VOCÊ ESTÁ LENDO: Tudo sobre Café

Tudo sobre Café

O café uma bebida que está muito presente em nosso cotidiano. De acordo com as pesquisas, é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água.

O café se tornou parte da nossa rotina e muitas pessoas não conseguem passar um dia se quer, sem degustar um bom café.

Neste post, nós trouxemos tudo o que você precisa saber sobre ele, desde a origem até o preparo, os benefícios para a saúde e os cuidados essenciais na hora de preparar e consumir.

 

A origem do café

De acordo com historiadores, o café teve origem no início do século IX e veio de terras altas localizadas na Etiópia, espalhando-se pelo mundo por meio do Egito e da Europa.

Reza a lenda, que um pastor observou que os carneiros ficavam mais ativos e espertos, após comerem as folhas e os frutos de uma planta nativa da região (o cafeeiro). Foi então que resolveu experimentar os frutos e verificou que realmente eles forneciam uma maior vivacidade. Um monge da região, ao saber da informação, preparou uma infusão com esses frutos para manter-se sem sono durante as orações.

Posteriormente, o café foi levado à Arábia, que foi o local onde as primeiras foram cultivadas. Para eles, a planta passou a ser considerada como algo sagrado. Acredita-se que o nome “café” pode vir de Kaffa, o local originário da planta. Mas, estudiosos apontam que seria uma derivação do termo árabe “qahwa”, que é traduzido como “vinho”.

Na antiguidade, tribos da África já conheciam o café. Eles moíam os grãos e com eles confeccionavam uma pasta para alimentar seus animais e também os guerreiros, com o objetivo de aumentar as suas forças.

Foi na Constantinopla, no ano de 1475, que surgiu a primeira loja de café. Cem anos depois disso, ele foi introduzido na Itália, mais especificamente, em Veneza. Mas, a bebida ainda era proibida entre os cristãos por ser considerada maometana e foi liberada quando o Papa Clemente VIII experimentou o café.

No ano de 1652, foi inaugurada a primeira casa de café na Europa Ocidental. Em seguida, foram Itália e Paris que abriram. Como a Holanda tinha um comércio marítimo muito dinâmico, então foi responsável por introduzir a bebida no Novo Mundo, espalhando pelas Guianas, São Domingos, Porto Rico, Cuba e Martnica.

Para a América, foi um francês chamado Gabriel Mathien de Clieu, quem trouxe os primeiros grãos. No Brasil, a história do café confunde-se com a própria história do país, pois teve uma grande importância econômica e social no seu desenvolvimento.

 

Processo de produção do café

A planta do café é pertencente ao gênero Coffea e a ciência tem conhecimento da existência de um total de 103 espécies desta planta. As mais comercializadas são a Arábica e a Robusta. Sendo que, o Brasil é o maior produtor mundial do café tipo Arábica, ficando a Colômbia em segundo lugar. Já o Vietnã, é o maior produtor do tipo Robusta.

A produção do café é responsável por empregar cerca de 25 milhões de pessoas no mundo de forma direta e uma média de 100 milhões de pessoas, de forma indireta.

O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, perdendo apenas para a Água. Seu processo produtivo passa por várias etapas. Veja quais são elas:

  1. Plantio: os tipos mais escolhidos para o plantio são o Arábica, que é utilizado para o preparo de cafés especiais, e o Robusta, que costuma integrar os chamados blends, que são comuns nos supermercados. O grão do café é uma semente e é utilizada para produzir as mudas da planta. O cafeeiro é plantado de forma definitiva e leva entre 3 e 4 anos para iniciar a sua produção;
  2. Colheita: o fruto é colhido quando ele atinge uma coloração de tom vermelho cereja. Porém, também há grãos de cor amarela. Colher no momento certo garante a qualidade do produto final;
  3. Fermentação: depois da colheita, a fermentação é feita para evitar a deterioração do grão. O método mais antigo e tradicional de fazê-la é por meio da secagem ao sol. Os grãos são dispostos sobre redes e são virados constantemente para secar integralmente. A segunda maneira é por meio da lavagem com água que separa a polpa do grão;
  4. Secagem: quando processados com água, os grãos despolpados e fermentados passam pela secagem, até atingir 10% do volume inicial. Essa secagem é feita ao sol, em mesas ou pisos onde são mexidos com regularidade. Quando secos, são armazenados em sacos feitos de juta ou de sisal até o momento de serem vendidos;
  5. Prova: é quando profissionais realizam a prova de pequenos lotes, para verificar o sabor do café e suas características de acidez, aroma e sabor. Esse processo é chamado de cupping e é ele que assegura a qualidade do produto;
  6. Torra: é o processo que transforma o grão verde em marrom. São utilizados maquinários com altas temperaturas que giram para espalhar o calor igualmente. Em seguida, são resfriados imediatamente;
  7. Moagem: Dependendo da forma de preparo, os grãos são moídos de forma mais grossa ou mais fina. Quanto mais fina é a moagem, mais rápido é o preparo da bebida;
  8. Preparo: é a forma como o café é preparado para o consumo. Existem diferentes formas, desde máquinas expressas, com cápsulas, prensa francesa, cafeteira italiana, filtros de pano ou de papel, etc.

 

Prós e contras do consumo do café

O café possui entre 1% e 2,5% de cafeína, substância conhecida por seus efeitos estimulantes. Além dela, conta com 7% a 10% de ácidos clorogênicos, que conferem ação antioxidante a bebida, tem ação antibacteriana, anti-hipertensiva e antiviral. O café contem ainda, a niacina, vitamina do complexo B.

Estudos apontam que o consumo equilibrado do café pode auxiliar para melhorar a concentração, aumentar a atenção e a produtividade, além de prevenir diabetes, depressão e outras doenças.

Porém, quando consumido em excesso, pode causar problemas como a redução da oxigenação nos neurônios, ter uma ação diurética excessiva que leva a perda de vitaminas e minerais, agravar sintomas de ansiedade e ainda, faz aumentar a produção do ácido clorídrico, que pode gerar gastrites e úlceras.

Portanto, o recomendado é que não seja consumido mais de 4 xícaras de café por dia.

 

Prepare corretamente o café

Apesar de ser uma bebida tão comum no nosso cotidiano, muitas pessoas não sabem como preparar o café da maneira mais adequada.

O recomendado é utilizar água filtrada, sendo 200ml de água para cada colher de sopa de pó de café. Dessa forma, ele fica no ponto, nem fraco e nem forte demais.

Outra dica importante é não ferver a água, ela deve chegar somente no ponto de borbulha, assim conserva uma maior quantidade de oxigênio e a bebida fica muito mais saborosa.

 

Você também ama café?

Essa é uma bebida muito apreciada e faz parte da rotina da maioria dos brasileiros. Conta pra gente se você também é fã de café!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo! Não esqueça de visitar o nosso site e conhecer nossos produtos.

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...