VOCÊ ESTÁ LENDO: Tudo sobre Crossfit

Tudo sobre Crossfit

 

Você já deve ter ouvido falar sobre o Crossfit. Essa modalidade tem se tornado cada dia mais popular, sendo buscada por pessoas de diferentes idades como uma alternativa de treinos para melhorar o condicionamento físico, emagrecer e ser mais saudável.

Desde os anos 2000, quando foi criado, o Crossfit tem mostrado ser capaz de promover muitos benefícios. Além de ser uma modalidade que atende públicos diversos.

A seguir, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

 

O que é o Crossfit?

Consiste em um método de treinamento que combina exercícios de força e condicionamento físico geral, proporcionando uma adaptação fisiológica ampla e possível para todos os tipos de pessoas, independente da idade ou do nível físico.

Os treinos de Crossfit são elaborados para otimizar todas as capacidades físicas do indivíduo: resistência muscular, força, resistência cardiorrespiratória, velocidade, flexibilidade, agilidade, potência, precisão e equilíbrio.

É a modalidade de treinos mais utilizada por profissionais da polícia e de grupos que trabalham em operações táticas. Também é muito comum entre atletas de elite de variadas modalidades esportivas. Além disso, qualquer pessoa comum pode optar pelo Crossfit como modalidade de treino.

Enquanto a musculação trabalha de forma isolada cada músculo do corpo, nessa modalidade são inseridos movimentos funcionais que tem inspiração na ginástica olímpica, no atletismo e no levantamento de peso. São treinos intensos e definidos diariamente pelo personal, de acordo com o desenvolvimento do aluno.

As etapas de trabalho são o aquecimento, técnica e o WOD (Workout of the day).

 

A origem do Crossfit

Essa modalidade de treinamento físico foi criada no início dos anos 2000 por um ginasta americano chamado Greg Glassman.

Durante a sua infância, Greg teve poliomielite, mas conseguiu recuperar as suas forças com a ajuda dos treinos de ginástica. Ao longo de sua vida, ele passou por várias academias, mas nunca encontrou algum método de exercícios que realmente o agradasse.

Então, ele mesmo resolveu iniciar treinos misturando halteres, kettlebells e barras. Seu objetivo era integrar todos os equipamentos, de forma a melhorar o rendimento nos exercícios e desenvolvê-los de uma forma mais completa.

Mais tarde, ele começou a usar essa metodologia com os seus alunos, quando começou a atuar profissionalmente como personal trainer. No ano de 1995, ele abriu uma academia e chegou a ser contratado para realizar os treinamentos dos policiais de sua cidade.

Dessa forma, os treinos começaram a acontecer de maneira eventual e no ano de 2000 surgiu o método Crossfit.

A partir de então, a modalidade só cresceu e hoje em dia é uma grande tendência entre os buscadores de uma vida mais saudável e de exercícios que conseguem trabalhar o corpo de forma integral.

 

Para que serve o Crossfit?

De modo geral, o principal objetivo da prática dessa modalidade de treinos, assim como em qualquer outra prática esportiva, é a busca por um corpo saudável e uma melhor qualidade de vida.

Os objetivos de cada aluno podem ter variações. Alguns podem buscar por uma modalidade que proporcione bem-estar, resistência física, velocidade, potência, dentre outros benefícios.

Para aqueles que desejam perder peso, também se apresenta como uma excelente opção, já que as atividades intensas propostas pelos exercícios funcionais, aceleram a queima de calorias, enquanto promovem o fortalecimento muscular.

Atletas em geral, buscam o Crossfit como complementação do treino.

Um dos objetivos mais comuns é o fortalecimento do core, que são os músculos responsáveis pelo centro de gravidade do corpo humano. Eles se localizam na lombar, abdômen, quadril e pelve e são responsáveis por grande parte da sustentação do corpo e estabilização dos movimentos.

Aliado a uma vida ativa e uma alimentação balanceada, ajuda na prevenção de muitas doenças e na promoção da saúde integral.

 

Quem pode praticar?

De acordo com os criadores da modalidade, ela pode ser praticada por todos os tipos de pessoas, com diferentes idades e condicionamentos físicos.

Cada uma receberá um tipo de treinamento adequado as suas necessidades e capacidades físicas, sendo que o que diferencia o treino de um atleta e de uma pessoa comum, é principalmente o grau de dificuldade.

Todas as pessoas precisam praticar atividades físicas para que seja possível levar uma vida mais saudável. No Crossfit, o corpo é colocado em movimento, é uma modalidade que ativa o organismo e pode gerar muitos bons resultados quanto ao bem-estar e ao entusiasmo.

O ideal é que antes de começar, o aluno passe por uma avaliação médica e busque por um personal trainer capacitado na modalidade.

 

Benefícios do Crossfit

  1. Promove o emagrecimento: está entre as atividades mais indicadas para quem tem esse objetivo. É um treino intenso, onde todo o corpo é trabalhado. Em apenas uma hora de aula, conforme a intensidade e a frequência de exercícios, o aluno pode queimar uma média de mil calorias;
  2. Melhora a mobilidade: A mobilidade está associada com a capacidade para executar diferentes movimentos, tanto de pequena quanto de grande amplitude, de uma forma fluida e natural. Ao trabalhar as articulações, que são responsáveis pela realização dos movimentos, o Crossfit contribui para um aumento significativo da mobilidade;
  3. Mais flexibilidade: A flexibilidade facilita muito a execução de diversos movimentos e exercícios. Por meio dos alongamentos, das repetições e movimentos gerais propostos pelo Crossfit, a flexibilidade tende a aumentar muito ao longo da jornada de treinos;
  4. Músculos fortes e tonificados: O treino tem grande eficiência na tonificação muscular. Com exercícios de alta intensidade e intervalos curtos de execução, ocorre uma otimização do tempo que garante que o corpo possa trabalhar até o seu limite. Dessa forma, as pernas, os braços e o abdômen são amplamente afetados e ganham força de forma rápida e saudável. Quanto a definição muscular, ela ocorre com o tempo e depende da predisposição corporal de cada participante;
  5. Melhora o condicionamento físico: É ideal para quem precisa melhorar o condicionamento, já que os treinos são intensos e trabalham o corpo inteiro. Ao longo do tempo, os exercícios tendem a ficar mais naturais, sem exigir tanto esforço, isso é resultado da evolução do condicionamento;
  6. Reduz o estresse: Assim como a maioria dos exercícios físicos, o Crossfit ajuda na liberação dos hormônios do bem-estar, como a serotonina, a ocitocina e a endorfina, substâncias que melhoram o humor e a sensação de bem-estar geral. Isso é excelente para a saúde mental e emocional;
  7. É estimulante: Por oferecer uma ampla variação dos exercícios e treinamentos, acaba sendo uma opção perfeita para as pessoas que não gostam de manter uma rotina, como é comum na musculação. Podem ser inseridos equipamentos inusitados como pneus e cordas. Com isso, é possível manter sempre uma sensação de novidade, com diversão e motivação. Além disso, por conta das atividades em grupo, promove a socialização, o que também contribui para que seja mais espontâneo e divertido.

E aí, você já conhecia o Crossfit?

Muito popular, essa modalidade tem sido buscada com grande frequência por quem almeja levar uma vida mais saudável.

Aqui no Blog, temos diversos conteúdos focados na saúde e no bem-estar. Não deixe de conferir!

Visite também o nosso site e conheça os nossos produtos.

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...