VOCÊ ESTÁ LENDO: O que é Economia Circular?

O que é economia circular

Você sabe o que é economia circular? Já ouviu falar sobre o assunto? Nesse post, nós esclarecemos suas dúvidas e explicamos como contribuir para que esse processo seja uma realidade.

O Aquecimento Global e as Mudanças Climáticas têm levado as pessoas e as empresas a estarem cada vez mais atentas a práticas mais sustentáveis, que contribuam para a preservação do meio ambiente.

Nesse sentido, a Economia circular tem se tornado mais conhecida e relevante. Isso porque, se trata de um modelo econômico pensado para amenizar os impactos ambientais.

Imagine que nós utilizamos uma grande variedade de produtos no nosso dia a dia. E que, esses produtos têm uma certa validade. O que fazemos com um celular quebrado? Uma máquina de lavar que estragou? Eletrodomésticos que já não usamos mais há anos? 

Tudo isso acaba sendo descartado, na maioria das vezes, de forma irregular. O que causa poluição e compromete a saúde do solo, das águas, do ar e a vida de todos os seres.

A Economia Circular traz uma nova proposta. Ela pensa alternativas para que esses itens sejam não apenas reaproveitados, mas inseridos novamente na cadeia produtiva. 

A seguir, vamos entender melhor o que é economia circular. E ainda, como podemos inseri-la em nosso dia a dia, contribuindo para um planeta melhor.

 

Descubra o que é economia circular

Trata-se de um conceito que repensa as práticas econômicas. Ao invés do mero descarte, é tirado o aproveitamento máximo de materiais e componentes em circulação. Tanto em quesito de valor e utilidade, quanto em ciclos técnicos e biológicos.

A sua atuação se opõe à chamada “economia linear”. Esta que, por sua vez, trata-se do sistema baseado no processo de extrair > produzir > descartar. Até pouco tempo, essa era a prática utilizada tanto pela sociedade quanto pelas empresas. 

O processo circular vê os resíduos com novos olhos. Considera-os como insumos produtivos que podem gerar novos produtos e contribuir para um mundo mais sustentável.

Para entender essa proposta, basta compreender que ela se inspira nos conceitos cíclicos da própria natureza. 

A natureza faz o reaproveitamento de todos os materiais. Sejam plantas, água, alimentos, etc. A água, por exemplo, quando devolvida a natureza completa um ciclo que novamente a devolve com total reaproveitamento.

A economia circular vai além dos famosos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Ela inclui sistemas de reparo e reuso de produtos, reciclagem efetiva, design regenerativo, ecologia industrial, biológica sintética e outros conceitos.

 

Quais são os benefícios da Economia Circular?

  • Preservação do meio ambiente;
  • Construção de sistemas industriais respeitosos, reparadores e regenerativos;
  • Grande potencial de inovação para a indústria;
  • Crescimento econômico;
  • Evita extração de matéria-prima e ainda, possibilita o aproveitamento de recursos que já estão no processo produtivo.

 

Como contribuir para que esse processo seja uma realidade?

Para começar, é importante se assegurar de que os seus resíduos estão sendo separados corretamente. Além de, serem destinados para a cadeia de reciclagem. Isso possibilitará que eles ganhem novos usos.

Outra dica de economia circular, é fazer a compostagem dos resíduos orgânicos em casa. Nós já ensinamos aqui no Blog Como fazer sua própria composteira.

Outro ponto importante, é repensar o descarte de produtos. Muitas vezes fazer um reparo ou uma reforma pode prolongar o tempo de vida desse item. Além disso, evita o descarte, bem como a compra de um novo.

Por fim, faça a leitura do nosso Guia de boas práticas ambientais. Nele, você conhecerá mais formas de contribuir para a consolidação da economia circular. Além de aprender sobre outras práticas para preservar a natureza e promover um futuro mais sustentável.

E já que você chegou até aqui, te convidamos para visitar o site da Jandaia e conferir nossos produtos. Lembrando que, tudo aqui é feito com muito amor e tem um processo produtivo cuidadoso e sustentável.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...