O Nazismo foi uma corrente política que surgiu na Alemanha, logo após a Primeira Guerra Mundial. De acordo com os historiadores, foi um movimento de extrema-direita, iniciado pelo Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que teve como principal líder Adolf Hitler.
O nazismo foi uma das principais expressões do fascismo europeu durante o período chamado entre guerras e visava a construção de um Estado totalitário. Para entender o que é fascismo, visite o post sobre que fizemos sobre o tema.
A ideologia nazista foi a responsável pela morte de mais de seis milhões de judeus, além do extermínio de outras minorias que eram perseguidas e aprisionadas nos campos de concentração.
Atualmente, o nazismo tem sido pauta em diversos espaços e entender sua história e o que ele significa é muito importante para compreender seu impacto político e social. A seguir, nós explicamos um pouco mais sobre o assunto.
O que é nazismo?
O termo nazismo vem da palavra “nazi” que era utilizada pelos integrantes do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores alemães, que surgiu em 1918, logo após o final da Primeira Guerra Mundial.
O partido se originou da Liga de Combate Alemã para destruição da escravidão do juro. Na época, a Alemanha era chamada de República de Weimar e passava por uma profunda crise econômica e social, causada especialmente, pelo Tratado de Versalhes, que cobrava indenizações por conta da guerra.
O nazismo surgiu como um movimento que se escorava nos ideais nacionalistas e extremistas que já eram difundidos na Alemanha, entre os quais estavam o antissemitismo, o autoritarismo, o militarismo e outros.
A primeira tentativa de tomar o poder aconteceu em 1923, mas acabou fracassada e seus membros, incluindo Hitler, acabaram presos. Ao sair da cadeia, eles iniciaram a organização de milícias para enfrentamento nas ruas, principalmente contra os comunistas.
Ao longo do tempo, o movimento foi crescendo, até que em 1932, os nazistas conseguiram conquistar a maioria das cadeiras do parlamento alemão e com isso tomaram o poder.
Então, várias mudanças foram impostas a fim de implantar uma ditadura totalitária que perseguia os opositores a ela.
Naquele mesmo ano, Hitler foi nomeado como chanceler da Alemanha. O parlamento alemão foi incendiado pelos nazistas dando início a eliminação da oposição política. Em 1934, Hitler adotou o título de Führer.
Para construir a ascensão do nazismo, foram utilizadas muitas propagandas, utilizando até mesmo o teatro, o cinema, o rádio e a literatura, a fim de disseminar a ideologia nazista.
Nos anos seguintes, além de eliminar adversários, Hitler conseguiu fazer a recuperação econômica da Alemanha e iniciou o processo de militarização. Com isso, formou uma massa de seguidores totalmente fanáticos. Suas ações levaram a Alemanha a Segunda Grande Guerra.
O que é a Suástica?
A suástica era um símbolo do movimento nazista e consistia em uma cruz gamada. Esse símbolo já era utilizado por outros grupos, inclusive, era a representação do orgulho nacional dos alemães desde o início do século XIX. É provável que isso tenha levado os nazistas a escolhê-lo para representar o partido.
O que é Holocausto?
Esse foi o nome dado a perseguição realizada pelos nazistas aos judeus e outras minorias, processo que levou 6 milhões de pessoas a morte.
Bases da ideologia nazista
As bases da ideologia nazista eram o racismo, o antissemetismo, antiliberalismo, exaltação a guerra, antibolchevismo, eugenia, exaltação da raça germânica, desejo de expansão territorial, nacionalismo extremista, desprezo pelas artes modernas, etc.
O antissemitismo representa a aversão aos judeus e inclui o preconceito religioso e racial. Hitler defendia a ideia de purificação da raça alemã e para isso os judeus deveriam ser expulsos da sociedade, pois ele considerava que eles eram culpados pelos seus males. As ações com objetivo de exterminar os judeus levou mais de seis milhões de pessoas a morte.