VOCÊ ESTÁ LENDO: A importância das embalagens biodegradáveis

embalagens biodegradáveis

Você costuma optar por embalagens biodegradáveis? Sabe a importância delas para o meio ambiente?

Praticamente tudo o que nós compramos vem embalado e isso representa um grande risco para a saúde do planeta. Afinal, tudo aquilo que não for corretamente destinado para a reciclagem vai parar em locais inadequados. O que gera poluição e a degradação da natureza.

Para muita gente, esse impacto ambiental das embalagens pode passar despercebido. Mas, se você parar um tempinho para analisar quantos descartes realiza diariamente, com certeza, vai se surpreender.

Uma solução que vem sendo muito utilizada para amenizar essa situação, é a fabricação de embalagens biodegradáveis. Mas, afinal, o que seria isso?

 

O que é uma embalagem biodegradável?

É uma embalagem feita a partir de material biodegradável. Este que, pode ser produzido com diferentes matérias primas. Mas, tem a característica comum de passar pelo processo de biodegradação.

Biodegradar é passar por uma transformação química, promovida pela ação de micro-organismos. Isso ocorre quando o material se encontra em condições adequadas de luz, umidade, temperatura, oxigênio e nutrientes.

Ela pode ocorrer de forma aeróbica ou anaeróbica e faz a transformação do material que acaba sendo convertido em partículas menores como CO2, água ou biomassa.

O tempo de decomposição deve ser de semanas a meses, não superior a isso. E a destinação correta é encaminhar juntamente com os resíduos orgânicos que são direcionados para unidades de compostagem. Nessas unidades, existem as condições adequadas para ocorrer a biodegradação.

Existem normas internacionais que avaliam se um material é ou não biodegradável. Elas consideram as características químicas do material, a biodegradação, a desintegração e a ecotoxidade.

 

Qual a vantagem das embalagens biodegradáveis?

Existem diferentes tipos de embalagens biodegradáveis. Mas todas elas têm em comum a vantagem de terem um tempo de permanência menor no meio ambiente. Ou seja, em comparação com aquelas que não são biodegradáveis, os efeitos nocivos são menores.

Alguns dos modelos mais utilizados hoje em dia são as embalagens de PLA (poliácido lático), de celulose. E ainda, as feitas com resíduos vegetais como milho, bagaço de cana, açúcar, e outras.

Porém, essa opção também apresenta desvantagens. Principalmente quanto a acessibilidade. Visto que o custo de produção ainda é elevado, o que faz com que isso não se popularize como deveria.

 

Embalagem biodegradável é melhor?

Se você tem a opção de fazer essa escolha, com certeza, é uma decisão melhor.

Afinal, como já falamos acima, o impacto é muito menor se comparado com as tradicionais que podem levar dezenas e até centenas de anos para se decompor na natureza.

Evitar ao máximo o uso de embalagens também é uma boa saída. Você pode fazer isso comprando produtos in natura ou a granel. Outra forma é adotando uma ecobag para ir ao supermercado ou a feira.

Preferir os produtos mais naturais também é uma questão de saúde. Sugerimos que você leia mais conteúdos sobre meio ambiente e vida saudável aqui no Blog.

E não deixe de visitar o site da Jandaia e conhecer nossos produtos. Por aqui, tudo é feito com muito carinho em um processo produtivo sustentável e responsável.

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...