Coisas impressionantes feitas pela AI

9 Coisas surpreendentes feitas com inteligência artificial

Já faz 18 anos, mas tem muita gente que ainda se lembra do filme A.I. —  Inteligência Artificial. O filme aborda sobre o futuro da humanidade e como a tecnologia estará realizando grandes mudanças, seja para o bem, seja para o mal.

De fato, a inteligência artificial vem provocando mudanças na sociedade e, é claro no nosso dia a dia. Às vezes passando por nós de forma despercebida. Algumas dessas inovações nem foram intencionais e isso só prova o quanto esse conceito já está emaranhado nas nossas vidas.

Quer saber quais foram essas mudanças e criações feitas com o uso da Inteligência Artificial? Então, leia este post até o final de descubra!

 

  1. Um novo idioma

Durante a realização de testes em laboratórios, os bots (uma espécie de robôs) do Facebook Al Research — unidade de Inteligência Artificial do Facebook — criaram uma nova forma de se comunicar, um novo idioma. E o mais curioso é que isso não estava programado: os bots, para dar maior rapidez ao trabalho que estavam fazendo, criaram uma nova linguagem para se comunicarem uns com os outros. Fantástico ou assustador?

Outro exemplo semelhante podemos encontrar no Google. A máquina neural da empresa, ou seja, o centro da Inteligência Artificial, criou uma forma nova de deixar as traduções mais rápidas. Ela consegue traduzir do coreano para o japonês, e vice-versa, sem precisar traduzir primeiramente para o inglês, o que é algo bastante incomum e inédito se tratando de uma tecnologia. A máquina criou uma maneira própria de traduzir de um idioma para o outro.

 

  1. Criação de uma criptografia

Um teste com 3 inteligências artificiais do Google que foram colocadas juntas para conversar: duas deveriam trocar mensagens entre si e o papel da outra seria tentar descobrir qual o teor dessas mensagens.

Depois que milhares de mensagens foram trocadas, essas duas inteligências conseguiram criar uma linguagem própria para impedir que a mensagem fosse descoberta. Criaram a sua própria criptografia, uma espécie de código de zero e 1 em 16 bits.

Essa maneira de se comunicar, de certa forma, é bastante parecida com a maneira que os humanos possuem de distribuir as conexões neurais. A terceira inteligência não chegou a descriptografar (entender) metade de conversa.

 

  1. Sonhos

Você já imaginou que uma máquina seria capaz de sonhar? Pois bem, isso já é plenamente possível. Aliás, assim como nós humanos, essas máquinas passaram a ter sonhos únicos graças à inteligência artificial do Google. Para isso, a empresa inseriu alguns conceitos bastante comuns do nosso dia a dia, por exemplo, bananas, estrelas do mar, formigas e outros.

 

  1. Obras de arte

Quem gosta de visitar exposições de obra de arte, mas não entende muito do assunto, pode pedir ajuda ao Watson, a inteligência artificial da IBM. Com o iPhone, basta acessar o aplicativo e descobrir tudo sobre as 7 obras de arte da Pinacoteca de São Paulo.

As pessoas podiam perguntar tudo o que quisessem sobre essas obras e com o passar do tempo, essas perguntas e respostas entravam para o banco de dados. Watson iniciou com 7 mil variáveis de perguntas e em apenas 2 meses de exposição, já eram 40 mil.

 

  1. Avaliação de restaurantes

Nesse caso, a tecnologia começou a ser usada de uma forma um tanto desonesta. Vamos explicar.

Diversos estabelecimentos pedem avaliações em locais como páginas no Facebook, no Google Maps e em outras plataformas. O TripAdvisor, por exemplo, é um site onde diversas resenhas são postadas sobre os mais diversos estabelecimentos. Essas informações servem para que outras pessoas visitem esses estabelecimentos.

Agora existe uma plataforma feita com base na inteligência artificial que é capaz de fazer essas avaliações. Assim, as empresas já não precisam ficar pedindo por elas. O grande problema é que os textos são tão impressionantes que é bem fácil perceber que são falsos. Os próprios estabelecimentos alimentam a plataforma para atrair mais clientes. Como dissemos, uma prática bastante desonesta.

 

  1. Escreve livros

Escrever é uma das maravilhosas coisas que os seres humanos conseguem fazer. É por meio dos livros que a nossa imaginação viaja e que histórias fantásticas são contadas.

E se as máquinas, por meio da inteligência artificial pudessem escrever livros assim como nós? O engenheiro Zack Thoutt resolveu não esperar mais pela continuação dos livros. Então, ele criou um software com inteligência artificial que escreveu o sexto livro da série As Crônica de Gelo e Fogo. O resultado é incrível.

 

  1. Compor músicas

Outra coisa que os seres humanos fazem muito bem e que agora uma máquina com inteligência artificial também é capaz de fazer. Um artista resolveu criar um álbum inteiro dessa maneira depois de compor algumas músicas dessa forma e ter gostado bastante do resultado. Esse artista certamente é um pioneiro, pois trata-se do primeiro álbum a ser produzido totalmente por inteligência artificial.

 

  1. Identificar mentiras

Você gosta de mentir? Pois é, os seus dias estão contados e você pode começar a praticar dizer sempre a verdade. Brincadeiras à parte, já existe uma inteligência artificial que consegue identificar quando alguém está mentindo. Isso pode ser usado muito bem pela polícia, por exemplo, para descobrir quem está dizendo a verdade.

A empresa responsável por essa tecnologia é a Silver Logic Labs. Apenas por meio da imagem do rosto da pessoa, no momento em que ela está mentindo, é possível identificar algumas características no rosto da pessoa e assim saber a verdade. É como estar no filme Minority Report.

 

  1. Reconhecimento de voz

Com essa tecnologia a gente até já convive. Muitos aparelhos hoje são destravados e começam a funcionar apenas pelo reconhecimento da voz. É algo já antigo, mas que está em constante aperfeiçoamento. Atualmente, uma máquina como essa consegue fazer o reconhecimento de voz até melhor do que nós humanos.

São muitas as novidades e criações feitas com inteligência artificial. Algumas delas podem assustar, mas a tendência é que, cada vez mais, esse tipo de inovação se torne comum no nosso dia a dia. Só não podemos deixar as coisas virarem um cenário de Black Mirror não é mesmo?

Quer continuar lendo sobre o assunto? Então, confira 5 inovações tecnológicas que você precisa conhecer!

 

 

 

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema