O que é Celulose? Um carboidrato polissacarídeo formado por monômeros de glicose conectados entre si.
Foi descoberta por um químico francês chamado Anselme Payen, no ano de 1838, que foi quem determinou a sua fórmula química, que é C6H10O5.
Ela é a estrutura fibrosa existente em maior abundância nos vegetais, estando presente no interior das suas células. É essa substância que confere rigidez e firmeza para as plantas.
A celulose também é considerada uma das mais importantes matérias-primas da indústria, que faz a sua extração a partir da madeira para confecção de diversos produtos de uso cotidiano, dentre eles está o papel.
Funções da celulose
Por incrível que pareça, a celulose é um dos materiais que estão mais presentes no nosso dia a dia. Como já sabemos, ela é a matéria-prima utilizada para a confecção do papel, mas também está em outros produtos como as fraldas descartáveis, papel higiênico, tecidos, absorventes, adesivos, biocombustíveis, estabilizante e espessante de alimentos industrializados, comprimidos e muito mais.
Na cadeia alimentar, ela é uma importante fonte de nutrição para animais ruminantes como vacas e carneiros.
Na ciência, é bastante explorada em busca de novos usos, como é o caso das microfibras, por exemplo. É usada também para a obtenção de alguns produtos químicos.
Nos alimentos que nós consumimos in natura, como folhas, ela tem um papel importante para a formação do bolo fecal. Apesar de não ser digerida por seres humanos, essas fibras auxiliam muito no funcionamento do sistema digestivo.
Como a celulose se transforma em papel?
Existe todo um processo com etapas únicas que são necessárias para transformar a celulose no papel que nós conhecemos e tanto usamos em nosso dia a dia.
Esse processo começa com a extração da madeira. As principais espécies utilizadas, considerando a qualidade das fibras existentes, são o eucalipto e o pinus. São plantadas muitas florestas dessas espécies para que se possa garantir a sua exploração.
A extração é feita com um corte na base da madeira, então ela passa por uma máquina que a descasca e pica. Em seguida, passa por um processo de fervura, onde são adicionados alguns agentes químicos que irão promover a polpa dessa árvore.
Essa polpa passa por diversas lavagens, que são fundamentais para retirar todas as impurezas existentes. Então, após essa limpeza, o material extraído é repousado e é nessa etapa que a madeira começa a tomar a forma de papel.
Essa fase é chamada de branqueamento e é onde a celulose torna-se mais pura. A polpa que já está limpa é distribuída sobre uma superfície plana e transformada numa folha enorme que passará por secagem e prensagem.
Depois de tudo isso, essa folha seca pode ser vendida dessa forma para fábricas que realizam o corte.
Esse é o longo caminho percorrido pela celulose até se transformar no papel, como nós o conhecemos. A Jandaia é uma marca que valoriza o uso consciente dos recursos naturais e que trabalha para oferecer produtos de qualidade com garantia de origem.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre esse tema. Compartilhe com a gente a sua opinião!
Lembre-se de visitar o nosso site e conhecer nosso trabalho.