Você sabe qual é o maior rio do mundo? Ele é brasileiro e tem 6.992 km de extensão.
O maior rio do mundo em extensão e volume de água é o Rio Amazonas. Até algum tempo atrás, muitos acreditavam que o maior rio do mundo em extensão era o Nilo, localizado na África do Sul. Porém, havia equívocos técnicos nas informações.
Pesquisas mais recentes constataram que o Rio Amazonas tem 6.992 km de extensão, sendo o maior do mundo em comprimento e volume. Ele nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e vai até a região da Ilha de Marajó, no estado do Pará – Brasil.
Além de toda essa extensão, o Amazonas possui milhares de afluentes, que juntos formam uma bacia hidrográfica gigantesca. São cerca de sete milhões de quilômetros quadrados, se estendendo por territórios de sete países da América do Sul.
O Rio Amazonas é um rio extremamente importante. Ele atravessa a Floresta Amazônica, onde está abrigada a maior biodiversidade do planeta Terra. Além disso, ele fornece água para uma grande população e é utilizado como via de transporte.
Qual é a origem do nome Amazonas?
Quem atribuiu este nome ao Rio Amazonas foi o espanhol Francisco de Orellana (1490-1546). Ele foi um dos primeiros europeus a navegarem pelo rio.
Sua expedição partiu do Peru em 1542, seguindo até a Ilha de Marajó, onde fica a foz do Amazonas, levando cerca de seis meses para completar o trajeto.
No percurso, o espanhol encontrou comunidades indígenas e em alguns pontos, houve confronto com seus expedicionários.
Em uma das aldeias onde ocorreu confronto, as mulheres eram as principais integrantes dos embates, sendo comparadas com as amazonas, guerreiras da mitologia grega. Foi daí que surgiu o nome Rio Amazonas.
Porém, como se trata de um rio muito extenso, em cada trecho os povos o chamam de nomes diferentes. No Peru, próximo a nascente, ele é conhecido como Marañón. Quando chega no município de Tabatinga, no Amazonas, seu nome passa a ser Solimões. Já em Manaus, o rio começa a ter outro nome: Rio Negro.
Características do Rio Amazonas
O Rio Amazonas se estende por 6.992 km, nascendo na Cordilheira dos Andes, no Peru, até a Ilha de Marajó, no litoral do estado do Pará. É considerado também o rio mais caudaloso do planeta.
É o principal rio da chamada Bacia Amazônica, que é a maior bacia hidrográfica da América do Sul. O rio passa pelo Peru, Brasil e Colômbia, mas a área de drenagem da bacia hidrográfica também compreende os países da Bolívia, Guiana, Suriname e Venezuela.
Com relação à vazão, são aproximadamente 210.000 m³/s, que equivale a 210 mil litros de água por segundo sendo descarregados no Oceano Atlântico. Juntamente com a água, também estão cerca de 1,3 mil toneladas de sedimentos que se acumulam ao longo do seu curso.
São 1100 rios afluentes situados nas margens esquerda e direita do Amazonas. Entre os principais estão o Rio madeira, Rio Juruá, Rio Coari, Rio Jutaí, Rio Negro, Rio Javari, Rio Tefé e outros.
Por estar localizado em uma região de clima equatorial, o índice de umidade é elevado, as chuvas são volumosas e distribuídas durante todo o ano. Além disso, as temperaturas na região do Amazonas são elevadas.
Com relação ao relevo, a área é montanhosa, mas segue curso em direção a planície amazônica, que conta com terrenos de baixa e plana altitude, não ultrapassando os 100 metros.
A largura do rio em alguns pontos, pode chegar a 50 quilômetros no período das cheias. Já a profundidade é de, em média, 60 metros com extensão vertical máxima de 120 metros.
Importância do Amazonas
O Rio Amazonas está na região que concentra a maior biodiversidade do planeta. A floresta Amazônica é o habitat de milhares de espécies animais e vegetais. Só nas águas do rio vivem cerca de 1800 espécies de peixes continentais, anfíbios, mamíferos, crustáceos, répteis e outros.
Entre a fauna do rio estão animais como boto-cor-de-rosa, peixe-boi, lontra, jacaré, tartaruga-da-amazônia, e muitos outros.
O rio mantém o clima da região, fornece água para a sobrevivência de comunidades e representa 20% da água doce continental do planeta, fluindo em direção aos oceanos.
Resumindo, ele é extremamente relevante para o planeta e precisa ser preservado para continuar beneficiando a biodiversidade, sobrevivência de espécies e manutenção do clima não só na sua região, mas em todo o Brasil e no mundo.
Leia também o artigo sobre diferenças entre os cursos de água existentes. E para conferir dicas sobre boas práticas para contribuir na preservação do meio ambiente, confira outros conteúdos aqui do Blog.
E já que você chegou até aqui, não deixe de passar no site para conferir todas as novidades em produtos Jandaia.