Como se forma um iceberg

Como se forma um iceberg?

Você sabe como se forma um iceberg? Descubra agora!

Quando se fala em iceberg, muitas pessoas vão se recordar rapidamente do filme Titanic, que conta a história de um dos maiores navios a vapor que naufragou quando bateu em um iceberg. E se ele consegue afundar até mesmo o que parecia que nunca afundaria, imagine só o que algo assim pode fazer.

O iceberg é algo gigantesco, especialmente se você levar em conta que a sua maior porção fica debaixo da água. Mas como ele se forma? Como esse monte de gelo se acumula? Como esses grandes blocos conseguem chegar até 70 metros de altura? Confira as respostas para essas e outras perguntas abaixo!

Entenda como se forma um iceberg

Na verdade, um iceberg é nada mais que um grande pedaço de gelo que se desprende das geleiras. Tanto as marés quanto as correntes marítimas acabam movimentando uma parte do gelo que fica submerso para cima e para baixo. Já ouviu o ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”? A ideia é a mesma: com esses movimentos acontecendo de forma repetitiva, algumas rachaduras começam a aparecer na geleira e em um momento, aquele pedaço de gelo se separa por completo formando o tal iceberg.

E, ao contrário do que se possa imaginar, o aquecimento global causado pelo efeito estufa não é a principal causa da formação do iceberg. Pode causar o derretimento das geleiras, mas não necessariamente faz com que esse grande bloco de gelo se desprenda. E uma curiosidade, algo que poucos sabem sobre os icebergs: alguns possuem água em estado líquido em seu interior.

Eles podem se formar a partir de geleiras localizadas na Antártida e também em outros lugares como na Groenlândia. Porém, isso não acontece no polo norte, pois lá há uma grande plataforma de gelo, ou seja, é a água do mar congelada.

Quais as principais características de um iceberg?

Um iceberg costuma ter, em média, 70 metros de altura, porém, 90% desse volume fica debaixo da água. Isso ocorre com todos os icebergs porque a água do mar é um pouco mais densa que o gelo. Assim, a maior parte ficar submersa. O peso de um iceberg desse tamanho pode chegar a 200 mil toneladas, porém, o valor pode ser até 20 vezes maior.

Normalmente, um iceberg leva cerca de 2 anos para derreter por completo, mas esse número também precisa levar em consideração alguns fatores. Por exemplo, se ele vai para o oceano, pode derreter em menos tempo por causa da temperatura. Mas se ao desprender da geleira ficar perto da costa, pode levar mais tempo para derreter por completo. Outra coisa que influencia é o tamanho: quanto maior ele for, mas tempo leva para derreter.

Outra característica do iceberg é a velocidade com que avançam pelo mar. Ele costuma ser levado de um lugar para o outro pelas correntes marítimas, porém a velocidade de deslocamento também é influenciada pelo vento que age sobre a parte emersa do bloco de gelo. A depender da corrente marítima, ele pode viajar mais rápido ou mais devagar, por exemplo, no hemisfério norte, no qual podemos encontrar a Corrente do Labrador, um iceberg pode se descolar até 20 cm por segundo.

O maior iceberg do mundo

Nomeado de A68, o maior iceberg do mundo tem um tamanho 4 vezes maior que o da cidade de São Paulo. E a maior preocupação agora é que ele está bem perto de entrar em mar aberto, pois já está no limite do Círculo Polar Antártico. A grande placa de gelo se desprendeu na Antártida, da plataforma de gelo Larsen em 2017. Ele segue se movendo na direção norte com os seus 160 km de comprimento e mais de 1 trilhão de toneladas.

Esse iceberg ficou por quase um ano perto da placa da qual se desprendeu, mas por conta de uma corrente marítima, a Weddell Gyre, ele girou 270 graus. Além disso, a corrente carregou a grande massa de gelo cerca de 250 km para o norte. Apesar do grande comprimento, ele tem uma espessura pequena, de apenas 200 metros. É algo proporcional a um cartão de crédito, por isso os cientistas estão impressionados pelo A68 não ter sofrido nenhum dano significativo, por exemplo, ter se partido ao meio.

Porém, desde que se desprendeu da plataforma, ele já perdeu alguns pedaços. Um deles tem 13 km por 5 km e está 110 km ao norte. O mais provável é que o destino do A68 assim como o de seus pedaços seja o que chamam de Cemitério de Icebergs na ilha de Geórgia do Sul pertencente à Inglaterra, mas que fica na porção da costa leste da Argentina.

A maior preocupação agora dos cientistas não é o maior iceberg do mundo, mas sim a plataforma Larsen. Eles estão receosos de que ela venha a se desprender o que pode causar efeitos colaterais ao plano que só serão sentidos no futuro.

Agora que você já sabe como se forma um iceberg, que tal ver outros conteúdos do nosso blog? Confira aqui outros conteúdos interessantes!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema