Animais mais raros do mundo

Animais mais raros do mundo

Quem aqui curte Animal Planet? Esse é, sem dúvidas, um dos programas mais famosos do mundo que fala sobre tudo relacionado ao mundo animal. E se você gosta de conhecer um pouco mais desse universo, sem dúvida alguma já está curioso para saber quais são os animais mais raros do mundo.

Onde vivem? O que comem? O que os fazem tão raros? Onde podemos encontrá-los? Essas são algumas perguntas que iremos responder abaixo. Confira agora!

 

Quais são os animais mais raros do mundo?

 

  1. Leopardo de Amur

O leopardo é um dos animais mais belos da natureza e aqui estamos falando de uma espécie bastante incomum. Você também já deve ter ouvido falar dele só que com outro nome: Leopardo Siberiano e já dá para imaginar de que região do país esse animal vem. E por que ele está nesta lista?

Simplesmente porque, em todo mundo, só existem 50 Leopardos de Amur. Se você quer ver um, vai precisar viajar para uma região da Rússia chamada Primorye ou em algumas áreas de fronteira entre a Rússia e a China.

 

  1. Gorila da Planície Ocidental

Aqui temos uma subespécie do Gorila Ocidental e que pode ser encontrado em florestas e também em pântanos na África Central, República do Congo, Camarões, Angola, Guiné Equatorial, República do Congo e Gabão.

Ele é considerado um animal raro porque boa parte desses animais acabaram morrendo por conta da caça e do vírus Ebola. Hoje é possível encontrar 500 animais como esses em uma unidade de conservação no Zoológico de Cincinnati nos Estados Unidos.

 

  1. Crocodilo Filipino

Esse animal também pode ser conhecido por outros 2 nomes: Crocodilo de Água Doce Filipino ou Crocodilo Mindoro. E, como o próprio nome sugere, ele pode ser encontrado nas Filipinas. Em setembro de 2011 foram contabilizados apenas 250 em seu ambiente natural e é bem provável que este número esteja reduzido.

Além da caça para a fabricação de peças de couro como bolsas, sapatos e cintos, nas Filipinas muitos lagos, lagoas e pântanos — locais onde essa espécie de crocodilo costuma viver — são convertidos em plantações de arroz.

 

  1. Orangotango de Sumatra

É um animal bastante raro, tanto que só pode ser encontrado em apenas um lugar no mundo: Ilha de Sumatra na Indonésia. A causa da redução do número de Orangotango de Sumatra é por causa da exploração de madeira no local, retirando suas casas e alimentos, principalmente as frutas. Estima-se que, em 75 anos, mais de 80% da população foi dizimada.

 

  1. Rã de Morelet

É bem provável que essa espécie de rã sofra uma redução em 80% nos próximos 10 anos. Hoje, ela pode ser encontrada em poucos zoológicos além de seu habitat natural. A Rã de Morelet é típica do México e também pode ser encontrada em áreas específicas da América do Sul. 

A maior ameaça para esse animal, por incrível que pareça não é o ser humano, mas sim a presença de um fungo chamado Chytrid que desenvolve uma doença infecciosa e com isso está matando os sapos em diversas partes do mundo. 

 

  1. Antílope Branco

Hoje em dia, esse animal pode ser encontrado na parte nigeriana do Deserto do Saara, mas há algum tempo era encontrado, praticamente, em todo continente africano Ele se alimenta, principalmente de vegetação rasteira, ervas, leguminosas e quaisquer folhas de arbustos. O Antílope Branco consegue se adaptar muito bem ao deserto já que pode passar dias e dias sem água. 

Está na lista de animais raros porque, de acordo com os especialistas, o provável é que só existam cerca de 300 animais como esse em todo o planeta. O seu quase desaparecimento deve-se à caça e até mesmo ao turismo. Não é por acaso que os que ainda existem, só são encontrados em áreas inóspitas como o deserto, um local onde o homem tem dificuldade de permanecer.

 

  1. Polvo Roxo

Esse animal além de ser raro é bastante curioso. Ele se parece com um brinquedo, um bicho de pelúcia devido aos seus olhos grandes e sua cor roxa. O Polvo Roxo já foi encontrado em 2010 na costa do Canadá no Oceano Atlântico há mais de 900 metros de profundidade. Come, basicamente, pequenos peixes e moluscos.

 

  1. Dragão Azul

É claro que não estamos falando de um dragão como se vê nos cinemas, mas a verdade é que é bastante parecido na cor e no formato, só não no tamanho já que cabe na palma da mão. Trata-se, na verdade, de um tipo de molusco que não tem concha e vive em águas tropicais na costa da Europa, África do Sul e Austrália. A sua principal fonte de alimentação é uma planta venenosa e o seu fato curioso se dá justamente por não morrer após o consumo.

Por ser um ser de beleza rara e incomparável acaba sendo utilizado com muita frequência para decorar aquários. O problema é que em ambientes do tipo não consegue se reproduzir e as espécie acabará sendo extinta se nada for feito.

 

  1. Aranha Pavão

O pavão vocês já conhecem. Uma espécie de ave que possui uma plumagem exuberante, utilizada para atrair as fêmeas. Mas o que provavelmente você nunca viu foi uma Aranha Pavão, ou seja, uma aranha que possui cores tão belas quanto um pavão. Essa espécie pode ser encontrada em regiões da Austrália em estados como a Tasmânia e Queensland.

 

  1. Peixe Lua Gigante

Estamos falando de um peixe que pode ficar maior que 3 metros de comprimento e pesar 1.000 quilos. Impressionante não é mesmo? Uma curiosidade é que, ao contrário da maioria das outras espécies de peixes, o Peixe Lua Gigante não precisa permanecer em um único território. 

Ele pode viver bem tanto em águas tropicais quanto em temperadas e isso também vale para sua reprodução. Aliás, eles podem colocar até 300 milhões de ovos.

Você já conhecia alguns desses? Sem dúvida alguma são os animais mais raros do mundo e, por isso, precisam de um maior cuidado por parte dos seres humanos. É preciso ter, por exemplo, a consciência de poluir menos e consumir menos para que os habitats desses animais não fiquem prejudicados.

Gostou deste post? Saiba também qual é o maior animal do mundo e suas principais curiosidades e características!

 

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema