A importância da Floresta Amazônia

A importância da Floresta Amazônia

A grande importância da Floresta Amazônica para o planeta

 

Muito se fala sobre a Floresta Amazônica e isso foi demonstrado recentemente por conta das queimadas. Não só o Brasil, como em todo o planeta falavam sobre o assunto. Mas qual é a importância da Floresta Amazônica? Por que tanto se fala sobre ela? Se você ainda não sabe as respostas para essas perguntas, vamos te atualizar.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só em 2019 foi possível registrar quase 89 mil focos de incêndio na região. E, somente no mês de agosto, foram 30 mil. A Floresta Amazônica encerra o ano com saldo negativo.

Vejamos um pouco mais sobre o assunto e porque é essencial que cuidemos melhor desse grande patrimônio que nos é dado pela natureza.

 

Por que as queimadas são um problema?

Primeiro, vamos entender de que maneira os incêndios florestais podem afetar diretamente a forma como vivemos e o nosso dia a dia. Aliás, dificilmente essa floresta promove focos de queimada naturalmente já que se trata de um ambiente úmido. Para isso, é necessário que exista um agente, alguém que provoque as chamas.

As árvores pequenas morrem logo, até porque ficam mais perto do chão. As maiores podem não morrer no momento da queimada, mas morrem anos depois. O fogo costuma avançar cerca de 200 a 300 metros por dia e chegar até 30 cm de altura. Além de destruir a flora, também prejudica a fauna já que os animais começam a ir para outros ambientes.

Após uma queimada, as florestas passam a absorver 25% menos carbono ainda que já tenham se passado mais de 30 anos. Assim, os danos permanecem por longos períodos.

O cenário pode ficar ainda pior se ocorrer em áreas que já foram queimadas antes. Isso porque as árvores que morreram na última se tornam uma espécie de combustível e as chamas avançam rapidamente.

Em 2019, o grande número de queimadas está relacionado ao desmatamento para criação de gado. Além disso, muitas dessas áreas devastadas atingem reservas indígenas.

Qual a real importância da Floresta Amazônica?

Agora que já entendemos os problemas que as queimadas e o desmatamento causam a esse ecossistema, vamos entender agora por que devemos preservar a Floresta Amazônica. Confira!

 

Pulmão do Mundo

A Floresta Amazônica é conhecida como o Pulmão do Mundo porque ela consegue absorver uma grande quantidade de gás carbônico da atmosfera e produzir oxigênio. Porém, com as queimadas, a floresta passou a absorver uma quantidade bem menor desse gás. Desde os anos 90, a capacidade de absorção caiu pela metade. 

Além de reduzir a absorção, as queimadas produzem árvores mortas que, por sua vez, emitem uma grande quantidade de gás carbônico.

E, para encerrar este tópico, vamos abrir aqui uma observação sobre o apelido Pulmão do Mundo que na verdade é completamente errado. Esse papel é do fitoplâncton, um tipo de alga marinha responsável pela produção de quase 55% de todo o oxigênio presente na atmosfera. Já a Floresta Amazônica não produz nem mesmo 20% do oxigênio total. Se unirmos todas as matas que cobrem a superfície terrestre teríamos 24% de todo o O2 que respiramos.

 

Controla o aquecimento global

A concentração de gás carbônico na atmosfera é a maior em 3 milhões de anos. Nunca se produziu tanto gás como atualmente e, por isso, as temperaturas subiram cerca de 3 a 4ºC em comparação à época. O aquecimento global afeta inúmeros biomas terrestres e aquáticos, derretendo geleiras e causando um impacto negativo no nosso modo de vida.

Como a Floresta Amazônica tem a capacidade de absorver gás carbônico, ela ajuda a controlar a concentração desse gás na atmosfera. A floresta pode até liberar uma boa dose do gás nos processos de decomposição, mas consegue absorver uma quantidade bem maior por meio do processo de fotossíntese.

 

Interfere no regime de chuvas

Já perceberam que locais de mata fechada costumam ter mais chuvas? Isso porque é como se as árvores transpirassem vapor de água o tempo inteiro. 99% da água que elas absorvem da terra para suas necessidades é “perdida” dessa forma. A água é eliminada para o ambiente por meio de uma estrutura presente na folha conhecida como ostíolo.

Essas gotículas evaporam, vão para a atmosfera formando as nuvens e retornam em forma de chuva. A Floresta Amazônica é tão grande que ela interfere no regime de chuvas de todo o país. Elimina 20 bilhões de toneladas de água por dia formando massas de ar carregadas de vapor de água.

 

Clima

E por falar nelas, essas correntes de ar cheias de umidade, normalmente, vão em direção ao oceano, mas isso não acontece no caso da Floresta Amazônica. Por causa da copa das árvores, as correntes de ar vão para outras partes do continente. Aliás, ela ainda retira umidade do oceano que também acaba indo para essas correntes de ar que são conhecidas por “rios voadores”. 

Podemos falar, por exemplo, das massas de ar, especialmente da Massa Equatorial Continental que se localiza na Amazônia e se expande para o restante do território brasileiro.

 

Cura de doenças

Outro ponto de extrema importância para a floresta é a presença de milhares de espécies de plantas que ajudam a curar doenças e sintomas. Quantos chás você já tomou durante a vida para tratar ou prevenir algum problema de saúde? E quando se fala da Amazônia não estamos pensando apenas em patologias simples como uma gripe, mas sim de uma possível cura para o câncer.

De acordo com os cientistas, apenas 0,5% de todas as espécies foram realmente estudadas e tiveram o seu potencial explorado. Assim, existem outras milhares para serem descobertas e entre elas pode estar a cura de diversas doenças como o Alzheimer, ELA, Parkinson e outras.

Viu a grande importância da Floresta Amazônica não só para o Brasil como também para o mundo? Precisamos preservá-la ao máximo e incentivar para que as pessoas reconheçam o quão essencial ela é para cada pessoa nos quatro cantos do planeta.

Ajude o meio ambiente plantando árvores. Descubra como esse gesto simples pode ajudar a salvar o planeta!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema