CADERNOS, CADERNETAS, PLANNERS, AGENDAS, BLOCOS E MUITO MAIS!

Como reciclar embalagens de papel?

Você já sabe que o papel é um material reciclável, não é mesmo!? Mas, como promover a reciclagem das embalagens feitas neste material? Nesse post, nós te contamos!

A reciclagem de papel é um processo muito importante para preservar os recursos naturais, evitar o desmatamento, reduzir o consumo de água e energia. Vários fatores impactam na preservação do meio ambiente.

Atualmente, boa parte dos papéis que utilizamos no nosso dia a dia podem ser reciclados, graças aos sistemas de coleta seletiva que recolhem esse material e destinam para a indústria de reciclagem.

Mas, quais tipos de embalagens de papel podem ser recicladas? Te contamos a seguir!

 

Quais embalagens de papel são recicláveis?

Grande parte das embalagens em papel são reaproveitadas. Porém, a indústria não tem muito interesse por aquelas revestidas de algum outro material, como plástico ou alumínio. Nesses casos, a reciclagem é menor.

Isso não inclui as embalagens longa vida. Apesar de elas serem formadas por camadas de papel, plástico e alumínio, frequentemente são recicladas.

Para garantir que esse processo aconteça, o ideal é sempre destinar as embalagens para usinas de reciclagem, pois geralmente as equipes que trabalham nesses locais, conseguem vender o material para a indústria interessada.

Embalagens de papel que podem ser recicladas:

  • Embalagens feitas em cartolina;
  • Embalagens de cereais e produtos alimentícios em geral;
  • Caixas de papelão em geral;
  • Embalagens de remédios e produtos de cuidados pessoais;
  • Embalagens de vestuário, dentre outras.

Embalagens de papel que não são recicladas:

  • Embalagens de papel vegetal;
  • Embalagens feitas de papel impermeável, como os copos para café;
  • Papéis engordurados;
  • Fitas e etiquetas adesivas que são utilizadas para fechamento de embalagens.

Além disso, é importante saber que o papel não é reciclado infinitas vezes, pois as suas fibras vão perdendo a resistência ao longo dos procedimentos.

Para ser reciclado, o papel não deve conter metais, vidros, pedras, areia, clips, elásticos ou outros materiais que dificultem o processo.

Quando não é reciclado, felizmente, o papel é um material de fácil decomposição.

Para empresas, as caixas de papelão são as melhores embalagens a serem utilizadas porque são facilmente recicladas, já que contam com fibras virgens e poucos produtos químicos.

 

Como descartar o papel para que ele seja reciclado?

  1. Não misture as embalagens com outros resíduos como óleo, comida, produtos químicos, e outros itens que possam sujá-las e contaminá-las;
  2. Papéis sujos, especialmente com gorduras, devem ser descartados no lixo orgânico;
  3. Armazene sempre em local seco;
  4. Se possível, separe as embalagens de outros tipos de papel, como jornal, revistas, etc;
  5. Destine para o sistema de reciclagem da sua cidade.

 

Você separa os seus resíduos?

Se ainda não faz isso, é melhor começar a fazer! Esse é um hábito que precisa ser inserido no dia a dia de todas as pessoas, para que juntos possamos promover um volume cada vez maior de materiais reciclados, reduzindo o descarte irregular que polui e degrada o planeta.

Com a pandemia do coronavírus e o crescimento dos serviços de delivery, a produção de embalagens de papel também aumentou muito e elas precisam ser destinadas corretamente para a reciclagem, seguindo as recomendações que passamos acima.

Para mais dicas sobre meio ambiente, continue navegando aqui no Blog, pois temos uma série de conteúdos interessantes sobre esse tema.

E não deixe de visitar o site da Jandaia e conhecer os nossos produtos.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi – Todos os Direitos Reservados

Feito com 🧡 por Conteúdo Conecta