VOCÊ ESTÁ LENDO: Hábitos para uma vida mais saudável em 2022

Hábitos para uma vida mais saudável em 2022

Nessa época, muita gente tem o costume de anotar suas metas e objetivos. Mas, independentemente se você gosta de fazer isso ou não, existem alguns hábitos que precisam ser priorizados por todas as pessoas, pois refletem na nossa saúde física e mental.

Adotar hábitos saudáveis é uma forma de cuidar de si mesmo. Com a saúde em dia, você conseguirá ter capacidade para trabalhar em todas as outras metas que tem para a sua vida nesse ano e nos demais que estão por vir.

Portanto, para começar 2022 com o pé direito, trouxemos uma lista com 5 hábitos saudáveis para você aderir e melhorar a saúde de maneira integral.

 

1 – Faça exames de rotina

Mesmo que você não esteja apresentando sintomas de doenças, é legal fazer exames de rotina periodicamente. Dessa forma, é possível identificar possíveis problemas de saúde logo de início e prevenir o agravamento do quadro.

Visitar o dentista a cada seis meses para uma revisão também é muito importante, pois ajuda a manter a saúde bucal em dia.

 

2 – Cuide da alimentação

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é uma das formas mais eficientes de cuidar da saúde, pois ela contribui para manter a nutrição adequada do organismo, o bom funcionamento de todos os órgãos, fornece mais energia, disposição, bem-estar e melhora a qualidade de vida como um todo.

Cuidar da alimentação compreende ampliar as variedades de frutas, legumes e verduras no cardápio, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e com alto teor de sal, açúcar ou gorduras, consumir uma média de 2 litros de água por dia e evitar o uso de substâncias como álcool e cigarro.

 

3 – Estabeleça uma rotina de exercícios físicos

Além de ir ao médico regularmente e se alimentar bem, os exercícios são fundamentais para prevenir o aparecimento de doenças e manter a saúde em dia. 30 minutos diários são suficientes para colher muitos benefícios como mais disposição e energia para o dia a dia, alívio do estresse e da ansiedade, fortalecimento da imunidade, melhor qualidade do sono e muito mais.

A dica é encontrar atividades que você goste de praticar, dessa forma é mais fácil tornar a prática diária um hábito.

 

4 – Dê atenção à sua saúde mental

Além de cuidar do corpo, é de extrema importância dar atenção à saúde da mente. Quando não estamos bem mental e emocionalmente, isso produz reflexos que prejudicam a saúde física, nossos relacionamentos e o bem-estar, que é tão importante para levar a vida de maneira saudável.

Portanto, fique sempre atento à sua saúde mental. Em casos de estresse, ansiedade, alterações frequentes de humor, depressão e outros problemas que sejam persistentes, é muito importante buscar por ajuda. Fazer terapia é tão importante quanto o tratamento de uma doença física, por exemplo.

 

5 – Faça coisas que você ama

Uma das melhores formas de manter-se motivado, inspirado e consistente na manutenção de uma rotina saudável, é estar sempre fazendo coisas que você ama, que despertam seu entusiasmo e alegria.

Busque inserir na rotina atividades que promovam essas sensações, como ler, escrever, praticar um esporte, caminhar, dançar, conversar com pessoas queridas, ver filmes e séries, dentre outras tantas possibilidades. Nem que seja uma vez na semana, priorize um tempo para fazer o que você ama e isso fará muita diferença na sua saúde integral.

 

Aprenda a cuidar de você!

Aqui no Blog da Jandaia, nós temos uma sessão especial com conteúdos cheios de informações e dicas sobre saúde, esportes, alimentação saudável, cultura e outros assuntos que podem te ajudar a criar uma rotina mais saudável e viver um 2022 com mais plenitude e leveza. Navegue e aproveite a leitura!

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...