Conheça a história do Google

Conheça a história do Google

Você consegue imaginar como seria o mundo sem o Google? Como usaríamos a internet sem seus serviços? É realmente muito difícil de imaginar! O buscador mais famoso do mundo passou a fazer parte do nosso dia a dia.

O Google é uma empresa multinacional de serviços online e software, localizada nos Estados Unidos. A empresa foi criada em 4 de setembro de 1998 e os responsáveis pela sua fundação são Larry Page e Sergey Brin, conhecidos como “Google Guys”. Na época, os dois eram estudantes de doutorado.

Quem eram Larry Page e Sergey Brin?

Sergey Brin nasceu em Moscou, na Rússia. Mudou-se para os Estados Unidos aos seis anos de idade e recebeu da família todo o apoio que precisava para a sua formação. Sua mãe trabalhava como cientista da NASA, enquanto o pai era professor de matemática na Universidade de Maryland.

Ele cursou Ciência da computação na mesma universidade em que o pai lecionava. Formou-se em 1993 e não parou de estudar. Fez pós-graduação e mais tarde, chegou a Universidade de Stanford para fazer doutorado. Foi onde conheceu Larry Page.

Larry Page também teve bons exemplos em casa. Seu pai era cientista da computação na Universidade de Michigan, onde ele também se formou no curso de engenharia da computação. Assim como seu futuro sócio, ele continuou estudando até chegar no doutorado. Foi Sergey o responsável por apresentar a Universidade de Stanford para ele.

Após se encontrarem, os dois começaram a trabalhar juntos em pesquisa.

Como surgiu a ideia de criar o Google?

A ideia dos jovens era criar um motor de busca que tornasse as informações disponíveis na internet mais acessíveis. Os dois começaram escrevendo um artigo com o título “The anatomy of a large scale hypertextual web search engine”, que em português significa “A anatomia de um mecanismo de pesquisa da Web hipertextual em grande escala”.

O trabalho é reconhecido até hoje como um dos mais importantes da área.

O desejo dos dois era conseguir ordenar a grande quantidade de informações disponíveis na web, facilitando a vida dos usuários. Desde sempre, o propósito do Google era “organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”.

Primeiros passos da empresa

Os estudos de Larry e Sergey resultaram em um mecanismo de pesquisa que recebeu o nome de BackRub, que checava backlinks dos sites e se tornou o protótipo do que o Google é hoje.

A Universidade de Stanford fez a hospedagem do projeto, que foi considerado um grande sucesso, indexando mais de 75 milhões de páginas somente até agosto de 1996.

Os dois continuaram trabalhando no projeto. Enquanto outros motores de busca da época exibiam os resultados com uma classificação de contagem pela quantidade de vezes que os termos de busca apareciam na primeira página, o sistema criado por eles era superior, pois analisava a relação entre os sites, e mostrava os resultados mais relevantes. Essa tecnologia foi chamada de PageRank.

Mas, era preciso lapidar o produto e eles decidiram colocar um nome que fosse mais amigável. Foi então que surgiu o “Google” inspirado na palavra “googol”, um termo da matemática que representa o número 1 seguido de 100 dígitos 0.

A princípio, o site continuava sendo hospedado pela Universidade. A partir de 15 de setembro de 97, foi registrado o domínio “google.com”.

Evolução da empresa

A partir do registro do domínio, os dois fundadores passaram a focar na evolução da sua empresa. Conseguiram financiamentos com parentes e amigos e em 04 de setembro de 1998, fundaram a Google Inc.

Na época, os dois conseguiram um bom crescimento e até colocaram a startup a venda, oferecendo o site de buscas por US $1 milhão, mas sem sucesso. Chegaram até a reduzir o preço, mas não conseguiram.

A partir de 1999, a empresa saiu da garagem de uma amiga de Larry Page e Sergey Brin, onde funcionava até então, para o primeiro escritório comercial que já contava com oito funcionários. Seis meses depois, já houve mais uma mudança, dessa vez para Mountain View, com cerca de 40 funcionários.

A partir dos anos 2000, o Google começou a crescer. Em maio, passou a ter versões em outros idiomas além do inglês, incluindo o português. No mesmo ano atingiu um bilhão de endereços categorizados e criou o Google Groups, um espaço para discussões online.

Em 2003, a empresa mudou novamente e passou a operar a partir do Googleplex, sistema de escritórios espalhados pelo mundo.

A partir de então, uma série de ferramentas foram sendo criadas, começando pelo Orkut, Gmail e depois Google Earth, Talk, Reader e Analytics.

Atualmente, a empresa também é responsável por várias tecnologias como o Sistema Android, o Google Chrome, Google Drive, Maps, Waze e diversos aplicativos do Google Play.

Essa sim é uma história de sucesso, não é mesmo?

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Aproveite para conhecer os produtos da Jandaia.

Clique para acessar nosso site.

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi – Todos os Direitos Reservados

Feito com 🧡 por Conteúdo Conecta