Imagem com sucatas de carros e o título do artigo: Consumo consciente

O que é consumo consciente

Saiba o que é consumo consciente e como ele pode melhorar a vida desta geração e das próximas

Muito se fala sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, afinal de contas, é por meio dele que garantimos a nossa sobrevivência. O consumo consciente é justamente utilizar esses recursos de maneira racional, sem desperdício, afinal de contas, o que sobra hoje pode faltar amanhã.

E não precisamos nem mesmo esperar tanto para ver como o consumo inconsciente nos afeta. A falta de água nos meses de verão quando as chuvas demoram mais a cair em algumas regiões do país é uma prova de que estamos consumindo dos recursos naturais da maneira errada.

E, para mostrar a você como consumir de maneira mais consciente e explicar a importância desse conceito, criamos este conteúdo. Confira abaixo!

 

O que é consumo consciente?

Primeiro, precisamos pensar o que é consumo. Consumo é quando adquirimos algo para o nosso uso e pode causar tanto um impacto positivo quanto um negativo. A forma com que você compra, se você realmente precisa daquele item, como faz o descarte dele após o uso, de quem compra e outras variáveis são formas de podemos utilizar para minimizar os impactos negativos e ampliar os positivos. 

O consumo consciente é justamente levar em consideração essas variáveis visando a sustentabilidade, ou seja, consumir de uma forma que não prejudique a geração atual e que a geração futura tenha recursos suficientes.

 

Como consumir de forma consciente?

O consumo consciente é uma questão de hábito. É uma mudança na forma de pensar e um estilo de vida no qual um pouco todo dia faz uma grande diferença para o futuro. Confira abaixo algumas formas de colocar o consumo consciente em prática.

 

Não compre de forma impulsiva

A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Quantas vezes você já comprou algo por impulso e que quase não usou. Isso acontece muito com roupa, por exemplo, quando compramos algo só porque está na moda e no momento que não está mais, deixamos de usar.

Você pode até pensar que se não vai pro lixo não tem problema. Só que rios foram poluídos e matéria prima foi consumida para produzir aquela peça que você comprou e não vai mais usar. Portanto, antes de comprar, pense bem se você realmente precisa daquilo, se realmente será útil e se vai usar por muito tempo. Além de ajudar o planeta, você ainda ajuda o seu bolso.

 

Pratique o minimalismo

O minimalismo é um estilo de vida no qual o consumo tem um papel muito pequeno. O consumo no minimalismo é apenas para algo essencial, por exemplo, vale mais a pena comprar uma peça de roupa de boa qualidade e mais cara do que comprar várias pelo menos valor e que vão estragar em pouco tempo, produzindo lixo e poluindo o meio ambiente.

Isso diz respeito a tudo. Por exemplo, comida, roupa, sapatos, acessórios…inclusive tem um documentário muito bom na Netflix sobre o assunto: Minimalismo — um documentário sobre as coisas que importam. Vale a pena assistir.

 

Consumo produtos de material reciclado

Que tal dar preferência aos produtos de material reciclado no momento da compra? Pode ser uma sandália feita com borracha de pneu, pode ser uma mochila feita com lona de caminhão, um caderno ou agenda de papel reciclado, enfim, hoje em dia existem várias maneiras de ajudar o meio ambiente e promover um consumo consciente nesse aspecto.

Você pode, inclusive, consumir produtos ecológicos, ou seja, produtos que foram produzidos de forma a agredir menos o meio ambiente. É caso de bolsas, acessórios e jaquetas feitas com couro ecológico.

 

Consuma produtos de maior qualidade

Um dos grandes problemas enfrentados hoje em dia é o consumo exagerado e estimulado principalmente pela moda. Algumas lojas conseguem oferecer as mesmas peças que as grifes a um preço muito mais acessível, porém com qualidade inferior. É comum ver pessoas que preferem comprar 5 blusas de R$ 20 do que 1 blusa de R$ 100 ainda que ela dure por mais tempo.

Só que o que as pessoas não enxergam é o que tem por trás disso. Muitas empresas produtoras de tecidos de que são feitas essas roupas jogam todo o lixo em rios, poluindo as águas que diversas famílias utilizam e assim, precisam sair de suas comunidades e ir para outros lugares onde as condições de vida não são as melhores, além de estimular o crescimento populacional desenfreado.

Existe um documentário excelente sobre o assunto (que pode, inclusive, ajudar na sua redação) sobre o consumo no mundo da moda chamado The True Cost (O Verdadeiro Custo). Vale a pena assistir!

 

Compre de empresas conscientes

Que tal motivar e dar lucro para empresas que também produzem de forma consciente? Empresas que usam madeira de reflorestamento para a produção de material escolar ou de móveis, que têm uma cultura de não desperdício dentro da empresa, que usam lâmpadas e torneiras por sensor para evitar o consumo irracional dos recursos da natureza.

Consumir desses lugares também é uma forma de desenvolver o consumo consciente, afinal de contas, é uma maneira de ajudar, ainda que indiretamente, o meio ambiente.

 

Separe o lixo

Se a sua cidade tem coleta seletiva, cadastre-se no programa para que o carro da coleta passe na sua casa. Separe o lixo orgânico daquilo que pode ser reciclado como cadernos, livros, embalagens de plástico, vidro ou papelão. Lembre-se de lavar e limpar tudo muito bem antes de jogar na sacola para enviar à coleta. 

 

Estimule outras pessoas

A melhor forma de incentivar outras pessoas a também praticar o consumo consciente é dando o exemplo. Assim, ao colocar em prática as dicas que demos aqui, você pode mostrar para outras pessoas que todo mundo pode fazer a sua parte e nem precisa colocar todas as dicas em prática se for demais. Aproveite as redes sociais para postar fotos de produtos separados para coletas, de compras conscientes e outros.

Outra maneira de estimular as pessoas a praticarem o consumo consciente é mostrando a elas como fazer isso. Portanto, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema