O que é reciclagem

O que é reciclagem

Você sabe o que é reciclagem?

Apesar de ser um termo cada vez mais utilizado, muitas pessoas ainda desconhecem o significado de reciclagem e a sua importância para o planeta e para nós. É por isso que resolvemos te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

A reciclagem é um processo que aproveita materiais descartados, introduzindo-os novamente no ciclo produtivo. Falando de forma mais clara, é o processo utilizado para transformar um material que não tem mais utilidade, em um novo produto com a mesma funcionalidade ou não. 

Quando o material passou por esse processo de transformação e agora tem uma nova função, então dizemos que ele é um material reciclado. É importante não confundir com reutilização, já que esse termo indica aqueles materiais que ganham um novo uso, diferente do seu uso original, como quando usamos garrafas na decoração, por exemplo.

A reciclagem é um processo que faz algo novo de um item que estava no lixo e com isto muitos benefícios podem ser gerados para o planeta e para as pessoas.

 

Por que devemos pensar nisso?

O crescimento acelerado da população e o aumento desenfreado da industrialização geram produções cada vez maiores de lixo. A reciclagem é um processo que contribui de forma significativa para diminuir a quantidade de lixo descartado e reduzir os impactos causados por esses resíduos ao nosso meio ambiente.

Além de proteger os recursos naturais do planeta Terra, isso ainda contribui para termos cidades mais limpas, para melhorar as condições de saúde pública e gerar novos empregos, já que os sistemas de coleta seletiva criam oportunidades de trabalho para muitas pessoas.

 

Quais são os benefícios da reciclagem?

Já falamos acima sobre os principais benefícios que a reciclagem pode gerar, mas para que você entenda bem sobre o que estamos falando, vamos pontuar a seguir os principais impactos positivos desse processo:

  • Reduz a quantidade de resíduos descartados de forma incorreta na natureza e que geram a poluição do solo, das águas e do ar;
  • Reduz a quantidade de resíduos que são enviados para os aterros sanitários, que já existem em boa parte dos municípios brasileiros, mas infelizmente não é a realidade de todos, sendo que muitos ainda possuem lixões;
  • Reduz a utilização de recursos como a água, madeira e muitos outros. Isso porque ao reciclar, evitamos que seja necessário produzir um item novo, dando nova vida para o que já teve origem nesses recursos tão preciosos;
  • Utiliza menos matérias-primas e por conta disso, protege o solo e os recursos hídricos da poluição gerada nos processos produtivos;
  • Reduz a emissão de gases de efeito estufa;
  • Protege os recursos naturais, mantém o meio ambiente mais saudável e contribui para a melhoria das condições de vida das futuras gerações;
  • Ajuda a criar novos postos de trabalho;
  • Incentiva a consciência ambiental e promove a responsabilidade social;
  • Melhora a qualidade de vida de toda a população.

 

Quais materiais são recicláveis?

Os materiais recicláveis podem ser de vários tipos. Geralmente, você os encontrará classificados entre as principais categorias que são: papel, plástico, vidro e metal.

Alguns exemplos são:

Papel – jornais, revistas, papéis de escritório, embalagens de papelão, etc.

Plástico – sacos, garrafas, potes, sacolas plásticas, tampas, utensílios domésticos, etc.

Vidro – frascos, garrafas, portes, copos, vasos, etc.

Metal – latas, peças em alumínio, pelas de bronze, cobre ou chumbo, fios e sucatas.

 

Como eu posso ajudar?

Agora que você já sabe o que é reciclagem, quais os seus benefícios e quais são os principais tipos de materiais considerados como recicláveis, então é hora de aprender sobre coleta seletiva e como você pode contribuir nesse processo.

A Coleta Seletiva é a prática de separar os materiais recicláveis dos não-recicláveis e é um tipo de serviço essencial para conseguir promover a reciclagem de materiais.

Para isso, você só precisa realizar a separação e fazer o descarte correto. Esse descarte é o direcionamento dos materiais já separados para as lixeiras ou para o serviço de coleta dos resíduos. 

É importante que você busque conhecer qual é o tipo de serviço realizado na sua cidade ou no seu bairro. Muito municípios realizam a coleta porta a porta. Mas, também há aqueles que contam com postos de entrega voluntária, pontos de coleta ou outros programas. Informe-se para saber como proceder aí onde você mora.

É importante ainda você saber que cada tipo de resíduo é associado a uma cor. Isso serve para facilitar o processo de coleta seletiva e tenho certeza que, você já viu essas cores em alguma lixeira por aí. 

Veja só:

Azul – é destinado para papéis e papelão;

Verde – para os vidros;

Vermelho – para os plásticos;

Amarelo – para os metais;

Marrom – para os resíduos orgânicos;

Preto – para madeiras;

Cinza – para materiais não reciclados;

Branco – para lixos hospitalares;

Laranja – para resíduos perigosos;

Roxos – para resíduos radioativos.

 

Curiosidades sobre a reciclagem

Algumas curiosidades interessantes sobre reciclagem:

– O vidro pode levar até um milhão de anos para se decompor na natureza;

– Latas feitas em alumínio levam de 80 a 100 anos para se decompor;

– A cada 50 kg de materiais reciclados você evita que uma nova árvore seja cortada;

– Um mesmo papel pode ser reciclado várias vezes, entre 7 e 10 vezes;

– Sacolas de supermercado levam 450 anos para se decompor;

– Para uma tonelada de papel que é reutilizado, é evitada a derrubada de cerca de 20 árvores;

 

Está pronto para fazer a sua parte?

Mais importante do que conhecer a fundo esses conceitos é reconhecer a nossa responsabilidade com o mundo em que vivemos. Compartilhamos de uma mesma casa comum e devemos cuidá-la e amá-la para que seja digna para todos e principalmente, para que as futuras gerações tenham a garantia de uma boa qualidade de vida.

A Jandaia é uma empresa que se preocupa com o Planeta e por isso trouxemos essas dicas especiais para você. Não esqueça de conhecer o nosso site



Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema