Eles são adorados em todo o mundo. No Egito antigo, eram considerados animais sagrados. O mundo dos felinos se destaca por seus instintos e habilidades de caça. Pelo faro e audição aguçados. Além disso, são esteticamente bonitos e muito interessantes.
Os felinos já estão presentes no nosso planeta há pelo menos 25 milhões de anos. São animais mamíferos que possuem espécies de pequeno, médio e longo porte, podendo serem encontrados em praticamente todas as partes do planeta.
Características dos Felinos
Todos os felinos carregam algumas características que são comuns, independente da espécie, são elas:
- Possuem garras longas com efeito curvado;
- Suas unhas são retráteis, ele escolhe quando mantê-las recolhidas;
- Seu faro e audição são muito aguçados;
- Possuem capacidade ampliada de visão noturna;
- Sua espinha é flexível, o que permite que escalem árvores com muita facilidade;
- Patas dianteiras tem 5 dedos e as traseiras 4 dedos cada.
Vale lembrar que, os felinos são classificados como selvagens ou domésticos. Hoje em dia, temos apenas o gato que vive dessa forma, porém, no contexto histórico, outras espécies também eram domesticadas.
10 espécies de felinos e suas características
1. Gato Doméstico (Felis Silvestris catus)
Vamos iniciar pelo mais popular de todos, o gato doméstico. É um felino de pequeno porte e existem cerca de 250 espécies no mundo.
Um gato doméstico vive uma média de 15 anos e pode pesar até 7 quilos. A sua alimentação é composta de pequenos animais, principalmente roedores e aves.
O gato doméstico tem hábitos noturnos e tende a dormir entre 13 e 14 horas por dia. Principalmente, por ser a forma como ele conserva energia.
Os gatos são animais de estimação muito interessantes, são preguiçosos e independentes. Mas, também podem ser muito carinhosos e brincalhões.
2. Tigre (Panthera tigres)
Mais uma espécie muito conhecida, o Tigre é encontrado no continente Asiático. Possui pelo de coloração alaranjada com faixas pretas por todo o corpo. É considerado um verdadeiro símbolo de beleza e de poder.
Os tigres são considerados os maiores felinos existentes, sendo que podem chegar a pesar até 204 kg. Já a espécie Tigre Siberiano é ainda maior, podendo medir até 4 metros com peso de até 300 kg.
Diferentemente de outras espécies felinas, os tigres se adaptaram aos ambientes aquáticos e as suas patas contam com membranas que auxiliam na natação.
3. Leão (Panhera leo)
É conhecido como o Rei da Selva, muito retratado no cinema e visto como um animal que representa o poder. É a segunda maior espécie do mundo, considerando o tamanho, sendo que perde apenas para o tigre.
Um leão pode medir cerca de 3 metros e a espécie é encontrada nos continentes Asiático e Africano. Estima-se que, hoje em dia, existam cerca de 20 mil leões africanos e a espécie é classificada com alto risco de extinção.
O ruído de um animal como esse pode ser ouvido por até 8 km. Eles são a única espécie dos felinos que vive em sociedade de maneira regular. Um bando de leões conta com 1 até 3 líderes.
4. Guepardo (Acinonyx jubatus)
O Guepardo é encontrado no Oriente Médio, no Continente Africano e também no Sudoeste asiático.
Também chamado de cheetahs, são simplesmente, os animais mais rápidos do planeta. Um Guepardo consegue sair de 0 a 96 quilômetros por hora numa questão de três segundos.
Eles não rugem como outros felinos de grande porte. O que o Guepardo faz é emitir pios de alta frequência e assim como os gatinhos domésticos, eles também ronronam.
5. Gato-do-mato (Leopardus tigrinus)
Encontrado na América Central e na América do Sul, é um dos felinos comuns no Brasil. O Gato-do-mato é um felino de pequeno porte e seu tamanho é bastante semelhante ao do gato doméstico.
A diferença é que essa é uma espécie selvagem e extremamente agressiva. Um gato-do-mato pode matar animais que são maiores do que ele.
6. Jaguatirica (Leopardus pardalis)
Mais um felino encontrado no Continente Americano, com maior ocorrência no território brasileiro. Em algumas regiões das Américas, a Jaguatirica já chegou a ficar extinta, devido a degradação de seu habitat.
Na década de 60, esse animal foi muito explorado, estima-se que mais de 200 mil tenham sido mortos anualmente para extração de pelo. Sua aparência é semelhante à da onça-pintada, porém com pelos mais curtos em tons de dourado ou acinzentados com manchas pretas distribuídas em todo o corpo.
É um felino de médio porte, que mede cerca de 50 cm e pesa até 15 quilos. Se alimenta de aves, roedores, répteis e coelhos. Costuma caçar aos finais de tarde e início da noite.
7. Onça-pintada (Panthera onca)
Ela é simplesmente o maior felino das Américas, que é a região onde pode ser encontrada. É um dos animais mais representativos da fauna do Brasil.
Em relação ao porte, só perde em tamanho para o tigre e o leão. Pode chegar a pesar cerca de 100 kg, medindo entre 1,10 a 1,85 metros. Sua mordida é a mais poderosa entre todas as espécies felinas.
A aparência da onça-pintada é muito marcante, seus pelos são dourados e as manchas pretas bastante definidas. A cabeça tem formato arredondado e é robusta. Suas patas são grandes.
8. Lince-do-Canadá (Lynx canadenses)
Esta espécie é encontrada na América do Norte, especialmente no Canadá. Lembra um gato doméstico em tamanho gigante e é considerado um verdadeiro mestre de caça noturna.
Sua visão e seu olfato são mais aguçados do que os de outras espécies, possui pernas alongadas, enquanto o corpo e o rabo são mais curtos. Com patas enormes, consegue andar facilmente pela neve.
Apesar de não serem excelentes corredores, utilizam do seu fortíssimo instinto para agarrar as suas presas.
9. Onça-parda (Puma concolor)
Mais uma espécie do continente Americano, a onça parda é um animal majestoso e está presente desde o Canadá até a região amazônica. Sendo considerada como o animal com maior distribuição geográfica de nosso continente. Por conta disso, pode ser conhecida por outros nomes como Puma ou suçuarana, como chamam os norte-americanos, ou leão-baio, como chama o povo tupi-guarani.
Mede até 1,55 metros e seu peso vai até 72 quilos. A coloração, diferentemente de outros felinos, não conta com manchas e sua pelagem é de tom acinzentado.
É um animal mais ativo no período noturno e costuma viver solitário.
10. Lince-Ibérico (Lynx)
É um felino típico da Península Ibérico. É o felino mais ameaçado de extinção. Possui a cabeça menor do que o corpo e seus membros são robustos, com unhas retráteis e mortais.
Habita regiões com grande presença de arbustos, que é onde eles se abrigam. As grandes clareiras desses locais permitem que ele possa caçar e conseguir seu alimento.
É incrível como nosso planeta conta com uma biodiversidade tão rica e animais tão interessantes como estes, não é mesmo? Os Felinos são animais surpreendentes e de uma beleza especial!
Se você gostou de conhecer essas espécies, não deixe de ler nosso post sobre os animais mais raros do mundo.
Ah! Também não deixa de dar uma passadinha no site da Jandaia para conferir todas as novidades que temos por lá!