Para conseguir lidar com o problema dos resíduos sólidos no mundo precisamos aprender a fazer a coleta seletiva do lixo que geramos em nossas casas. Mas, isso não é suficiente. Para que realmente se alcance melhoras na redução da poluição do planeta, é preciso que ocorra uma redução na geração de lixo.
O lixo doméstico compreende todos aqueles resíduos que são produzidos dentro de uma casa. Exemplos são restos de alimentos, embalagens de produtos em geral, lâmpadas queimadas, roupas e vários outros.
Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia.
Com o isolamento social causado pela pandemia, as pessoas passaram a produzir ainda mais lixo. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (ABRELPE) estima que esse aumento seja de 15% a 25% por pessoa.
Dessa forma, promove a redução da geração de lixo é uma necessidade urgente para que possamos reduzir a poluição do planeta. Nós sempre ouvimos por aí que a mudança deve começar por nós mesmos, então que tal iniciar pela sua casa?
Neste artigo, nós listamos algumas dicas que podem ajudar a reduzir a produção de lixo doméstico. Confira a seguir.
1 – Adote o consumo consciente
O consumo consciente é uma postura de questionamento, ou seja, quem adota essa postura sempre se pergunta se realmente precisa do que está comprando e avalia as características do que está comprando.
Na prática, é pensar se o produto atende suas necessidades, qual a origem desse produto, se a embalagem é reciclável ou biodegradável, se é cruelty free, entre outras qualidades.
Com isso, você garante que fará compras que realmente serão úteis para você e que têm um impacto menor para o meio ambiente.
2 – Prefira produtos a granel
Quanto menos embalagens você adquirir, menor será sua produção de lixo doméstico. Para isso, uma alternativa muito legal é dar preferência aos produtos a granel.
Se você tem mercados e lojas na sua região que oferecem essa opção, aproveite. Outra dica é fazer a compra de produtos nas feiras. Além de mais saudáveis, você gera menos resíduos de embalagens.
3 – Leve sua ecobag
A ecobag é uma sacola de pano ou de outro material resistente que você utiliza para substituir as sacolas plásticas. A cada ida ao mercado ou a feira você pode evitar de levar várias sacolas para casa.
4 – Faça compostagem
É muito importante tentar utilizar os alimentos ao máximo para evitar o desperdício de comida. Mas, com relação aos talos, cascas e outras partes não utilizadas na culinária, uma boa alternativa é compostar.
Nós já mostramos por aqui como fazer uma composteira doméstica. Confira o tutorial e inspire-se para começar esse processo incrível na sua casa.
5 – Moderação com delivery e compras online
Os serviços de delivery podem até ajudar naqueles dias mais corridos onde não dá tempo de preparar uma alimentação de qualidade em casa. Mas, é legal ter moderação porque esses pedidos costumam vir em várias embalagens diferentes.
Com as compras online ocorre a mesma coisa. Para proteger o produto acabam sendo utilizados vários materiais, caixas, fitas adesivas, plástico bolha e outros itens.
Reduzindo seus pedidos você também vai conseguir diminuir a produção de lixo. Então, mais uma vez é necessário colocar o consumo consciente na frente e fazer escolhas com moderação.
6 – Evite produtos descartáveis
Talheres, pratos de plástico, canudos, copos, sacolas e outros produtos descartáveis estão entre os grandes vilões da geração de resíduos no planeta. Para substituí-los você só precisa mudar seus hábitos de consumo.
Prefira embalagens retornáveis, carregue consigo seu copo e talheres caso utilize no dia a dia e recuse as embalagens sempre que for possível.
7 – Doe o que você puder
Roupas, calçados, cobertores, móveis, alimentos e outros itens domésticos que você não usa e jogaria no lixo, talvez ainda tenha serventia para outras pessoas. Então, antes de descartar busque saber se há a possibilidade de fazer esse repasse doando para quem precisa.
Além de reduzir a produção de lixo doméstico, você estará fazendo um ato de caridade.
E aí, você tem mais alguma dica? Quais hábitos você adota na sua casa? Vamos conversar sobre isso?
Para conferir mais dicas úteis sobre meio ambiente e sustentabilidade, acesse outros conteúdos aqui do Blog.