qualquer um destes, só trará resultados quando praticado de maneira regular.
Não existe um exercício melhor do que o outro, tudo vai depender de quais são os objetivos da pessoa. O indicado é sempre buscar pelo acompanhamento de um profissional, dessa forma, é possível encontrar quais são os melhores exercícios para atender os seus objetivos
Alguns treinos podem contemplar diferentes tipos de exercícios, quem vai determinar isso é o profissional responsável.
Manter uma rotina de exercícios é fundamental não só para atletas ou pessoas que buscam essa vida mais ativa por questões estéticas. É fundamental que todas as pessoas, insiram em suas rotinas atividades físicas para promoção da saúde.
Experimentar diferentes modalidades é interessante para encontrar algo que seja estimulante. Dessa forma, é possível encontrar algo que agrade e se torna mais fácil manter a rotina.
Além dos exercícios, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e a saúde mental em dia. Aqui no Blog, temos dicas de exercícios para ajudar a relaxar, além de outros conteúdos interessantes sobre Esporte e Saúde.
Não deixe de visitar o nosso site e conhecer nossos produtos.