como surgiu a internet

Entenda como surgiu a internet

Descubra como surgiu a internet e tudo o que aconteceu por trás dos bastidores para termos o que temos hoje em dia

Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que consiga viver sem internet. Não apenas por uma questão de lazer, como muitos usam nas redes sociais, mas principalmente por conta do trabalho. Muitas empresas trabalham com sistemas que dependem da internet para funcionar, armazenam documentos importantes na nuvem e muito mais.

Apesar de sabermos sobre a grande importância dela, você sabe como surgiu a internet? Sabe com qual propósito ela foi criada? Quando isso aconteceu? É algo recente? 

Descubra agora mesmo todas as respostas para essas e outras perguntas aqui. Confira!

Como surgiu a internet?

Tudo começou lá atrás em 1969 nos Estados Unidos. Essa data pode assustar um pouco para os que achavam que a internet é algo muito recente. A verdade é que ela chegou ao Brasil tem pouco tempo e por isso temos essa impressão. Ela foi criada na época com a principal função de interligar laboratórios de pesquisa. Foi também nesse ano que o primeiro e-mail da história foi passado: um professor da Universidade da Califórnia passou um para um amigo em Stanford.

Inicialmente, o nome não era internet, mas sim Arpanet e o sistema pertencia ao sistema de defesa americano. O período em questão era justamente o da Guerra Fria, no qual os países como Estados Unidos e Rússia estavam em uma corrida desenfreada por tecnologia de forma que isso poderia melhorar a produção de armas.

A ideia inicial era a de a comunicação não poderia falar. Militares e cientistas poderiam conversar por meio dessa rede ainda que houvesse um bombardeio e os pontos de acesso funcionam de maneira independente dos outros. Assim, se um desse problema, a comunicação não falharia.

Foi só a partir de 1982 que o nome internet surgiu e a rede começou a ser utilizada de forma ampla no ambiente acadêmico. Países como Dinamarca, Holanda e Suécia passaram a ter acesso, mas também apenas para uso em meios acadêmicos.

Apenas em 1987, a internet passou a ser de uso irrestrito no meio comercial nos EUA. Em 1992, começaram a surgir as empresas de e-commerce e também empresas provedoras de internet, ou seja, empresas que vendiam o acesso à internet não só para fins comerciais, mas para também às famílias em suas residências.

Foi também nesse mesmo ano que o WWW (World Wide Web) foi criado pelo Laboratório Europeu de Física de Partículas. Assim, as informações na internet poderiam ser acessadas por qualquer pessoa na rede.

Como a internet chegou ao Brasil?

A internet foi criada em 1969, mas só chegou ao Brasil em 1988, quase 20 anos depois e a iniciativa foi acadêmica. As responsáveis por trazer a internet para os brasileiros foram a Fapesb, a UFRJ e o LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Já em 1989 foi criado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, a RNP (Rede Nacional de Pesquisas). Essa instituição tinha como principal função dar o pontapé inicial para a oferta de serviços de internet no Brasil e coordenar essa oferta. O marco inicial foi a criação do chamado Backbone RNP que conectou instituições de ensino à internet.

Inicialmente, esses backbones interligavam 11 estados e ficavam nas capitais dos estados. Depois de algum tempo, foram criados backbones regionais para interligar as universidades localizadas no interior à rede de internet das capitais.

Em meados de 1994, a Embratel começou uma iniciativa para oferecer a internet para o meio comercial por meio da internet discada. Em 1995, a RNP também iniciou um processo para ampliar o acesso à internet para implantação comercial. Era necessário criar toda uma estrutura para que fosse possível suportar o tráfego já que a quantidade de pessoas acessando a internet iria aumentar.

Foi criado também nessa época um comitê gestor de internet no Brasil. Tinha como principal objetivo administrar e coordenar a implantação e uso de internet no país. A participação no comitê foi ampla, tendo como membros representantes de empresas provedoras, membros da comunidade acadêmica e usuários civis. Além disso, o comitê tinha outras responsabilidades:

  • Recomendar padrões para os procedimentos técnicos;
  • Coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços prestados na internet;
  • Estimular o desenvolvimento da internet no país.

O grande problema para a implantação definitiva da internet e sua expansão era o governo. Não tinha apoio para os provedores de internet privados e ao mesmo tempo, o Estado não fornecia o suporte necessário como a estrutura básica para essa expansão. Além disso, não se chegava a um acordo sobre os preços que deveriam ser cobrados. Mesmo assim, no final de 1995, já existiam diversas empresas que vendiam internet por meio da Embratel.

O boom da internet no Brasil

Foi logo no ano seguinte, em 1996, que a internet decolou no país. A Embratel melhorou consideravelmente a prestação dos serviços de internet e além desse motivo teve outro: o mercado cresceu de forma natural e o brasileiro precisava de cada vez mais internet para expandir profissionalmente. Existiam cada vez mais usuários e com uma alta demanda, mais provedores de internet foram criados.

Em 14 de dezembro de 96 aconteceu algo inédito aqui: Gilberto Gil lançou a sua música pela internet, por meio de uma rede própria. Ele cantou ao vivo uma versão acústica e conversou com os usuários conectados sobre a relação dele com a internet.

Os números da internet hoje em dia

Os números da internet nos dias de hoje são impressionantes: são quase 4 bilhões de usuários no mundo e no Brasil, são mais de 130 milhões com acesso à internet. O smartphones tiveram grande participação nisso, afinal de contas, hoje em dia não é mais necessário ter um computador para usar a internet. É possível acessá-la em qualquer lugar do mundo apenas usando o celular. Só no país, são mais de 230 milhões em uso.

As redes sociais são as principais ferramentas utilizadas por empresas e usuários em geral hoje em dia. Porém, elas podem causar alguns problemas e para evitá-los, leia o nosso post sobre o limite da exposição nas redes sociais!



Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema