Uma composteira doméstica é um sistema para realizar a reciclagem dos resíduos orgânicos produzidos em casa, onde minhocas e outros microrganismos tem a função de transformar esses resíduos em adubo.
A compostagem é uma técnica bastante antiga, usada na agricultura para a produção de adubo a partir de estrume, penas, resíduos domésticos orgânicos, serragem, dentre outros materiais.
Atualmente, o processo ganhou versões mais compactas, práticas e higiênicas que podem ser facilmente utilizadas dentro de casa, especialmente por quem vive em centros urbanos.
Tem sido crescente o número de pessoas buscando por um estilo de vida mais sustentável, onde práticas mais saudáveis para o ser humano e a natureza substituem aquelas que são prejudiciais e degradantes.
Em tempos de pandemia, onde tivemos que aprender a ficar mais tempo em casa, estudar sobre alternativas ecológicas tem sido uma forma de fazer a nossa parte diante de tudo o que vem acontecendo com o mundo.
Além de ser algo que contribui significativamente com o planeta, a compostagem doméstica pode gerar economia, inspirar pessoas e transformar o seu jeito de olhar para o próprio lixo.
Como funciona a compostagem?
A compostagem é o processo realizado pelos microrganismos que fazem da matéria orgânica a sua fonte de alimentação, obtendo dela os nutrientes, energia, carbono e minerais de que necessitam.
Portanto, um composto não se trata apenas de um monte de resíduos orgânicos, mas sim de um local que fornece todas as condições necessárias para que esses microrganismos façam o seu trabalho, degradando essa matéria e fornecendo a ela os nutrientes para enriquecê-la. É assim que se chega ao adubo.
E o sistema doméstico, como funciona?
As composteiras domésticas ou residenciais são feitas com caixas plásticas ou até mesmo baldes, e funcionam com a ajuda de minhocas. São elas que fazem esse processo de transformar os resíduos em húmus.
E, afinal, para que serve tudo isso?
A matéria orgânica produzida em nossas casas, quando não é compostada, acaba sendo levada para os lixões e aterros sanitários. Nesses locais, ela produz gás metano, que é um dos maiores causadores do efeito estufa. Além disso, o descarte inadequado gera poluição do solo e dos lençóis freáticos.
Com a adoção do sistema doméstico de compostagem, a quantidade de lixo produzida é menor, além de se obter um adubo incrível para cultivar plantas.
Para você entender com mais detalhes, vamos pontuar a seguir os principais benefícios:
- É possível reduzir em até 50% o lixo gerado na residência;
- A demanda enviada aos aterros sanitários passa a ser menor e isso é positivo, já que muitos encontram-se sobrecarregados;
- Evita a emissão de gases poluentes na atmosfera tanto pelo descarte incorreto quanto pelo que é emitido pelos caminhões de transporte;
- Evita que sejam contaminados o solo e os lençóis freáticos;
- Você obtém um adubo de alta qualidade, orgânico e gratuito;
- Para quem tem horta em casa, é uma grande vantagem, já que não precisa comprar fertilizantes industriais;
- Esse adubo serve para jardins e hortas, onde é possível produzir os próprios alimentos, gerando muito mais economia;
- Além disso, uma opção é vender o adubo, caso você não tenha horta.
Já pensou todo mundo compostando?
Se cada pessoa que adere a compostagem doméstica, contribui de forma tão importante com a preservação da natureza, imagine só se todo mundo fizesse essa mudança!
A Jandaia é uma empresa que se preocupa com o planeta e gosta de divulgar boas práticas como essa. Aqui no Blog temos muitos outros conteúdos que vão te ajudar a reduzir o seu impacto ambiental. Inclusive, temos um passo a passo para fazer a sua própria composteira.
E não esqueça de visitar o site e conhecer os nossos produtos.