VOCÊ ESTÁ LENDO: Diminuir o consumo de energia elétrica ajuda o meio ambiente?

domo diminuir o consumo de energia elétrica

Você já deve ter ouvido muitas vezes que diminuir o consumo de energia é uma prática muito importante para a preservação do planeta, não é mesmo!?

Mas, você sabe como a redução no consumo pode ajudar o meio ambiente? É sobre isso que vamos falar nesse post!

Quando economizamos energia elétrica em nossas casas, o primeiro impacto que podemos observar é no bolso. Quanto menor for o gasto mensal, menor será a tarifa. Mas, os benefícios da diminuição do consumo também impactam de forma significativa na natureza.

Caso você ainda não saiba, a água, recurso natural indispensável para a vida, tem um papel vital na produção de energia elétrica. De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), 90% da energia gerada em território brasileiro, tem origem nas usinas hidrelétricas.

Isso quer dizer que, quanto maior for o consumo da nossa população, maior será a necessidade de água para que o sistema possa funcionar. Dessa forma, ao economizar energia, também estamos economizando água.

Estudos apontam que cerca de 15% da energia produzida no Brasil, é desperdiçada. O Procel (Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica), estima que esse desperdício chega a 40% em residências. Isso indica que nossos recursos hídricos também estão sendo impactados.

Ainda falando das usinas hidrelétricas, é importante lembrar que, para a construção desse tipo de obra, ocorrem grandes impactos ambientais. Pois, é preciso alterar o curso de rios e inundar áreas. Ação esta que, destrói ecossistemas naturais e desabriga comunidades. Nesse processo, a biodiversidade também é afetada e espécies podem entrar em extinção.

A boa notícia é que podemos ajudar a amenizar esses efeitos com hábitos simples do dia a dia.

 

Dicas para economizar energia elétrica

  1. Apague as luzes quando sair de um ambiente ou invista em lâmpadas inteligentes. Elas fazem isso sozinhas ao detectar que o local ficou vazio;
  2. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados;
  3. Aproveite a luz natural dos ambientes;
  4. Sempre confira as informações a respeito da eficiência energética dos eletrodomésticos antes de efetuar a compra. Aparelhos com a letra “A” consomem menos eletricidade;
  5. Prefira as lâmpadas LED, pois além de economizarem, são recicláveis;
  6. Chuveiros elétricos são os grandes vilões da conta de energia. Busque por modelos mais econômicos, reduza o tempo do banho e em dias mais quentes, utilize na posição “verão”;
  7. A geladeira também precisa de atenção, nunca encoste na parede, mantenha sempre limpa e confira frequentemente as borrachas de vedação;
  8. Deixe as roupas acumularem para fazer uso da máquina de lavar, assim você economiza água e energia;
  9. Converse com a sua família e amigos sobre a importância de economizar.

Além disso, é importante lembrar de investir em empresas que cuidam do Planeta. A Jandaia adota práticas de sustentabilidade em todo o processo produtivo, incluindo a utilização de energia solar, que é renovável, limpa e sustentável.

Visite nosso site e conheça mais sobre nossa empresa.

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...