É cada vez mais comum ouvir sobre o efeito estufa e sua relação com o aquecimento global, problema que vem causando o aumento da temperatura do planeta e provocando várias consequências negativas. Mas, você sabe o que realmente significa efeito estufa?
Apesar de ser conhecido como um vilão, o efeito estufa é, na verdade, um fenômeno natural essencial para a manutenção da vida em nosso planeta.
A seguir, explicamos tudo que você precisa saber sobre ele.
O que é efeito estufa?
É um fenômeno atmosférico natural importantíssimo para a manutenção da vida no planeta Terra. Sem a sua presença, a temperatura em por aqui seria muito baixa, algo em torno de -18°C, o que comprometeria o desenvolvimento dos seres vivos.
Existem vários gases em nossa atmosfera que são chamados de gases de efeito estufa. Eles têm a capacidade de absorver a radiação solar que é irradiada sobre a superfície terrestre e impedem que ela retorne para o espaço.
Uma parte da energia que é emitida pelo sol e chega até a Terra é refletida e volta para o espaço, enquanto uma outra parte é absorvida pela superfície terrestre e também pelos oceanos. Há ainda, uma parcela desse calor que é irradiada e retorna para o espaço. Quando isso ocorre, ele é retido pelos gases de efeito estufa que ficam na atmosfera.
Essa ação promove um equilíbrio energético que impede que ocorram grandes amplitudes térmicas e que as temperaturas permaneçam estáveis, ou seja, não muito baixas, nem tão altas.
Mas, então por que as pessoas associam o aquecimento global ao efeito estufa?
Efeito estufa x aquecimento global
O efeito estufa é sim um fenômeno benéfico, porém tem aumentado cada vez mais a emissão de mais gases de efeito estufa na atmosfera, fazendo com que a dispersão do calor para o espaço fique cada vez mais difícil. Como consequência disso, a temperatura do planeta sobe.
Esses gases são emitidos por meio da queima de combustíveis fósseis, tratamento de dejetos, escape de veículos, uso de fertilizantes e vários outros processos industriais.
O aumento da temperatura acaba gerando uma série de problemas como o derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar, extinção de espécies, problemas de saúde, escassez de água, comprometimento da segurança alimentar, perda de terras e aumento de ondas migratórias, dentre vários outros processos de grande impacto.
Tipos de gases de efeito estufa
Existem quatro tipos principais de gases de efeito estufa, são eles:
- Dióxido de carbono – é o mais abundante, pois pode ser emitido por uma série de atividades humanas como a utilização do carvão mineral e do petróleo. Desde a chamada Era Industrial, houve um aumento de 35% na concentração de dióxido de carbono na atmosfera terrestre;
- Gás metano – é o segundo em maior concentração, sendo que sua capacidade de provocar o aumento das temperaturas é 21 vezes maior do que a do dióxido de carbono. Ele pode ser produzido por fontes naturais ou pela digestão de ruminantes e eliminado por eructação (arroto), por isso sua emissão está relacionada principalmente com a pecuária. 60% do gás metano presente na atmosfera tem origem nas ações humanas;
- Óxido nitroso – Pode ser emitido por meio de bactérias presentes no solo ou no oceano, ou ainda, por ação humana, principalmente pela atividade agrícola como cultivo do solo, uso de fertilizantes nitrogenados e modelos de tratamento de dejetos. Possui uma capacidade 298 vezes maior que a do dióxido de carbono para aumentar a temperatura terrestre;
- Gases fluoretados – são produzidos pela indústria. Um exemplo são os hidrofluorcarbonetos, utilizados nos sistemas de arrefecimento e refrigeração ou ainda o hexafluoreto de enxofre, utilizado pela indústria eletrônica.
Além destes, temos ainda o vapor d’água, que é um dos principais responsáveis pelo fenômeno do efeito estufa. Ele capta o calor que é irradiado pela Terra e faz a distribuição em diversas direções para aquecer a superfície terrestre.
E aí, ficou alguma dúvida sobre o efeito estufa?
Aqui no Blog da Jandaia, você pode conferir uma série de conteúdos legais sobre meio ambiente, sustentabilidade, educação, cultura, tecnologia e muito mais. Aproveite a leitura e aprenda sobre diversos temas interessantes.
E não deixe de visitar o nosso site para conferir todas as novidades!