Como funcionam os campeonatos de games?

Como funcionam os campeonatos de games?

Os jogos online sempre foram uma alternativa popular de entretenimento, mas hoje em dia, eles vão muito além disso, já que se tornaram um esporte. São chamados de esportes eletrônicos ou, simplesmente, e-Sports.

Neste post iremos conhecer um pouco mais sobre esse universo e entender como funcionam os campeonatos de games.

O que é o e-Sports?

Os e-Sports são uma categoria de esportes eletrônicos que envolve equipes ou jogadores individuais que disputam entre si por meio da internet ou de conjunto de computadores em rede, o que também chamamos de LAN.

Esse é um conceito relativamente novo que veio junto com a evolução tecnológica. Os jogos são realizados em tempo real e envolvem estratégias e combate.

Até os anos 2000, era comum que isso ocorresse de maneira informal, como uma brincadeira. Mas com o crescimento da prática, os campeonatos de games passaram a se popularizar e ganhar visibilidade no mercado.

Apesar de ser considerado um esporte, os gamers competem diretamente de suas cadeiras por meio da tela, teclados, mouse e joystick. O que não quer dizer que os atletas não precisam de preparação, muito pelo contrário!

Gamers profissionais passam por treinamento intenso, sendo indispensável a dedicação constante, a busca por conhecimento e, principalmente, a disciplina para conseguir praticar esse esporte que é considerado de alto nível.

Como funcionam os campeonatos de games?

A organização de um campeonato de e-Sports é bastante semelhante com a de um esporte tradicional. Existem os jogadores, times, ligas e treinadores. Geralmente, as equipes recebem patrocínios ou são criadas por alguma marca do segmento de tecnologias e games.

Os treinadores mais reconhecidos da atualidade costumam ser da América do Norte, Europa ou Ásia, regiões que são percursoras da modalidade. Na Coréia do Sul, que é uma grande referência nos jogos eletrônicos, o esporte já é reconhecido desde o ano 2000.

Um torneio de games também conta com narradores, da mesma forma que ocorre com uma partida de futebol. Além da plateia que acompanha pela internet, geralmente composta por milhares de pessoas.

Os e-Sports possuem diferentes modalidades e os jogadores se especializam naquelas que possuem maior habilidade. A categoria mais popular é de Multiplayers On-Line Battle Arena ou MOBA, que contempla jogos multiplayer.

Cada competição tem o seu próprio regulamento com regras e particularidades. Isso porque, a lógica de cada jogo é distinta.

Em alguns games profissionais, as partidas são disputadas por dois jogadores e as competições contam com fases eliminatórias. Em outros, os confrontos ocorrem entre equipes que são compostas por vários integrantes. O que vai definir isso são as modalidades disputadas.

Quem pode criar uma competição de games?

A competição pode ser criada por qualquer pessoa, grupo ou organização. No Brasil, quem estabelece quais são os critérios de campeonatos profissionais ou semiprofissionais é a Confederação Brasileira de e-Sports.

Tantos os campeonatos profissionais quanto os semiprofissionais precisam atender os critérios estabelecidos e é claro que, existem diferenças entre os dois, sendo que os profissionais tem maiores exigências.

Games mais jogados em campeonatos

  • MOBA (Dota e League Of Legends): MOBA é uma modalidade de games onde ocorre o confronto entre equipes e cada uma joga pelo objetivo de destruir a base da rival. Nesta categoria, são famosos os jogos Dota e o League Of Legends;
  • FIFA: Simula partidas de futebol no videogame. É muito famoso por fazer a simulação de jogadores reais com muitas semelhanças. Conta com campeonato mundial anual em circuito profissional.
  • Counter-Strike: jogo estilo first-person shooter ou tiro em primeira pessoa. É jogado por duas equipes, uma de terroristas e outra de anti-terroristas;
  • Starcraft: é um game de estratégia em tempo real que tem inspiração em um clássico, o Warcraft. É jogado individualmente ou por equipes que tem exércitos que precisam impedir o progresso um do outro;

Como se tornar um jogador de e-Sports?

O sucesso dos campeonatos de games atraem muitos jogadores que desejam se tornar profissionais e disputar esses torneios. Além da paixão pelos games, é uma modalidade esportiva que tem se tornado cada vez mais lucrativa.

Para se tornar um jogador de e-Sports é fundamental selecionar um jogo e se especializar nele. Disputar o máximo de jogos possíveis com outros jogadores ou equipes pode ajudar a descobrir em qual deles você tem maior habilidade.

Após isso, é necessário muito dedicação e treinamento para chegar no nível profissional.

Acompanhar os torneios é indispensável para conhecer as técnicas e estratégias dos jogadores e ampliar o seu conhecimento. Nem precisamos falar o quanto é importante ter disciplina, não é mesmo?

Para ingressar em uma equipe é necessário ficar de olho nas publicações dos canais oficiais, já que sempre que são abertas inscrições para processos seletivos visando algum campeonato, elas são divulgadas nesses canais individuais de cada equipe. Pesquise por elas e fique de olho.

Algumas das mais conhecidas do Brasil são Team Liquid, FaZe Clean, Red Canids, MIBR, Flamenfo eSports, Black Dragons, PaiN Gaming e Ex-Brasil Gaming House.

Para começar a viajar nesse universo, que tal conhecer os Games Mais importantes do Mundo? É só clicar e conferir o conteúdo.

E não deixe de dar uma passadinha no Site da Jandaia para conferir os nossos produtos. Temos linhas especiais para os gamers de plantão. Com certeza, você vai adorar!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi – Todos os Direitos Reservados

Feito com 🧡 por Conteúdo Conecta