VOCÊ ESTÁ LENDO: Como se formam as nuvens e a chuva?

como se formam as nuvens

O ciclo da água é um tema abordado logo nos primeiros anos da escola, mas é sempre importante retomar esse aprendizado. Nesse post, explicaremos como se formam as nuvens e a chuva.

Primeiramente, é importante lembrar que água pode atingir três estados: sólido (gelo), líquido e gasoso (vapor). A chuva é a água em estado líquido, ela é responsável por abastecer os rios, lagos, lagoas e riachos.  Já falamos sobre os diferentes cursos de água em outro post, vale a leitura!

Esses cursos de água são indispensáveis para a manutenção da vida no planeta. A chuva tem um papel primordial nesse ciclo. Mas, para que ela aconteça, primeiro é necessário que se formem as nuvens.

 

Como se formam as nuvens?

O Planeta Terra é envolvido por uma série de gases, isso recebe o nome de atmosfera. Quando o calor que é irradiado pelo sol atinge a superfície do nosso planeta, isto provoca a evaporação da água que está nos rios, mares, lagos e florestas.

Como o ar é quente e o vapor é leve, então ele sobre para a atmosfera e forma as nuvens. Estas que, nada mais são do que a transformação desse vapor em pequeninas gotas de água e cristais de gelo.

Isso acontece porque na atmosfera, esse vapor se encontra com uma temperatura mais fria, que faz com ele saia do estado gasoso e vá para o estado líquido ou mesmo, congele, caso a temperatura esteja muito baixa.

Dias mais quentes favorecem a formação das nuvens porque ocorre um aumento do processo de evaporação.

As características de cada uma das nuvens dependem da quantidade, da dimensão e da forma como as partículas de água estão distribuídas. Além disso, podem variar de acordo com a intensidade de luz recebida, que por sua vez, depende da sua posição em relação ao sol. Outro fator de influência é a presença de impurezas da atmosfera como poeiras ou vapores industriais que acabam atraindo os vapores de água.

Conforme a aparência, as nuvens são divididas em três tipos: Cirrus, que apresenta linhas pinceladas; Cumulus, que possui faixas que se parecem com algodão, branquinhas e fofas; e Stratus, que são uniformes, contem camadas e lembram um lençol.

De acordo com o Atlas Internacional das Nuvens, elas também podem ser classificadas conforme o estrato, dividindo-se entre altas, médias e baixas.

  • Nuvens altas: A base dessas nuvens, geralmente, está posicionada cerca de 6km de altura, possuem gelo e são bem pesadas;
  • Nuvens médias: sua base está entre 2 e 6 km de altura, são líquidas, ou seja, constituídas de gotas de água ou mistas, onde se misturam as gotículas de água com cristais de gelo;
  • Nuvens baixas: sua base está em até 2 km de altura, são líquidas e o número pode variar conforme a sazonalidade.

 

Quando a nuvem se transforma em chuva?

Agora que já sabemos como as nuvens são formadas, podemos compreender facilmente como elas se transformam em chuva e devolvem para a Terra a água que foi parar lá em cima pelo processo de evaporação.

Quando olhamos para o céu e observamos uma nuvem, não conseguimos identificar as gotas de água ou os cristais de gelo, mas eles estão lá e vão se acumulando nelas, deixando-as cada vez mais pesadas.

Quando as nuvens pesam, elas começam a se aproximar da superfície do planeta Terra. Nessa aproximação a temperatura começa a ficar mais quente, o que faz com que o gelo derreta e se transforme em gotas de chuva.

A quantidade de chuva que cai de uma nuvem depende do volume armazenado em cada uma delas.

 

A importância da chuva

Como já citamos lá no início do post, a chuva é responsável por abastecer os rios, lagos, mares e as florestas. Esses cursos de água abastecem cidades, garantindo a manutenção da vida e dos processos produtivos.

A chuva é o fenômeno que traz a água de volta para o planeta e mantém a vida na Terra. Ela é indispensável para a sobrevivência de todas as espécies.

A escassez de chuvas gera diversos prejuízos, deixa populações sem abastecimento de água, prejudica a sobrevivência de pessoas, animais e plantas, comprometendo o bem-estar e a qualidade de vida no Planeta.

Além do trabalho da natureza, também a cabe a nós tomar atitudes de preservação dos recursos naturais. Sugerimos que você leia nosso post sobre como reutilizar água.

Além disso, visite o site da Jandaia e confira os nossos produtos. Somos uma empresa comprometida com a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade. Nossos produtos tem origem em um processo responsável e cuidadoso com o meio ambiente. Não deixe de conferir!

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...