Você presta atenção a todas as características dos produtos que você compra? Esse é um hábito que tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas. É movido, principalmente, pela preocupação com a preservação do meio ambiente e o futuro do planeta.
Mudanças na forma de consumir têm feito com que o mercado precise focar no desenvolvimento de produtos ecológicos, que são aqueles que tem um processo produtivo mais respeitoso com a natureza, os animais e as pessoas.
Prestar atenção as características do que você compra é uma forma de consumir de maneira mais consciente.
Mas, o que significa consumo consciente?
Como o próprio nome sugere, consumir de forma consciente é buscar o máximo possível de informações a respeito do processo produtivo do que você compra.
Nesse lugar de consciência, você toma as suas decisões de compra considerando a origem dos ingredientes, como funciona o processo produtivo, se ele degrada, polui ou afeta de alguma forma o planeta, se a empresa remunera adequadamente as pessoas que trabalham na produção, dentre outros detalhes.
O consumo consciente é um movimento que começou a surgir nos Estados Unidos, no século XIX, quando donas de casa indignadas com as condições de trabalho precárias dos funcionários das indústrias, passaram a anotar quais eram as empresas que atuavam com respeito aos funcionários, passando a dar preferência a elas no momento de fazer as suas compras.
Com o tempo, o movimento foi ganhando cada vez mais adeptos e passou a funcionar de maneira mais organizada. Assim, outros movimentos começaram a surgir a partir disso, como é o caso do #FashionRevolution.
Ele foi iniciado na Inglaterra logo após um prédio de Bangladesh, onde funcionava a confecção de grandes marcas do mundo, caiu em 2013 e matou cerca de mil pessoas.
Com o ocorrido, os britânicos passaram a questionar porque aqueles trabalhadores estavam trabalhando naquelas condições para fabricar as suas roupas.
Com perguntas como “quem fez as minhas roupas?” e “quanto custou minha camiseta?”, o mundo pôde conhecer a ideia do movimento e perceber que o preço baixo de um produto teve um alto custo para as pessoas que produziram e para o meio ambiente.
A partir de então, muitas marcas passaram a rever sua forma de produzir, em busca de conquistar esse público que está cada vez mais atento.
Como isso funciona na prática?
Ao ir a uma loja ou ao supermercado, é comum que as pessoas em geral, considerem princípios como o preço e a qualidade de um produto para tomar a sua decisão de compra.
Para um consumidor consciente, isso não é o suficiente. Ele precisa saber qual foi a distância percorrida para esse produto chegar até aquela prateleira, se a marca respeita e preserva os direitos trabalhistas, se cumpre as normas ambientais, se os ingredientes são seguros para a saúde, se eles são biodegradáveis, dentre outros detalhes.
E isso serve para os produtos de limpeza, higiene, roupas, acessórios, comida, cosméticos, calçados, casa, carro, etc.
É claro que, esse detalhamento pode variar, mas o cuidado é sempre devido a uma preocupação com a qualidade de vida das pessoas que estão envolvidas na cadeira produtiva e com os impactos causados ao meio ambiente.
Dessa forma, aquelas marcas que se dedicam para oferecer produtos mais ecológicos são as que mais terão chances de vender para o consumidor consciente.
Outro ponto que vale destacar, é que esse tipo de consumidor também prefere produtos locais, ou seja, aqueles vendidos por pequenas empresas, produtores rurais, artesãos, etc. Isso porque com as distâncias menores, o impacto ambiental gerado também é menor, além de fortalecer as comunidades e as pessoas.
Principais benefícios dessa prática
- Contribui para a preservação ambiental;
- Melhora a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar individual e social;
- Menores índices de consumo;
- Redução de desperdícios;
- Reciclagem e reuso de materiais;
- Apoio a economia local;
- Redução do trânsito, já que são mais consumidos os produtos locais;
- Redução na emissão de CO²;
- Redução da poluição de rios e mares.
Princípios do consumo consciente
Além de prestar atenção ao que se compra, o consumo consciente tem outros princípios importantes. Vamos falar um pouquinho sobre eles.
- Consumir apenas o necessário
Quando se coloca atenção as suas verdadeiras necessidades, você consegue enxergar o quanto está comprando coisas desnecessárias, que acabam gerando acúmulos nos armários, no guarda-roupas e na vida em geral. Além de, causar desperdício e prejudicar o meio ambiente.
- Separar os resíduos
Fazer a separação adequada dos resíduos para que eles não sejam descartados irregularmente prejudicando a natureza, é outro principio que o consumo consciente preza. Dar a destinação correta ao plástico, metal, papel, vidro e resíduos orgânicos, evita a poluição e ainda contribui com as associações de catadores.
- Preferência por produtos reciclados ou reutilizáveis
O consumo consciente preza o reuso e a reciclagem de materiais, bem como a utilização de produtos que sejam reutilizáveis. Um exemplo são as ecobags, sacolas feitas de tecido que substituem as plásticas no transporte das compras e podem ser usadas muitas vezes, sem desperdício de plástico.
Outro exemplo são as caixas e embalagens feitas de papel ou papelão reciclado. Assim como os produtos aqui da Jandaia, que conta com cadernos, agendas e outros materiais que também são feitos de papel reciclado.
- Avaliar o impacto do seu consumo
Pensar em todo o processo, desde a confecção até o descarte do produto e como isso afeta o planeta e as pessoas é uma forma de entender como o seu próprio consumo pode impactar no mundo. E este é um princípio dos mais importantes quando falamos de consumir de forma consciente.
- Não comprar produtos piratas
Ao fazer esse tipo de aquisição, você acaba prejudicando todas as pessoas envolvidas no processo de criação dos produtos originais. E por conta desse impacto social é que esse tipo de produto é evitado no consumo consciente.
A importância da atitude individual
Agora que você já sabe que existem muitas pessoas que estão super atentas ao impacto que geram no planeta, como você se sente em relação ao seu próprio consumo?
Por mais simples que pareça, nossas escolhas individuais podem sim impactar para mudanças positivas no planeta.
Ao analisar, planejar e se tornar conscientes do que estamos consumindo, reduzimos o impacto sofrido pela natureza e ajudamos a construir um mundo melhor de se viver para todos.
E não é apenas um impacto externo, pois ter cuidado ao que consumimos ajuda a preservar a saúde, faz o dinheiro render mais, gera a sensação de autorresponsabilidade e melhora a nossa qualidade de vida. Além de, fazer perceber o que realmente é necessário para vivermos bem.
Aqui na Jandaia nós temos um processo produtivo responsável e sustentável, para que o impacto gerado seja o mais positivo possível para o planeta e a sociedade. Você pode conhecer as nossas práticas de sustentabilidade clicando aqui.
Além dos produtos tradicionais que recebem todo esse cuidado, também temos linhas de materiais feitos em papel reciclado. Conosco você pode ter a certeza de estar adquirindo produtos que respeitam o planeta.
Visite nosso site e saiba mais.