CADERNOS, CADERNETAS, PLANNERS, AGENDAS, BLOCOS E MUITO MAIS!

O que é e o que faz um hacker?

Entenda o que significa o termo hacker e o que um profissional dessa área faz.

Se você acessa internet ou assiste TV, já deve ter ouvido falar algumas vezes esse termo. Hacker é o nome geralmente utilizado, para definir criminosos virtuais, pessoas com muito conhecimento sobre informática que usam disso para roubar dados, invadir computadores e outras ações desse tipo. Mas, essa definição não é a mais correta.

Na verdade, o termo hacker é utilizado para qualquer pessoa que trabalha para desenvolver e modificar softwares e hardwares de computadores, a fim de criar novas funcionalidades, adaptando aquelas que já existem.

Ou seja, qualquer pessoa que consegue descobrir novas funções para sistemas que já existem, pode ser chamada assim. E não se tratam apenas de descobertas revolucionárias, pode ser, por exemplo, uma nova forma de usar o Word, de navegar na internet, dentre uma infinidade de possibilidades.

Muitas empresas contratam hackers que utilizam seu conhecimento e experiência para testar a vulnerabilidade dos sistemas de segurança. O que esse profissional faz é tentar encontrar onde estão as falhas para propor correções, aumentando o nível de proteção.

 

E como surgiu o termo Hacker?

O termo surgiu na década de 60, nos Estados Unidos. Primeiramente, veio a expressão hack, que era usada para designar uma solução inovadora para algum problema.

Com o passar do tempo, o termo passou a ser associado aos programadores de computador. Era uma profissão que estava começando a ganhar destaque no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e em várias partes do mundo. Eles trabalhavam com conhecimentos específicos de computação, mas também eram muito criativos.

Apesar de ter surgido nos EUA, logo os hackers se tornaram um fenômeno mundial, sendo encontrados por todas as partes do planeta. Em alguns países como o Paquistão e a Índia, hoje em dia, essa é uma profissão disputadíssima.

 

Então quer dizer que hackers não cometem crimes?

Como já falamos acima, o Hacker é uma pessoa que tem habilidades e conhecimentos avançados em alguma área de conhecimento, especialmente, na informática. O termo está relacionado com tais habilidades e não determina a forma como ela é utilizada.

Para tentar diferenciar quem utiliza essas habilidades para fazer coisas positivas daqueles que utilizam para fins criminosos, foi criado em 1995, o termo “cracker”. Porém, não existe tanta aceitação dessa ideia e dificilmente você ouvirá um criminoso virtual ser chamado dessa forma, o mais comum é que ele também seja chamado de hacker.

O que mais se utiliza para diferenciar é o termo “hacker do bem”, que é como são chamados os profissionais contratados por empresas para analisar a segurança de seus sistemas.

 

E aí, você já sabia dessa informação?

Aprender sobre a origem e significado dos termos que ouvimos no dia a dia é muito importante. Aqui no Blog da Jandaia, você pode conferir uma série de conteúdos sobre os mais diversos assuntos. Aproveite a leitura!

E não esqueça de passar no site para conferir os nossos produtos.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi – Todos os Direitos Reservados

Feito com 🧡 por Conteúdo Conecta