Como reutilizar água

Como reutilizar água

Reutilização da água: Como fazer isso?

Nos últimos anos, temos presenciado o acontecimento das chamadas crises hídricas em várias partes do país. Essas crises, que deixam parte da população desabastecida, é o resultado não apenas das estiagens, mas de todo o processo que resulta na falta de chuvas e que desperdiça esse recurso natural.

São diversos os fatores que contribuem para isso como o desmatamento, o desperdício pelo agronegócio e pela indústria, a falta de consciência da população na hora de usar a água, dentre outros.

Pode até parecer que nossas ações diárias não fazem diferença, mas se somarmos esforços podemos sim economizar muita água e contribuir para que essa realidade mude. Se todos os moradores do país tivessem o hábito de fechar a torneira enquanto escovam os dentes, por exemplo, no período de um mês isso seria o equivalente a um dia e meio do volume de água que passa pelas Cataratas do Iguaçu. Impressionante, não é mesmo?

Portanto, precisamos nos tornar mais conscientes e responsáveis pela forma como estamos impactando no meio ambiente e na vida das pessoas. Desenvolver hábitos de economia e conservação da água são uma ótima forma de fazer a nossa parte.

Nós já falamos aqui no blog sobre economizar água, mas para a preservação desse recurso natural vital, precisamos ir ainda mais além e descobrir formas de reutilizá-la.

 

Mas, o que é reutilizar água?

Simples. Reutilizar é dar um novo uso aquilo que já foi usado (re-uso). É pegar aquelas águas que costumamos desperdiçar e dar uma nova função a ela. A água em que cozinhamos os vegetais, lavamos a roupa e até a água do banho pode ganhar uma nova função.

Com isso, evitamos o desperdício e ainda economizamos, pois não será necessário o uso de uma nova água limpa e potável para realizar essas ações. Isso também vai ter impactos significativos na conta de água.

Bom, agora vamos a prática! Quais são os hábitos de reuso da água que podemos cultivar no cotidiano e que terão todos esses impactos positivos? Veja a seguir.

 

Reutilize a água da máquina de lavar

A água da máquina de lavar roupas pode ganhar um novo uso se você a coletar com um balde. Calcula-se que um ciclo de lavagem de roupas pode gastar a média de 135 litros de água. Ao invés de jogar isso fora, você pode usar para dar descarga em vasos sanitários, lavar as calçadas ou o carro. 

Além disso, a água do enxágue ou a água do amaciante pode ser usada para abastecer a máquina para a próxima lavagem.

 

Não desperdice a água do preparo das refeições 

A água é utilizada para o preparo de todos os nossos alimentos, mas em alguns casos, acabamos desperdiçando-a, como a água do cozimento do macarrão que costuma ir pelo ralo da pia, ou, a água do cozimento de vegetais.

Uma dica legal é que após cozinhar os vegetais, essa água seja reservada e utilizada em novos preparos como de sopas, risotos, etc. Além disso, a água do cozimento do macarrão, de vegetais e outros alimentos, pode ser reservada e usada na rega das plantas.

Mais uma sugestão é sempre que for lavar vegetais, fazer isso com uma bacia embaixo da torneira, e usar essa água também para a rega das plantas.

 

Colete a água do chuveiro

Coletar a água do chuveiro é outra prática simples, mas que faz uma grande diferença. Pra você ter uma ideia, no período de um ano, uma família é capaz de reutilizar o suficiente para a descarga diária de uma pessoa por 5 meses. 

Para fazer isso, você pode ter um balde sempre no box, com isso colete a água que é desperdiçada enquanto o chuveiro esquenta ou deixe ele próximo a você para que vá recebendo parte das águas que caem durante o banho.

Essa água pode ser usada na descarga, na lavagem do banheiro, lavagem de calçadas e outras áreas externas. 

 

Tem aquário em casa? A troca de água também deve ser responsável

Se você tem aquário em casa, ao fazer a limpeza pode usar a água retirada dele para regar as plantas. Ela pode ser uma fonte especial de nitrogênio para elas, além de conter fósforo e potássico que ajudam como fertilizantes.

É importante que, se água estiver muito suja, você a misture com um pouco de água limpa, de forma a não prejudicar as plantas, caso essa água esteja salgada.

 

Colete a água do ar-condicionado

Sabe aquela água que desce do ar-condicionado? Você pode coletá-la com um balde e reutilizar na rega das plantas ou para outras atividades. 

 

Capte a água da chuva

Você pode captar a água da chuva para realizar algumas atividades domésticas, como a limpeza das calçadas, a lavagem do carro, dar descarga em vasos sanitários, etc. É importante lembrar que essa água não é potável e, portanto, não pode ser usada para consumo humano ou de animais.

Se você não tem um sistema de captação com calhas e reservatório, pode fazer isso colocando baldes e bacias embaixo das goteiras.

 

Reutilize a água do congelador

Se o modelo da geladeira de casa é daquelas que descongela manualmente, então você pode pegar as placas de gelo e colocar em um balde para que dissolvam e atinjam temperatura ambiente. Depois, é só utilizar na rega das plantas.

 

Com atitudes simples podemos fazer a diferença!

São atitudes simples que quando praticadas no dia a dia se tornam hábitos muito saudáveis que ajudam o planeta e fazem a diferença.

Se você seguir essas dicas de reutilização da água, com certeza, estará fazendo um bem enorme para o planeta e a humanidade. Lembre-se que por menor que pareçam nossos esforços, eles são muito importantes.

A Jandaia é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, por isso compartilhamos mais esse conteúdo com você! Não esqueça de conhecer o nosso site.

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema