Como economizar água

Como economizar água

Cuidar dos nossos recursos naturais é uma preocupação constante, especialmente quando falamos de água. Ela é tão importante que podemos passar semanas sem ingerir alimentos, mas apenas 3 ou 5 dias sem água pode nos levar à morte. Por isso, economizar água é algo que precisa ser um hábito em nossas vidas e existem muitas formas de fazer isso.

De toda a água que temos no mundo, apenas 2,5% é potável e grande parte dela, cerca de 80%, está nas geleiras. Aqui no Brasil, temos 12% da água potável do mundo, ou seja, reservas de água doce. Porém, o brasileiro não está sabendo cuidar muito bem desse imenso benefício que a natureza nos deu.

Vamos entender agora um pouco mais sobre a poluição das águas brasileiras e como podemos economizar água sem, necessariamente, prejudicar a nossa qualidade de vida. Confira!

O problema da poluição hídrica no Brasil

O território brasileiro foi agraciado com uma boa parte de água potável que existe no mundo. Mas como pode ser isso se, em algumas épocas do ano, muitas áreas sofrem pela falta de água?

Há muitas explicações para isso e uma delas é o fato de que cerca de 60% do esgoto aqui não tem tratamento. Por isso, todos os desejos são despejados diretamente nos rios, causando a grande poluição e um esgoto a céu aberto como vemos em grandes cidades do país. A quantidade de esgoto é imensa. Só para se ter uma ideia são 5 mil piscinas olímpicas de esgoto que são lançadas só no litoral do país sem tratamento.

O rompimento da barragem em Mariana, por exemplo, ainda é visto como o maior desastre ambiental da história, poluindo boa parte do Rio Doce. Em Barcarena, no Pará, uma refinaria da Noruega jogou resíduos de bauxita no rio Pará.

Além da poluição pelo esgoto e dos rejeitos tóxicos, outra causa da pouca água disponível no Brasil é a agropecuária. Para que apenas uma peça de carne seja produzida, são gastos quase 6 mil litros de água. E, se olharmos para um panorama mais geral, para produzir apenas 1 quilo de carne, são necessários 15,5 mil litros de água.

Outro problema para a água é o desmatamento

Só entre 2001 e 2018, o nosso país perdeu mais de 50 milhões de hectares, isso equivale a quase os mesmos 50 milhões de campos de futebol desmatados. 

É a cobertura das árvores que ajuda as águas das chuvas a infiltrar pelo solo e alcançar os lençóis freáticos que vão desaguar nos rios. Sem essa vegetação, perde-se um pouco dessa característica permeável do solo e as chuvas acabam arrastando sedimentos para os leitos dos rios. Isso pode provocar secas e o desaparecimento de diversos rios como já aconteceu e acontece em diversas áreas do país.

E, com todos esses problemas, o que nos resta? Você pode ajudar e muito. Não precisa estar no governo ou em uma posição de grande poder. Pode parecer clichê, mas é verdade: se cada pessoa fizer a sua parte, não precisaremos nos preocupar com a escassez de água potável. Por isso, vejamos abaixo como você pode economizar água e ajudar no desenvolvimento sustentável do nosso país.

 

8 formas de economizar água

 

  1. Feche a torneira

Você já deve ter lido essa dica, mas precisamos reforçar. Vai escovar os dentes? Lavar o rosto? Fazer a barba? Então, feche a torneira e só abra quando realmente for precisar da água. Só durante esse pequeno momento, você pode economizar até 12 litros de água. 

 

  1. Seja consciente ao dar descarga

É claro que você deve dar descarga quando for necessário, mas manere no tempo da descarga. Pressionar o botão por 6 segundos gasta de 6 a 10 litros de água e, provavelmente, isso tudo não é necessário.

 

  1. Lave a roupa com menos frequência

Uma máquina lavar com capacidade para 5 litros consome até 135 litros de água em apenas uma leva de roupas. Portanto, só use quando for lavar com capacidade total para não desperdiçar. Outra coisa, na hora de jogar a roupa para lavar, veja se realmente ela não pode ser usada mais uma vez.

 

  1. Lave o carro com balde

Sabemos que utilizar a mangueira para lavar o carro é muito mais prático e rápido, mas com o balde a economia é muito maior. Em apenas 15 minutos ligada, a mangueira gasta 180 litros de água. Uma boa estratégia para tirar o sabão é usar um regador, pois consegue espalhar mais a água cobrindo uma área maior.

 

  1. Não faça a mangueira de vassoura

Vai limpar a calçada? Então, use a vassoura para a limpeza, afinal de contas, essa é a finalidade desse item. Se estiver muito sujo, varra primeiro e só depois limpe com água e, novamente, de preferência, use um balde.

 

  1. Guarde água das chuvas

Armazenar a água das chuvas pode ser uma excelente estratégia para economizar água. Ter uma calha com reservatório é uma ótima oportunidade para evitar que essa água se perca. Essa mesma água pode ser utilizada para limpar a casa, lavar a calçada, entre outros afazeres. Você também pode reaproveitar a água da máquina de lavar que também pode ser ótima para limpeza e também para dar descarga.

  1. Verifique os vazamentos

Torneira pingando, descarga vazando…essas são algumas situações que podem acontecer em qualquer lugar e que se perde uma grande quantidade de água. Estima-se que apenas um vazamento pode desperdiçar quase 100 mil litros de água em um ano. 

Em apenas um dia, você joga fora água que seria suficiente para lavar as roupas na máquina. Portanto, verifique cada local da casa onde pode haver vazamentos e providencie os reparos.

  1. Seja mais rápido no banho

Para alguns, o momento do banho é como um lazer, algo extremamente relaxante e, por isso, costumam ficar mais tempo que o necessário debaixo do chuveiro. Mas, se você reduzisse esse tempo em apenas 5 minutos, por exemplo, em vez de ficar 30 minutos no banho, ficasse 25, já conseguiria economizar quase 27 bilhões de litros de água em apenas 1 mês.

Preservar o nosso meio ambiente e os recursos naturais para as próximas gerações e também para a nossa é algo que depende de cada um de nós e com mudanças de hábito bem simples. Ao economizar água você não está só preservando a natureza, mas também evitando situações ruins do dia a dia como a crise hídrica na cidade de São Paulo que afetou diversas pessoas. 

Compartilhe este post nas suas redes sociais e incentive outras pessoas a economizar água mostrando quais as melhores maneiras de fazer isso!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema