VOCÊ ESTÁ LENDO: Tudo sobre ginástica laboral

ginástica laboral

A ginástica laboral é uma prática adotada por muitas empresas para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores. Ela ajuda a prevenir os casos de doenças ocupacionais, que são aquelas relacionadas com o ambiente de trabalho.

Além de ser um fator importante para reduzir o número de afastamentos de funcionários por problemas de saúde, a realização de exercícios também contribui para melhorar o relacionamento interpessoal e aumentar a produtividade.

A seguir, falaremos sobre como surgiu a ginástica laboral e quais são os benefícios ela proporciona tanto para o trabalhador quanto para a empresa.

 

O que é a Ginástica Laboral?

A ginástica laboral consiste em uma série de alongamentos e outros exercícios desenvolvidos para serem realizados no próprio ambiente de trabalho.  O objetivo é beneficiar a saúde dos funcionários, evitando lesões causadas por movimentos repetitivos, bem como doenças ocupacionais em geral.

Além disso, essa prática também contribui como uma forma de descontração do ambiente, criando pontos de relaxamento em meio a rotina.

Os alongamentos propostos pela ginástica laboral atuam em diferentes partes do corpo como o tronco e os membros superiores e inferiores. São diferentes exercícios que também vão depender de quais são as funções executados pelos funcionários.

A ginástica laboral não é um exercício de alta intensidade, nem exige um grande esforço físico de quem a pratica. Isso porque, ela é simples e realizada em espaços curtos de tempo.

 

Como surgiu a ginástica laboral?

Essa prática surgiu na Europa, em meados do século 20, quando se consolidava o processo de industrialização. Inicialmente, ela foi chamada de “Ginástica de pausa” e era praticada em indústrias russas e polonesas.

No final da década de 20, a novidade chegou ao Japão e ganhou rápida popularidade.

Como as jornadas de trabalho eram longas e intensas, a ginástica laboral era uma alternativa para promover bem-estar aos funcionários e reduzir o desgaste físico e mental.

No Brasil, a prática surgiu de forma lenta e gradual. Hoje em dia, faz parte das diretrizes de uma grande variedade de negócios pelo país.

 

Benefícios da prática

  • Evita o sedentarismo em locais onde os funcionários passam a maior parte da rotina na mesma posição;
  • Reduz os riscos de lesões;
  • Tem efeito relaxante e reduz o estresse;
  • Promove um ambiente mais descontraído;
  • Estimula a produtividade;
  • Reduz os índices de acidentes de trabalho;
  • Aumenta a disposição;
  • Melhora a postura;
  • Contribui para ambientes mais harmoniosos.

Tipos de ginástica laboral

A ginástica laboral é dividida em 4 tipos. Eles compreendem momentos diferentes da jornada de trabalho.

  1. Preparatória: é executada entre 10 e 20 minutos antes de iniciarem-se as atividades de rotina. Os exercícios movimentam os músculos mais utilizados no dia a dia;
  2. Compensatória: é indicada para momentos onde o corpo começa a apresentar sinais de cansaço. Tem como objetivo alongar os músculos e aliviar sintomas de estresse;
  3. Relaxamento: conta com exercícios que são aplicados ao final do expediente. Objetiva a eliminação de tensões;
  4. Corretiva: indicada para os momentos onde a dor muscular apresenta desconforto. Pode ser feita em qualquer momento do dia. Os exercícios movimentam os membros superiores, inferiores, a lombar, ajudam na correção da postura, reduzem incômodos e contribuem para aumentar a resistência.

 

Como é realizada?

O responsável pela orientação dos exercícios realizados deve ser um profissional de Educação Física. Ele deve levar em consideração os princípios da ergonomia e relacionar isso com as características humanas, psicológicas e culturais da empresa.

De modo geral, essa modalidade pode ser praticada por qualquer pessoa e em empresas de qualquer ramo. Porém, que para cada tipo de empresa, os exercícios devem ser adequados as necessidades de movimentação física dos funcionários.

O tempo de realização da ginástica varia entre 10 e 15 minutos. O que não compromete a jornada diária, já que um dos benefícios também é o aumento da produtividade.

Além de ser uma boa prática no dia a dia da empresa, serve de inspiração e incentivo para que os colaboradores mantenham a prática de exercícios físicos também fora da empresa.

Não deixe de ler sobre os Benefícios da atividade física para uma vida mais saudável. Além disso, dê aquela passadinha no site da Jandaia porque estamos cheios de novidades!

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...