O computador faz parte do nosso dia a dia. Nos estudos, no trabalho, no entretenimento, ele viabiliza o acesso a um mundo de possibilidades e não tem como imaginar o futuro sem ele. Mas, você sabe quem foi o inventor dessa máquina tão incrível?
A resposta mais comum de se ouvir por aí, é que o inventor do computador foi Alan Turing, um inglês conhecido como o Pai da Computação. Mas, a verdade é que a sua criação também dependeu de invenções que vieram antes, começando pela Máquina Analítica de Charles Babbage.
Quem foi Charles Babbage e o que era a máquina analítica?
Charles Babbage era britânico, viveu entre 1791 e 1871 e foi engenheiro mecânico, filósofo e matemático.
Ele foi o responsável pelo desenvolvimento da máquina diferencial, um modelo de calculadora mecânica utilizada para calcular funções polinomiais, que infelizmente não foi construída na época, e também da máquina analítica, a qual dedicou boa parte da sua vida.
Essa máquina se tratava de um aparato de uso geral que incorporava elementos comuns de um computador como Unidade lógica e aritmética, memória, entrada de dados e fórmulas que seriam inseridos na máquina por meio de cartões perfurados.
Na época, a invenção de Babbage chamou muita atenção da comunidade acadêmica, inclusive da Condessa de Lovelace (1815-1852) que também era matemática e escritora. Ela ficou tão fascinada pela invenção que escreveu um algoritmo compatível com a máquina, capaz de calcular os números da fórmula de Bernoulli.
O documento criado por ela é considerado como o primeiro programa de computador e Ada Lovelace, é reconhecida como a primeira programadora da história.
Infelizmente, não foi possível a Babbage desenvolver o computador que ele havia criado, mas as suas anotações foram de extrema importância para o que aconteceria mais tarde.
Alan Turing – o Pai da Computação
Os estudos de Babbage foram de grande importância, mas a formalização dos componentes do que viria a ser um computador só aconteceu na década de 30, graças ao trabalho de John Von Neumann (1903-1957) e de Alan Turing (1912-1954).
Turin era matemático e foi considerado um dos primeiros cientistas da computação moderna, graças aos conceitos que ele desenvolveu para essa área de conhecimento. Já contamos sua história aqui no Blog, em um post da série Geeks, vale conferir.
Ele foi o responsável por teorizar um computador de uso geral capaz de emular qualquer unidade computacional existente, o que ficou conhecido como Máquina de Turing.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ele atuou no Departamento de criptografia do Bletchley Park e conseguiu decifrar o código Enigma que era utilizado pelos nazistas para troca de mensagens por meio de melhorias feitas na máquina criptológica chamada de Bomba, que conseguia encontrar padrões nas mensagens.
O trabalho de Alan Turing refinou os conceitos de Babbage de Von Neumann ao teorizar as unidades de armazenamento e desenvolver o Colossus, primeiro computador digital programável do planeta. Ele ainda publicou trabalhos sobre a Inteligência Artificial.
Portanto, Babbage e Turing são considerados pioneiros da computação.
E aí, você curte tecnologia? Aqui no Blog temos uma série de conteúdos legais sobre esse tema. Além disso, você pode conferir posts sobre cultura, meio ambiente, educação, vida saudável, e muito mais.
Não esqueça de visitar o site da Jandaia para conferir todas as novidades em cadernos, agendas, planners e outros produtos.