Como preservar o meio ambiente

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

Todos podemos preservar o meio ambiente e não precisamos participar de grandes organizações para isso, aliás, dentro de casa já é possível fazer muito pelo nosso planeta. Ações simples como fechar a torneira ao escovar os dentes, apagar as luzes dos cômodos e outras tantas ações ajudam a preservar as nossas riquezas naturais permitindo que as próximas gerações também possam ter recursos disponíveis para utilizar.

Para você ter uma ideia do quanto isso é importante, vamos mostrar alguns números. O Brasil possui o maior patrimônio em biodiversidade do mundo e já tem 41 mil espécies catalogadas, são mais de 100 mil espécies de animais invertebrados e 8.200 vertebrados. O desmatamento na Amazônia e em outros biomas diminuíram, ainda assim é preciso cuidado: a estimativa é que, todos os anos, pelo menos 21 mil km quadrados de mata — o mesmo que o estado de Sergipe — são destruídos.

Por isso, é mais do que necessário cuidarmos e preservamos o meio ambiente. Veja abaixo algumas ações que você pode fazer para ajudar com pequenas mudanças no dia a dia!

 

Dicas para você preservar o meio ambiente

 

Economize energia

Sabia que deixar os aparelhos na tomada, ainda que desligados, pode consumir até 20% da sua energia elétrica? São coisas simples que podem fazer uma diferença incrível e poupa energia. Que tal desligar o computador quando não estiver usando ou então deixar em modo de suspensão? Isso não vai mudar em nada a sua rotina e você ainda ajuda o meio ambiente. 

E é claro, não se esqueça de desligar as luzes do cômodo se não tiver ninguém nele. Não faz o menor sentido deixar as luzes ligadas se ninguém estiver precisando delas.

 

Ajude a coleta seletiva

 

Destinar os produtos de consumo ao tipo de lixo correto é outro passo importante para preservar o meio ambiente. Veja se na sua cidade há um programa de coleta seletiva e separe o lixo ou fale com os seus pais para fazerem isso. Se você também encontrar um local de coleta de pilhas e baterias dê preferência e não jogue esses itens no lixo comum. Além de demorar milhares de anos para se decompor, o líquido dentro das pilhas polui o solo e as águas.

 

Evite o consumo

 

O sistema capitalista no qual vivemos faz de tudo para que a gente compre cada vez mais e, por vezes, compramos coisas que nem precisamos de fato. Por exemplo, um novo modelo de iPhone acaba de ser lançado no mercado e você já quer comprar um. Pare e pense: você realmente precisa desse novo celular? O seu ainda está funcionando perfeitamente? Fazer compras sem pensar acelera o consumismo e mais recursos naturais precisam ser usados para fabricar mais e mais produtos.

 

Tente reaproveitar sempre

 

As garrafas pets e as caixas de leite podem se transformar em casas para cães e gatos de rua, algo essencial, principalmente durante o inverno. Existem vários vídeos no YouTube ensinando a fazer e o melhor é que não custa quase nada. Você estará salvando a vida desses animais tão amados e tirando eles do frio intenso que faz à noite e ainda reduz a poluição do planeta. Só para se ter uma ideia, uma única garrafa pet leva, pelo menos, 100 mil anos para se decompor.

 

Prefira embalagens de papel

 

O plástico leva anos e anos para se decompor e se tornou um dos maiores problemas para o meio ambiente. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Revista Galileu, todos os mamíferos que vivem no mar possuem plástico do organismo. Portanto, evitar o uso desse material é essencial para sobrevivência do nosso planeta.

Com atitudes simples, isso pode ser modificado. Por exemplo, vai comprar alguma coisa pequena e que cabe na mochila? Então, fale para o caixa que não precisa embalar e coloque dentro da bolsa. Vai comprar pão? Peça para colocar em sacos de papel. O papel leva apenas de 3 a 6 meses para se decompor e pode fazer parte da coleta seletiva sendo assim reaproveitado.

Dê preferência a produtos sustentáveis ou reciclados. Precisando de papel ofício, agenda ou cadernos? Compre os que são feitos de papel reciclado e ajude o meio ambiente.

 

Não compre animais silvestres

 

Pode parecer bem legal ter um mico em casa ou um belo papagaio, mas ainda que seja de forma legal, você está prejudicando o meio ambiente. Esses animais vivem na mata por um motivo: eles ajudam no equilíbrio da fauna e da flora e fazem o controle de diversos predadores. Se você os tira do habitat natural, está prejudicando o funcionamento do meio ambiente daquela região. 

Além disso, um animal como esse pode custar bem caro. A Cacatua Moluca, por exemplo, custa, em média, R$ 50 mil, isso sem falar o custo da sua manutenção. Comprar um animal de forma ilegal, além de ser crime, você está contribuindo para os maus tratos em animais. Até o momento da venda, eles vivem em condições terríveis e passam a ter uma vida muito triste. 

Não compre animais silvestres

Evite veículos automotores

 

Os veículos automotores liberam diversos gases na atmosfera que poluem o ar como o monóxido de carbono. Isso sem falar dos diversos pneus que são jogados no lixo e que levam milhares de anos para se decompor (o tempo é muito maior do que o de uma garrafa pet). Você pode evitar esse tipo de degradação do meio ambiente usando mais formas sustentáveis de se locomover.

A escola, o curso ou a faculdade fica perto? Vá caminhando. Não é tão perto assim? Que tal aproveitar para pedalar? Além de não poluir o meio ambiente é uma ótima maneira de se exercitar e se tornar uma pessoa mais saudável.

 

Controle o consumo de água

 

Assim como a energia elétrica, você também pode economizar com a água. Por exemplo, ao escovar os dentes ou fazer a barba, desligue a torneira. Vai tomar banho? Desligue o chuveiro quando estiver passando sabonete ou colocando o shampoo no cabelo. É dia de lavar o carro ou a moto? Prefira usar baldes de água, a mangueira pode consumir até 500 litros a mais desse líquido tão valioso.

O mesmo vale na hora de lavar a calçada. Não use a mangueira ou o balde de água como vassoura. Primeiro, use uma vassoura de fato para limpar a maior parte da sujeira e se ainda precisar lavar, use baldes de água.

 

Viu como atitudes simples podem ajudar a preservar o meio ambiente? Pense em quanto você pode economizar ao longo da sua vida. Compartilhe este conteúdo e incentive outras pessoas a cuidar mais do nosso planeta!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2019 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema