Curiosidades sobre o maior animal do mundo

Curiosidades sobre o maior animal do mundo

A fauna mundial é algo espetacular. São tantos belos animais, majestosos e alguns, gigantescos.

E falando em gigantescos, vamos conhecer um pouco mais sobre a Baleia Azul, que é o maior animal do planeta. Com um nome científico Balaenoptera musculus, é, provavelmente, o maior ser vivo de todos os tempos, inclusive maior que os dinossauros. Mas por que a Baleia Azul é tão grande?

Bom, de acordo com os cientistas, esse mamífero só consegue chegar a esse tamanho porque vive exclusivamente na água. Só nesse ambiente ela é capaz de suportar todo o peso do corpo, o que não aconteceria se pudesse ficar fora dela. O peso seria em demasiado para ela aguentar.

Ficou curioso para saber mais sobre a Baleia Azul? Então, continue com a leitura e confira algumas curiosidades sobre esse magnífico animal!

Principais características da Baleia Azul

O maior animal do planeta possui, em média, 120 toneladas e as fêmeas são ainda maiores, podendo chegar até 130 toneladas. Porém, algumas podem alcançar até 180 toneladas (mais do que 28 elefantes africanos juntos, o maior da espécie). Pode crescer até 30 metros de comprimento, o mesmo que um prédio de 10 andares ou um Boeing 737.

A Baleia Azul pode ser encontrada em todos os oceanos, com exceção da região do Ártico tendo uma distribuição cos mopolita, ou seja, por quase todo o Planeta Terra. Ela apresenta um comportamento migratório: vai para os pólos à procura de alimento e quando precisa se reproduzir, nada para as zonas tropicais.

Por esse tamanho gigantesco, você deve pensar que ela é uma grande predadora, mas não é bem assim. Além disso, não se alimenta de grandes animais, mas sim de crustáceos conhecidos como krill, que mais parecem pequenos camarões. O consumo médio por dia é de 2 toneladas! A sua alimentação é compatível com a sua estrutura “dentária” que, na verdade, não possui dentes e sim, uma espécie de barba.

Na hora de comer, a baleia coloca na boca uma grande quantidade de água e de crustáceos. Ela consegue eliminar o excesso de água sem perder o alimento por causa dessa barba.

Quando atingem os 10 anos de idade, já estão aptas para a atividade sexual e reprodução. A gestação de uma Baleia Azul dura 1 ano e, após o nascimento, os pequenos filhotes são alimentados pelas mães por cerca de 8 meses. E, para gerar outros filhos, esse animal aguarda cerca de 2 ou 3 anos. É só nesse período que ela está totalmente recuperada para uma nova gestação.

Infelizmente, trata-se de uma espécie que está desaparecendo. Durante os séculos 19 e 20 ela foi bastante caçada por causa da produção de óleo de baleia para gerar luz para a cidade e as pessoas por meio de lamparinas. Ainda hoje, a caça desse animal é grande, pois o homem ainda não entendeu o conceito de desenvolvimento sustentável. Fora a caça, a Baleia Azul ainda precisa enfrentar outros problemas como colisão com navios.

Alguns fatos curiosos sobre a Baleia Azul

Que esse é um animal magnífico, disso ninguém duvida. O seu tamanho é incomparável, além da sua beleza. Existem algumas curiosidades interessantes sobre a Baleia Azul que você vai gostar de saber. Confira:

  • os seus vasos sanguíneos são tão grandes que tem espaço suficiente para que homem rasteje dentro deles;
  • é possível colocar 50 pessoas apenas na sua língua;
  • os filhotes já nascem com 7 metros de comprimento, ganham 90 quilos por dia e consomem, diariamente, 380 litros de leite materno podendo chegar a 600 litros (é leite pra ninguém botar defeito hein?);
  • antigamente, existiam cerca de 200 mil baleias, atualmente, por conta da caça predatória, existem apenas 10 mil em média;
  • a comunicação é feita por meio de sons debaixo da água;
  • o local por onde essa baleia respira, chamado de Espiráculo, tem tamanho suficiente para um bebê humano passar sem dificuldades;
  • o jato de água expirado pode chegar a 9 metros de altura;
  • a sua língua pode pesar mais do que elefante e o seu coração tem um peso maior do que o de um carro e é do tamanho de um fusca;
  • para captar comida, eles descem até 500 metros de profundidade;
  • nadam a uma velocidade média de 8 km/h e podem alcançar até 30 km/h;
  • o membro reprodutor do macho pode alcançar 3 metros de comprimento.

A caça da Baleia Azul é proibida internacionalmente, porém, o Japão resolveu descumprir essa regra. O país informou para o órgão responsável que a caça é para fins científicos, mas muitos acreditam que isso é apenas uma fachada para o comércio da carne de baleia. Comer esse tipo de carne faz parte da cultura japonesa e, por isso, a venda consegue oferecer bons lucros.

A proibição da caça internacional à Baleia Azul foi estabelecida em 1986. Foi uma estratégia criada para que o número de baleias voltasse a crescer já que tinha caído consideravelmente. Porém, todos os países pensavam que essa fosse uma medida temporária, mas acabou por se tornar permanente. Além do Japão, Noruega e Islândia também voltaram à caça por causa da cultura local do consumo da carne desse animal. A Noruega é o país que mais mata baleias no mundo.

A melhor maneira de preservar o bem-estar dessa e de outras espécies e cuidando bem do meio ambiente. Para isso, todos precisamos fazer a nossa parte, quer saber as formas de preservá-lo? Então veja as dicas neste outro artigo!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema