Espécies de Tubarões

Conheça as espécies de tubarão

Conheça as 7 principais espécies de tubarão do planeta

 

O tubarão é um dos animais mais fascinantes do planeta. Além de causar muito medo, ele também consegue deixar as pessoas maravilhadas. Tanto é que muitos filmes já foram feitos com esse animal e a maioria deles são assustadores. Mas a verdade é que existem diversas espécies de tubarão e nem todos são capazes de nos deixar com as pernas bambas, aliás, alguns podem ser bem dóceis.

No total, há 480 espécies de tubarão em todo o planeta e delas, 90 já puderam ser vistas no litoral brasileiro. Para ser classificado com tubarão é necessário ter algumas características como: ser um predador, cauda assimétrica, ter corpo alongado e esqueleto formado por cartilagem. A pele também precisa ser bastante resistente e áspera.

Para saber um pouco mais sobre esse animal, vamos agora descrever algumas das espécies mais conhecidas. Confira abaixo!

 

Principais espécies de tubarão

  1. Tubarão Branco

Um dos maiores predadores do oceano, o Tubarão Branco mede, em média, 4,5 metros e possui movimentos migratórios longos, algo que dificulta a vida dos cientistas que se dedicam a entender um pouco mais esse animal. 

Apesar de ser mostrado no cinema sempre atrás de pessoas no mar para serem a próxima refeição, não somos o prato predileto dessa espécie, aliás passamos bem longe disso. Eles gostam muito de peixes, polvo, golfinhos, crustáceos, focas, entre outros. Na verdade, os humanos e as orcas são os principais predadores do Tubarão Branco.

Recentemente, uma fotógrafa marinha, Kimberly Jeffries se deparou com um dos maiores tubarões da espécie já vistos. A fêmea tinha mais de 6 metros de comprimento e esse tipo de encontro costuma ser bastante raro já que a maioria desses animais nada em águas mais profundas. A fêmea ganhou o nome de Deep Blue (azul profundo).

 

  1. Tubarão-baleia

Não é por acaso o nome dessa espécie. Aqui temos números que são impressionantes como o peso que pode chegar a 15 toneladas e o tamanho podendo chegar a 18 metros. O local onde o Tubarão-baleia pode ser visto com maior frequência é no Oceano Índico, mas pode ser encontrado em qualquer parte do mundo.

Apesar do seu impressionante tamanho, essa espécie é inofensiva para os seres humanos só se alimentando de peixes pequenos e plâncton. Por ser bem grande, a velocidade desse animal é pequena, nadando lentamente. É a maior espécie de peixe e, de acordo com os cientistas, podem viver até 100 anos!

 

  1. Tubarão-tigre

Seu corpo de tom azulado e listras brancas lhe deu esse nome. Aliás, essa característica não é por mero acaso, pois a sua cor ajuda-o a se camuflar no momento de caçar alimentos. Costuma medir, em média 3 metros, porém, já foram vistos animais com quase 6 metros. O peso médio é 600 quilos, mas também já foram vistos animais pesando mais de 1 tonelada!

Essa espécie é uma das grandes responsáveis por ataques a banhistas, mais do que o Tubarão-branco. É bastante comum ver notícias do tipo no litoral de Pernambuco. Porém, tem como refeição predileta outras opções: tartaruga marinha, outras espécies de tubarões e peixes.

 

  1. Tubarão-martelo

O nome se dá por conta do formato da sua cabeça, com projeções laterais, em forma de T onde ficam os olhos. É uma espécie que pode medir mais de 4 metros de comprimento e pesar cerca de 430 quilos. É mais encontrado em regiões de clima tropical ou temperado como é o caso do Brasil. Na verdade, a espécie Tubarão-martelo engloba 10 subespécies de tubarão, todas com a mesma característica do formato da cabeça.

Tem como alimento preferido as arraias e, em alguns casos, podem até cometer canibalismo, pois são predadores vorazes. Durante o dia, costumam andar em grupos de até 500 tubarões e se separam para caçar à noite.

 

  1. Tubarão-pigmeu

Ele é muito pequeno, aliás, o segundo menor tubarão existente e pode caber na palma da mão. O Tubarão-pigmeu não costuma ser visto facilmente, já que habita regiões mais profundas dos oceanos, em regiões abissais a 500 metros de profundidade. Ele pode ser encontrado em águas brasileiras, especialmente nas zonas temperadas como é o caso do sul do país. O comprimento da fêmea pode chegar a 25 cm e o dos machos, 22 cm.

O principal predador são outros tubarões como o Tubarão-tigre e, apesar do tamanho, o Tubarão-pigmeu também é carnívoro e se alimenta de peixes menores e camarões.

 

  1. Tubarão-serra

O nome é por causa da cabeça grande e comprida e dos dentes que ficam à mostra ao redor da boca, parecendo-se realmente com uma serra. Algumas espécies podem chegar a quase 2 metros de comprimento e como alimentos preferidos podemos citar lulas, polvos, crustáceos e peixes. Essa espécie pode ser facilmente encontrada nas Bahamas, Austrália e também nos mares próximos ao Japão e China.

 

  1. Tubarão-cabeça-chata

Também conhecido como Tubarão-touro, o Tubarão-cabeça-chata é considerado um dos mais agressivos e costuma atacar os banhistas. Consegue viver tanto em águas salgadas, quanto em águas doces e, por isso, possui muitas presas em qualquer lugar. Sua expectativa de vida é, em média, de 14 anos e consegue gerar até 3 filhotes por vez.

É muito encontrado no Brasil, especialmente em regiões como Recife, local onde ocorrem diversos ataques, mais especificamente na praia de Boa Viagem. Eles podem viver muito perto da superfície, o que é mais uma característica que favorece os ataques a banhistas. Atacam outros animais marinhos por causa de território e até mesmo outros maiores.

Há muitas espécies de tubarão e aqui citamos as mais conhecidas. São animais que não possuem uma visão muito boa, mas que têm outros sentidos bastante aguçados como o olfato. Podem sentir o cheiro de uma única gota de sangue em um raio de 100 metros.

E para os que têm medo desse animal, saiba que o homem é o seu maior predador. Inclusive, algumas espécies estão em extinção, pois muitos são caçados para produção de suplementos com a cartilagem, pele para acessórios, produção de óleo e as barbatanas. Aliás o comércio de barbatanas vende milhões, pois são vistas como iguarias nos melhores restaurantes do mundo.

Você gosta de saber mais sobre o reino animal? Então, descubra qual é o maior animal do mundo e suas principais características!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema