VOCÊ ESTÁ LENDO: Como ocorrem as queimadas

Como ocorrem as queimadas

As queimadas que vem acontecendo em diferentes locais do Brasil, especialmente no cerrado, na Amazônia e no Pantanal, tem sido um dos assuntos mais recorrentes da atualidade.

Entender como ocorrem essas queimadas, suas causas e consequências, é importante para compreender como nosso planeta está sendo afetado por esses eventos. Além disso, esse é um tema bastante comum em provas como o Enem e vestibulares, então fique ligado!

 

 O que são as queimadas?

Antigamente, as queimadas eram uma espécie de técnica agrícola primitiva. Porém, com o passar do tempo, o processo começou a ser executado de maneira ilegal, causando sérios prejuízos para o meio ambiente.

Essa prática foi bastante utilizada no Brasil durante o período colonial, especialmente com objetivo de fazer a retirada de cobertura vegetal do solo, para a realização do plantio ou para fins de pastagem.

Por ser uma técnica considerada economicamente barata, ainda é bastante utilizada nas áreas rurais. Porém, as queimadas não surgem apenas a partir das atividades agrícolas, elas também podem ser provocadas por outras ações humanas, principalmente nos períodos de clima mais seco.

 

Principais causas das queimadas

São diversos os fatores que podem ocasionar as queimadas. De modo geral, elas são resultantes de ações humanas que provocam:

  • Desmatamento com o objetivo de extração de madeira. Nesses casos, são queimadas as plantas de porte menor, para que isso facilite a circulação e o corte de árvores maiores;
  • Desmatamento para fins de agricultura e pecuária. Ocorre quando amplas áreas de terra são queimadas para que o local, antes arborizado, possa servir para a criação de animais ou plantio de monocultura;
  • Colheita da cana-de-açúcar. Essa prática é manual e as queimadas são utilizadas para fazer a limpeza do terreno e facilitar o corte da cana;
  • Atitudes de vandalismo e negligência. Estas, estão entre as principais causas das queimadas. Um exemplo comum é o descarte irregular de bitucas de cigarro ainda acesas, em terrenos secos;
  • Balões são outra prática que contribui para causar os incêndios florestais.

 

Consequências

É evidente que as queimadas podem promover graves consequências com relação ao meio ambiente e a qualidade de vida no planeta Terra.

Elas comprometem de maneira devastadora o equilíbrio dos ecossistemas terrestres e com isso, prejudicam a manutenção da flora e da fauna, interferem na circulação das águas superficiais e subterrâneas, e ainda prejudicam as condições de umidade, temperatura e liberação de vapor de água na atmosfera.

Desse modo, as consequências passam a serem sentidas:

  1. Na perda de biodiversidade;
  2. Emissão de grande quantidade de gases poluentes na atmosfera;
  3. Comprometimento da qualidade do ar;
  4. Desertificação ambiental;
  5. Crescimento das doenças de ordem respiratória;
  6. Danos irreparáveis aos patrimônios públicos e privados atingidos pelos incêndios;
  7. Aumento do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global que causa alterações na temperatura do planeta;
  8. Redução da fertilidade do solo, visto a perda de umidade e de matéria orgânica;
  9. Intensificação da erosão e empobrecimento do solo nas áreas que são atingidas pelo fogo;
  10. Alterações no regime de chuvas e no ciclo natural das águas;
  11. Morte de animais.

Além de atingirem diretamente os animais e as plantas, as queimadas produzem efeitos que geram o desequilíbrio ambiental não só das regiões afetadas, mas de todo o planeta.

A Amazônia, por exemplo, é considerada a maior floresta tropical do mundo e com as queimadas que vem sofrendo nos últimos anos, tem perdido imensas áreas de mata para o fogo, o que vem criando consequências irreparáveis no clima do planeta.

Os efeitos das queimadas não só no Brasil, mas em todo o mundo, estão sendo sentidas de maneira cada vez mais intensa.

 

Como podemos contribuir?

O desenvolvimento da consciência ecológica é o que precisamos para evitar as queimadas e todas essas consequências que estão relacionadas a elas.

Informar-se e compartilhar informação a respeito é um ótimo começo para reduzir as suas causas. Além disso, praticar o consumo consciente, reciclar e cuidar do meio ambiente são hábitos que todos precisamos desenvolver.

Aqui no Blog da Jandaia temos diversas dicas relacionadas a esses assuntos. Não deixe de ler e não esqueça de compartilhar.

Confira também o nosso site.

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...