Bitucas de cigarro, canudos, tampinhas, garrafas e sacolas plásticas de supermercado, sacos plásticos em geral, estão entre os itens mais retirados das praias brasileiras. O levantamento foi feito com base nos mutirões de limpeza da Semana Mares Limpos de 2017, movimento organizado pela ONU Meio Ambiente em parceria com o Instituto Ecosurf.
Apresentadas na véspera da segunda edição da semana, as informações do relatório de 2017 são uma amostra das 24 toneladas de lixo coletadas por 57 grupos que realizaram ações de limpeza em praias ou rios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. No total, a ação envolveu 10 mil voluntários, com 136 grupos em 16 estados litorâneos e dois estados interioranos.
Os dados que serviram para criar o ranking do lixo são coletados pelos próprios voluntários, uma forma efetiva de ciência cidadã.
A maior parte do lixo encontrado nas praias e rios brasileiros é composto por plástico. Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil e responsável pela campanha Mares Limpos, lembra que “entre 60 e 90% do lixo encontrado nos mares é composto por vários tipos de plásticos, em diferentes tamanhos e estágios de degradação. É possível encontrar desde grandes redes de pesca a sacolas plásticas e garrafas de refrigerante, até microplásticos de menos de 5 milímetros de diâmetro – o plástico é onipresente, está em todos os oceanos do planeta”.
A Semana Mares Limpos começou em 2017 com o objetivo de acumular informações e ter um painel geral sobre o lixo presente em praias brasileiras. Trata-se também de uma ação educativa, pois convida a sociedade a assumir compromissos para a redução do lixo nos oceanos.
Acesse o site da NATIONAL GEOGRAPHIC para saber mais sobre esse assunto:
https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2018/09/bitucas-tampinhas-e-canudos-sao-os-lixos-mares-limpos-onu
© 2019 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Agência Digital Lema