VOCÊ ESTÁ LENDO: Qual combustível é mais poluente?

Qual combustível é mais poluente

A gasolina, o álcool e o óleo diesel são os combustíveis mais utilizados no mundo. Todos eles provocam, em algum nível, poluição que atinge a atmosfera. Mas, qual combustível é mais poluente? A seguir, nós te mostramos a resposta.

 

Comparação dos combustíveis

A gasolina é derivada do petróleo. Sua utilização é responsável por lançar na atmosfera uma série de gases que são prejudiciais à saúde. Eles atingem o meio ambiente e os seres humanos. Isso ocorre porque não existe um motor que realize a combustão correta do produto.

Porém, os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves se comparados aos que compõem o óleo diesel. Este que, por sua vez, é composto de moléculas de menor cadeia carbônica (de 4 a 12 átomos de carbono). Por isso, a gasolina é menos poluente do que o diesel.

Quanto ao álcool, ele também gera menos poluição do que o diesel. Isso ocorre, devido ao catalisador, uma peça utilizada para reduzir a emissão dos gases poluentes. O catalisador transforma gases que são mais prejudiciais, como monóxidos de carbono, em substâncias menos perigosas.

De fato, a queima do álcool emite quantidade menor de gases. Pois, sua produção deriva da fermentação da cana-de-açúcar. Comparado a gasolina, o produto produz uma média de 25% menos monóxido de carbono. Além disso, emite 35% menos de óxido de nitrogênio.  

Contudo, ainda assim, tanto o álcool quanto a gasolina emitem dióxido de carbono na atmosfera. O que provoca o efeito estufa e consequentemente, o aquecimento global. Ou seja, ambos são poluentes.

Portanto, respondendo à pergunta lá do início do texto, o combustível com maior potencial poluente é o óleo diesel. Por isso, ele é considerado o vilão do trânsito.

 

Efeitos do uso do diesel

Um grande problema do diesel é que ele é utilizado em veículos de grande porte, como ônibus e caminhões. Este veículos não são equipados com equipamentos catalisadores.

Além disso, sua composição conta com metais altamente nocivos. Eles se acumulam no organismo humano ao longo dos anos e podem provocar doenças e problemas neurológicos.

Pesquisas apontam que as dioxinas que estão presentes no diesel, provocam dores de cabeça, distúrbios hormonais, câncer de pulmão e outros problemas. Além disso, a fuligem é uma grande facilitadora de alergias nas vias aéreas.

Uma das alternativas para reduzir a utilização de combustíveis fósseis, é a utilização de transportes limpos. Um bom exemplo é a bicicleta. Conheça os benefícios do uso da bike para o meio ambiente. Adote hábitos mais sustentáveis!

Aqui na Jandaia, adotamos várias práticas mais ecológicas para ajudar na preservação da natureza. Visite nosso site e saiba mais.

Aproveite para conferir todas as novidades em produtos da Jandaia!

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...