A reciclagem de papel é um processo muito importante para preservar os recursos naturais, evitar o desmatamento, reduzir o consumo de água e energia. Vários fatores impactam na preservação do meio ambiente. Mas, você sabe como reciclar embalagens de papel?
Atualmente, boa parte dos papéis que utilizamos no nosso dia a dia podem ser reciclados. Isso, graças aos sistemas de coleta seletiva que recolhem esse material e destinam para a indústria de reciclagem.
Mas, quais tipos de embalagens de papel são recicladas? Como participar desse processo? Continue lendo, pois contamos a seguir!
Quais embalagens de papel são recicláveis?
Grande parte das embalagens em papel são reaproveitadas. Porém, a indústria não tem muito interesse por aquelas revestidas de algum outro material, como plástico ou alumínio. Nesses casos, a reciclagem é menor.
Isso não inclui as embalagens longa vida. Apesar de serem formadas por camadas de papel, plástico e alumínio, frequentemente são recicladas.
Para garantir que esse processo aconteça, o ideal é sempre destinar as embalagens para usinas de reciclagem. Pois, geralmente, as equipes que trabalham nesses locais, conseguem vender o material para a indústria interessada.
Embalagens de papel que podem ser recicladas:
- Embalagens feitas em cartolina;
- Embalagens de cereais e produtos alimentícios em geral;
- Caixas de papelão em geral;
- Embalagens de remédios e produtos de cuidados pessoais;
- Embalagens de vestuário, dentre outras.
Embalagens de papel que não são recicladas:
- Embalagens de papel vegetal;
- Embalagens feitas de papel impermeável, como os copos para café;
- Papéis engordurados;
- Fitas e etiquetas adesivas utilizadas para fechamento de embalagens.
Além disso, é importante saber que o papel não é reciclado infinitas vezes, pois as suas fibras vão perdendo a resistência ao longo dos procedimentos.
Para ser reciclado, o papel não deve conter metais, vidros, pedras, areia, clips, elásticos ou outros materiais que dificultem o processo.
Quando não é reciclado, felizmente, o papel é um material de fácil decomposição.
Para empresas, as caixas de papelão são as melhores alternativas de embalagens. Isso porque, são facilmente recicladas, já que contam com fibras virgens e poucos produtos químicos.
Como descartar o papel para que ele seja reciclado?
- Não misture as embalagens com outros resíduos como óleo, comida, produtos químicos, e outros itens que possam sujá-las e contaminá-las;
- Papéis sujos, especialmente com gorduras, são descartados no lixo orgânico;
- Armazene sempre em local seco;
- Se possível, separe as embalagens de outros tipos de papel, como jornal, revistas, etc;
- Destine para o sistema de reciclagem da sua cidade.
Você separa os seus resíduos?
Se ainda não faz isso, é melhor começar a fazer! Esse é um hábito que todas as pessoas devem aderir. Dessa forma, vamos promover um volume cada vez maior de materiais reciclados. A fim de, reduzir o descarte irregular que polui e degrada o planeta.
Com a pandemia do coronavírus e o crescimento dos serviços de delivery, a produção de embalagens de papel também aumentou muito. No entanto, elas devem ser destinadas corretamente para a reciclagem, conforme as recomendações que passamos acima.
Para mais dicas sobre meio ambiente, continue navegando aqui no Blog. Pois temos uma série de conteúdos interessantes sobre esse tema.
E não deixe de visitar o site da Jandaia e conhecer os nossos produtos.