O que é couro ecológico?

O que é couro ecológico?

O couro é um material bastante versátil e o legítimo consegue durar muitos anos. Por isso, é um tecido caro, mas que muita gente quer porque o custo-benefício compensa. Porém, existem diversos tipos de couro e, com a busca da humanidade por frear os problemas no meio ambiente, foi criado o couro ecológico.

Apesar de também vir do animal, o couro ecológico ganhou esse nome por ser menos agressivo ao meio ambiente no seu processo produtivo. Você sabe como ele é? Por que o nome do tecido recebe o termo ecológico? 

Bom, se você já ouviu falar desse tipo de couro, deseja começar a consumi-lo, mas não sabe como identificá-lo ou o que ele é de fato, confira o conteúdo abaixo!

O que é couro ecológico?

O primeiro ponto a ser esclarecido é que o couro ecológico, ao contrário do que alguns podem pensar, vem dos animais. É um couro natural que é retirado da pele do boi e da vaca, portanto, os veganos nem chegam perto. Por isso, ele é um couro legítimo e tem a mesma durabilidade de um couro tradicional.

A diferença do couro tradicional para o ecológico é o processo de fabricação, a forma de tingir e até mesmo o descarte dos materiais utilizados na fabricação. Isso quer dizer que tudo é pensado para agredir menos o meio ambiente.

Quais as diferenças entre o couro tradicional e o ecológico?

Substâncias químicas utilizadas

Sabe aquela cor um pouco mais brilhante que o couro tradicional possui? Isso só é possível graças ao uso do cromo, um metal pesado que é extremamente tóxico. Ele é bastante resistente à substâncias ácidas quando em temperatura ambiente e é utilizado para dar o acabamento à cor do tecido.

Para dar esse mesmo brilho ao couro ecológico, são utilizadas substâncias biodegradáveis como os taninos (feito de vegetais) e corantes fabricados à base de plantas.

Menos água

Outra importante diferença na fabricação do couro ecológico em comparação ao couro tradicional é a menor quantidade de água utilizada durante o processo. Assim, é menos utilização de água doce e potável para as pessoas e para o meio ambiente.

Decomposição menos agressiva

Quando uma peça de couro tradicional é descartada no meio ambiente, ela pode trazer diversos prejuízos. O próprio cromo, por exemplo, em níveis elevados, torna-se uma substância cancerígena. Por isso, a decomposição desse tipo de couro afeta diretamente a nossa saúde.

Como o couro ecológico não possui essas substâncias, o processo de decomposição é mais natural, menos agressivo e também, mais rápido.

E o couro sintético?

Dentre todos os tipos de couro, o sintético é o mais utilizado por ter um valor mais acessível. É também o que costuma ser utilizado pelos veganos já que não é retirado dos animais. Aqui, podemos encontrar 3 tipos de processo de produção que você confere abaixo:

  • Polipropileno: muito comum em bolsas e acessórios, por ter maior elasticidade;
  • Polivinílico: é o menos comum, especialmente nas produções de larga escala;
  • Poliuretano: é o tipo mais comum e também pode utilizar alguns dos processos do couro ecológico.

Quais as vantagens do couro ecológico?

Durabilidade

Como também é feito a partir de pele animal, o couro ecológico tem uma durabilidade muito parecida com a do couro tradicional. É claro que esse fator também depende dos cuidados que você terá com o material. Por exemplo, para fazer a limpeza, deve-se utilizar apenas um pano úmido e jamais colocá-lo na máquina de lavar.

Se precisar lavar o forro, faça isso com cuidado e utilizado apenas um sabão neutro. Jamais coloque a peça na secadora ou utilize ferro de passar, pois o calor danifica a peça. O mesmo vale na hora de colocá-lo para secar, que deve ser feito à sombra.

Consumo

Por ser uma peça de qualidade e elevada durabilidade, você não precisa ficar consumindo um produto como esse com frequência. É possível comprar apenas uma peça e usá-la por muitos e muitos anos. Isso é uma forma de exercer o consumo consciente e evitar que mais material seja gasto na produção de mais peças.

Sustentabilidade

Não é por acaso que o termo “ecológico” vem no nome da peça. O fato de evitar que diversas substâncias tóxicas sejam utilizadas e depois descartadas no meio ambiente ajuda a manter o meio ambiente mais equilibrado. 

Confira também o nosso conteúdo sobre embalagens sustentáveis!

Pense na produção do couro tradicional, por exemplo. O cromo acaba indo para a natureza tanto no processo de produção como no descarte. Isso sem contar outras substâncias sintéticas que poluem rios e o solo, deixando-os impróprios para o plantio e para o consumo.

Agora que você já sabe o que é o couro ecológico e de que forma o seu consumo ajuda o meio ambiente, pode dar preferência a ele no momento da compra.

Para ajudar ainda mais, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre a outras pessoas como o consumo de materiais sustentáveis é a melhor opção!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema