Inovações Tecnológicas

5 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA CONHECER

Não é nenhuma novidade que a cada dia estamos nos deparando com novas tecnologias e que a tendência é que elas apareçam cada vez mais. Aliás, elas vêm mudando a nossa vida para melhor em diversos aspectos, afinal de contas, se não fosse por ela, novas medicações não seriam descobertas e tantas outras inovações tecnológicas que deixam as nossas vidas mais fáceis.

A primeira grande inovação tecnológica da humanidade foi a roda em 3.500 a.C. Consegue imaginar um mundo sem as rodas? Quantas coisas não existiriam ou não funcionariam simplesmente pela falta desse item? As carruagens, carros, aviões, navios e demais meios de transporte vieram em seguida. E hoje em dia nem precisamos mais comprar um carro para nos locomover, basta acessar o celular e pedir o serviço de transporte pelo aplicativo.

É claro que veremos muitas outras inovações daqui a pra frente, não só no setor de transportes ou da saúde, mas em todos. Veja abaixo as principais inovações tecnológicas que estão surgindo atualmente!

 

As principais inovações tecnológicas em 2019

 

  1. Máquinas capazes de aprender

Pois é, o futuro já chegou e você nem se deu conta. Aquelas coisas que víamos apenas em filmes já se tornou realidade com as Machine Learning que nada mais são do que máquinas capazes de aprender. 

Quer um bom exemplo disso? Quando você precisa entrar em contato com uma empresa por meio do atendimento já pode ter encontrado não uma pessoa, mas um robô para isso. A partir das suas respostas, ele consegue direcioná-lo para o que você precisa naquele momento. E, quando percebe que já não tem mais condições de solucionar o problema, o próprio robô direciona o usuário para o atendimento humano. 

São os chamados Chatbots, robôs utilizados no atendimento das empresas. E eles também podem ser usados na educação para esclarecer dúvidas dos alunos nas plataformas online de ensino.

A grande vantagem desse tipo de atendimento é que ele fica mais fácil e mais rápido, sempre benéfico não só para a empresa, mas também para os clientes.

 

  1. Assistentes virtuais

Outra tecnologia que tem como principal objetivo tornar a nossa vida mais fácil. Quer um exemplo? O Google Maps. Você já deve ter recebido uma sugestão de uma rota com menos congestionamento para chegar ao destino final. Ele também oferece opções de trajetos para serem feitos com o tempo que levará para realizar cada um. 

Mas existem tecnologias criadas especificamente para essa finalidade, ou seja, são assistentes virtuais em tudo o que fazem. Um bom exemplo é a assistente virtual criada pela Amazon, a Alexa. Ela consegue realizar diversas tarefas apenas ouvindo o seu comando de voz. E não estamos falando apenas do seu smartphone, pois ela pode estar nos mais diversos aparelhos: geladeira, máquina de lavar, caixas de som, carros e muitos outros. 

 

  1. Desimpressão

Depois da impressão em 3D, temos uma outra novidade chegando ao mercado: a desimpressão. Já imaginou poder remover a impressão feita no papel? Pense no quanto você iria economizar? Não precisaria mais usar aquelas folhas que não servem mais como rascunho, poderia remover tudo o que está escrito ali e reutilizar a folha para vários outros propósitos. Para empresas, que usam blocos e blocos de papel, seria uma economia gigantesca. 

A tecnologia usa pulsos de luz de xenônio e assim consegue remover tinta preta, azul, vermelha e verde sem danificar o papel, ou seja, ele fica novinho para usar de novo. Isso pode ser feito com a mesma folha, pelo menos, 5 vezes. O meio ambiente com certeza agradece não só por haver menos papel no meio ambiente, mas também por reduzir o uso de energia, o uso de produtos químicos e também a emissão de gases poluentes gerados pelo processo de reciclagem do papel. 

 

  1. Realidade virtual

Já pensou estar em qualquer lugar sem sair de casa? Olhar para os lados e ver pessoas de verdade passeando ao seu lado, lugares que você sempre sonhou em visitar sem precisar gastar 1 centavo por isso? Essa é uma das vantagens que a realidade virtual consegue proporcionar. Ela está sendo utilizada de diversas formas, inclusive em tratamentos psicoterapêuticos. O profissional consegue “levar” o paciente para o ambiente que achar melhor em um determinado momento e pedir para que ele descreva as sensações. Isso pode ajudar, por exemplo, a entender melhor alguns traumas e situações do dia a dia e como o paciente se comporta diante delas.

Essa tecnologia também pode ser utilizada nas salas de aula. Por exemplo, é possível criar um cenário do século passado para que os alunos aprendem um pouco mais sobre a história de uma determinada época.

 

  1. Pagamento por reconhecimento facial

Quem aqui já não assistiu a aqueles filmes em que bastava colocar o rosto na frente de uma câmera e o personagem era logo identificado. Hoje, isso já é realidade.

Quer ver um exemplo bem simples e que você já viu? O reconhecimento facial que o Facebook faz nas fotos suas com os seus amigos e ainda oferece a opção de marcar cada um deles na foto. Por isso, cada vez mais o reconhecimento facial está sendo utilizado por diversas empresas. Por exemplo, pode ser necessário o reconhecimento para entrar em prédios, shoppings e até mesmo ser utilizado para fazer pagamentos. 

Existem aplicativos que oferecem o serviço de transferência bancária por reconhecimento facial. Provavelmente, o seu celular oferece o serviço de desbloqueio por reconhecimento facial e existem vários outros projetos em funcionamento para utilizar essa tecnologia.

Essas 5 inovações tecnológicas podem ser utilizadas nos mais diversos setores do mercado e trazer inúmeros benefícios. Algumas pessoas podem ver o crescimento da tecnologia como algo ruim, porém, ela só se torna ruim se for utilizada na maneira errada. Os avanços tecnológicos têm muito a oferecer.

 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e mostre as principais tecnologias da atualidade!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2019 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema