As novidades da biotecnologia

As principais novidades em biotecnologia

Conheça as 7 principais novidades em biotecnologia da atualidade que estão revolucionando o mercado

Você já deve ter ouvido falar sobre a biotecnologia, mas sabe o que ela significa e o que é? De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) a “biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.

Isso quer dizer que a biotecnologia é a combinação da tecnologia com os organismos vivos que, de alguma forma, oferece benefícios para o nosso dia a dia. Quer um bom exemplo? A Penicilina. 

Esse é um medicamento bastante utilizado no tratamento de infecções bacterianas e que foi descoberto a partir de um fungo. Isso aconteceu em 1928, mas a biotecnologia é bem mais antiga podemos encontrá-la, por exemplo, no ano 6.000 a.C. por meio dos processos de fermentação.

De lá para cá muita coisa foi descoberta e está sendo neste momento. Confira abaixo uma lista com as principais novidades que a biotecnologia vem oferecendo para a humanidade.

1. Neurônios artificiais

Esses neurônios são um tipo de chip feito de silício que consegue substituir um neurônio que morreu em uma pessoa. Ele consegue ser ativado pelo sinais que o sistema nervoso emite e assim, pode fazer o mesmo trabalho que um neurônio normal faria.

Dessa forma, essa novidade da biotecnologia consegue ajudar no tratamento de diversas doenças. Uma delas é o Alzheimer, uma doença neurodegenerativa que mata alguns neurônios, especialmente os relacionados à área da memória. Outra utilidade para esses chips é na reparação da medula espinhal. Ele consegue “ligar” a conexão neural no ponto onde ela foi completamente cortada.

Outro benefício desse neurônio artificial é o fato de que ele seria capaz de tratar a Insuficiência Cardíaca, pois ele também consegue controlar os impulsos nervosos do tecido cardíaco.

2. Curativo de plasma

Um dos grandes problemas após uma cirurgia é o risco de infecção no lugar da incisão. Por isso, criar um curativo de plasma que pode substituir o uso de antibióticos é uma criação e tanto. 

Esse curativo é feito de um material que consegue acelerar o processo de cicatrização e ainda matar diversos tipos de bactérias. É uma ótima novidade, principalmente, para quem tem diabetes já que são pacientes que sofrem com a dificuldade de cicatrização de feridas.

Confira também o nosso conteúdo que fala sobre a biotecnologia na cicatrização da pele!

3. Pílula digital rastreável

No EUA foi criada uma pílula do tamanho de um grão de areia capaz de substituir alguns tipos de medicamentos e que conseguem transmitir informações para um aplicativo. Ela é bastante útil, por exemplo, no caso de pacientes que possuem algum transtorno mental. Eles possuem uma grande dificuldade em manter o tratamento por um longo período de tempo.

Com o uso da medicação, eles se sentem melhores, acreditam estar curados e abandonam a medicação por conta própria. Com a pílula rastreável tanto os familiares quanto os médicos podem ter a certeza de que o paciente está tomando a medicação de maneira correta. O paciente pode, a qualquer momento, restringir essas informações para não permitir uma invasão de privacidade.

4. Sementes clonadas 

A biotecnologia atua bastante também no campo. Muitos são os problemas enfrentados por quem tem fazendas e plantação de cana por conta de diversas questões como enchentes, secas e outras. Uma dessas são as pragas. Para tentar resolver isso, foram clonadas algumas sementes.

Elas contêm uma parte do material genético da cana, mas também possui uma modificação genética deixando a plantação mais resistente às pragas e herbicidas. Isso, por sua vez, reduz o custo e o uso de agrotóxicos. Todos saem ganhando.

5. Prótese biônica

Muitas pessoas sofrem acidentes e acabam perdendo um membro ou uma parte dele. Às vezes perdem as mãos, uma parte do corpo essencial para realizar as mais diversas tarefas. Para esses casos, normalmente o indivíduo coloca uma prótese, ou seja, um dispositivo que “substitui” o membro perdido.

No caso das próteses, uma das maiores dificuldades enfrentadas é que elas não conseguem ter a mesma rapidez de movimento como ocorre em um membro normal. Porém, isso tende a mudar porque, na Suíça, um grupo de cientistas conseguiu desenvolver uma prótese que consegue responder aos comandos do cérebro de forma mais rápida que um membro do próprio corpo.

A prótese funciona da seguinte forma: alguns sensores são colocados no coto do membro amputado e assim, quando o paciente tenta movimentar os dedos da mão que já não tem mais, rapidamente os impulsos nervosos conseguem chegar até a prótese e realizar esse movimento.

6. Atlas celular

Pense bem: para que serve um atlas? Para localizar países e locais no território. Bom, então um atlas celular serviria para localizar as células? Exatamente!

A ideia é catalogar as mais de 37 milhões de células do corpo humano, determinando onde cada uma se localiza, criando uma espécie de código postal. Para isso, serão utilizadas algumas tecnologias combinadas como a de microfluidos, localização molecular e sequenciamento genético. 

Esse atlas será de grande importância para a medicina, pois a célula é a unidade básica do corpo humano. Ao entender melhor o seu funcionamento, fica mais fácil ajudar no diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

7. Bananas transgênicas

Você pode até não se dar conta da importância da vitamina A nas nossas vidas porque, aqui no Brasil, não há muitos problemas relacionados à desnutrição quando comparado à África. No continente, quase 700 mil crianças morrem pela simples deficiência do precursor da vitamina A, o betacaroteno. 

Para a produção dessa vitamina, o betacaroteno precisa estar presente. Além disso, várias outras crianças apresentam graves problemas de visão pela falta de vitamina no organismo.

Para ajudar a sanar esse problema, foi descoberta uma forma de aumentar a quantidade de betacaroteno nas bananas, uma fruta abundante por lá É uma ótima maneira de utilizar a biotecnologia para salvar milhares de vidas.

Você conhece alguma novidade em biotecnologia que não foi citada aqui e que acha muito interessante? Então, comente aqui e compartilhe que a gente!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema